Home > Destaque > Sherry Stoker é a Pin-Up do Mês do Halloween com ensaio fotográfico inspirado em clássico do horror vintage

Sherry Stoker é a Pin-Up do Mês do Halloween com ensaio fotográfico inspirado em clássico do horror vintage

11 de outubro de 2023, por Mirella Fonzar
Moda

Sherry Stoker é o codinome de Adriana Paulino, a Pin-Up do Mês de Outubro do Universo Retrô. Direto de Curitiba, Paraná, a diva é fã de horror vintage e tatuadora. Premiada por seu trabalho com o estilo Old School, também é mãe de três crianças e acaba de abrir uma hamburgueria em sua cidade.

Num ensaio inspirado na icônica foto vintage “The Bat”, publicada num editorial de moda de uma revista alemã, em 1951, Sherry buscou referências no trabalho do artista e maquiador francês Fernand Aubry, criador da famosa máscara de morcego. As fotos são de Juliana Gouveia.

Confira a seguir nosso bate-papo com essa musa do horror vintage

Universo Retrô – Seu nome de Pin-Up é Sherry Stoker. Conta pra gente um pouco mais sobre a escolha do codinome.

Sherry Stoker – Mesmo após aderir ao estilo, eu demorei alguns anos até pensar em um nome Pin-Up. Sempre fui encantada pela artista burlesca Sherry Britton; me identificava de alguma forma com a aparência dela na época (eu era bem magrinha e tinha o cabelo bem longo) e também gostava da sua trajetória. Daí veio parte da minha inspiração. O Stoker não tem segredo, é isso mesmo. (risos) Sou aficionada por tudo o que envolve vampiros e morcegos, de um modo geral. Então, nada como um dos maiores clássicos, Drácula, para ajudar a representar o que amo. 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Quem te acompanha sabe que você é uma grande fã de horror vintage. Como essa temática entrou na sua vida?  

Sherry Stoker – Desde criança, eu gosto de coisas mais sombrias. Na adolescência, esse lado aflorou mais ainda! Mesmo não sendo gótica, o universo gótico sempre fez parte do meu gosto pessoal. A arquitetura, as músicas, o cinema e principalmente a literatura me agradam demais! Quando conheci o estilo Pin-Up, quis juntar tudo o que gosto e fazer virar uma coisa só. Algo que faz muito sentido pra mim! 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Nos conte sobre suas inspirações e referências para o ensaio de Pin-Up do Mês. 

Sherry Stoker – Como mencionei antes, sou obcecada por morcegos. Quando vi pela primeira vez a foto feita nos anos 1950, com a máscara de morcego, fiquei apaixonada! 

Coloquei na minha cabeça que um dia faria uma reprodução dela. Quando recebi o convite pra ser a pin up do mês de Outubro, vi a  oportunidade! Juntamente com a Ju Gouveia, bolamos uma “historinha” pra encaixar ela. 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Conta mais sobre o acessório de morcego que você usou no ensaio e a escolha dos outros figurinos.

Sherry Stoker – Os figurinos foram pensados para fazer sentido com a proposta, que era quase um:  “se arrume comigo vintage” (risos). Era como se eu estivesse me arrumando para uma festa, começando pela lingerie e finalizando com a reprodução da icônica foto com a máscara de morcego, publicada num editorial de moda de uma revista alemã em 1951. “The Bat” foi uma das máscaras criadas pelo artista e maquiador francês Fernand Aubry.

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Foi você mesma que fez a beleza ou alguém da equipe da Juliana Gouveia?

Sherry Stoker – Eu mesma fiz meu cabelo, minha make, desenhei e costurei os looks, e o vestido foi pensado pra ficar o mais próximo possível da foto original. A Ju Golveia fez a máscara e clicou esse lindo ensaio (além de fotógrafa essa maravilhosa mete a mão na massa demais). 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você é também tatuadora e premiada por seu trabalho em Curitiba. Conta pra gente há quanto tempo atua na área e qual o seu estilo de tatuagem preferido.

Sherry Stoker – Sempre foi um sonho ser tatuadora, mas demorou até eu ter oportunidade e coragem. Meu marido me apoiou e incentivou a começar, e há dois anos eu iniciei e abracei com todas as forças! Eu respiro meu trabalho! Tenho muito carinho e dedicação por  cada tattoo feita, e quando a gente ama o que faz, dá frutos! Por esse motivo, mesmo tendo pouco tempo de estrada, já conquistei alguns prêmios dentro do meu estilo favorito: O Old school. 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Além da tatuagem, você abriu recentemente uma hamburgueria e ainda é mãe de 3 crianças. Como dar conta de tanto e ainda manter o estilo?

Sherry Stoker – Aqui a gente assobia e chupa cana (risos). Eu não dou conta sozinha não, e acho que ninguém deveria dar. Meu marido participa de tudo, divide tudo comigo, e assim conseguimos dar conta juntos! O estilo, eu levo como um tipo de hobbie, sabe? Por que é algo que eu não consigo manter diariamente, por conta da minha rotina corrida, mas que não abro mão pois me faz bem. É uma forma de estar com a autoestima em dia, e acredito que quando a gente está bem com o que vê no espelho, tudo caminha legal também. 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Há quanto tempo curte o estilo Pin-Up? Você sente que a cena vintage mudou muito desde então?

Sherry Stoker – Tive o primeiro contato em 2010/2011, mas foi algo bem singelo. 2013 fiz meu primeiro ensaio profissional mas ainda sem “entender bem”. Em 2016 comecei a participar dos rolês e conhecer melhor a cena, e sim, mudou bastante! Com certeza, a cena está muito mais acolhedora. Tem menos gente pra ser fiscal de estilo. Hoje, não vejo mais ninguém perdendo a “carteirinha” por não ser uma Pin-Up estereotipada. (risos)

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Você já participou de algum concurso de Pin-Up, o que acha dessas competições?

Sherry Stoker – Já sim, de alguns. Acho bacana, pois, assim, conhecemos meninas que têm o mesmo amor em comum. Tenho amizades dos concursos, que levo até hoje. Mas gosto do clima amistoso e nunca de rivalidade, pois é uma forma de fortalecer a cena. Inclusive, vou ser jurada de um concurso super bacana agora em Novembro, organizado pela Ivin e pela Genise (Miss Gennie). Vai acontecer no Curitiba Custom Day e com toda certeza vai ser incrível.

Universo Retrô – Qual dica você daria para quem está começando a curtir o estilo Horror Pin-Up?

Sherry Stoker – Eu amo o horror, mas sou bem “eclética”  dentro do universo vintage. Gosto de estilos como o cheesecake, por exemplo. Entre outros… É contrastante? Sim! Mas acredito que o mais importante sempre, é entender o que você gosta dentro desse universo vintage, se conhecer.  Pesquisa sobre, junta tudo, e assim transforma em algo que faz sentido para você. Podem ser várias referências, mas o importante é você se sentir bem, isso é autenticidade! 

(Foto: Juliana Gouveia)

Universo Retrô – Quais são as suas maiores referências dentro do estilo?

Sherry Stoker – De um modo geral minhas inspirações vintage são Maila Nurmi (atriz conhecida pela personagem Vampira), Bettie Page (a burlesca, rainha das Pin-Ups), Brigitte Bardot (a atriz queridinha dos anos 1960), Sherry Britton (outra artista burlesca) e Maud Wagner (artista circense e tatuadora).

Ficha Técnica

Fotos: Juliana Gouveia
Modelo e Beleza: Sherry Stoker

Deixe um comentário