Home > Destaque > Sol e Solidão em Copacabana aborda questões sociais do Rio de Janeiro do século XX

Sol e Solidão em Copacabana aborda questões sociais do Rio de Janeiro do século XX

13 de novembro de 2023, por Leila Benedetti
Lifestyle
Sol e Solidão em Copacabana

Parte da saga Trilogia do Sol, o terceiro livro Sol e Solidão em Copacabana nos mostra o desfecho da fictícia história de Verônica, uma socialite carioca de entre os anos de 1910 e 1940 que arrasava corações e sempre se metia em triângulos amorosos. Além do enredo principal, a obra também tem como pano de fundo fatos históricos e políticos do Brasil desse período, assim como ocorre nos outros dois livros anteriores.

Neste livro, depois de viver um triângulo amoroso que envolve a própria filha Henriette, Verônica precisa lidar agora com a escolha ambiciosa de João Antunes, que não apenas se sente dividido entre dois amores, como também se vê encantado com a vida luxuosa da sedutora Riete

Sol e Solidão em Copacabana
(Capa de Sol e Solidão em Copacabana, o terceiro livro da saga Trilogia do Sol. | Foto: Divulgação/Amazon)

Quanto aos fatos históricos usados como pano de fundo, o livro aponta a revolução industrial, trabalhista e econômica do Brasil, bem como o agravamento da crise no país e seus desdobramentos políticos após o retorno do governo de Getúlio Vargas, que se suicidou por conta da situação.  

Seu final é surpreendente, e (perdoa o spoiler, mas já dando) traz um peso na consciência de João Antunes. “Até quando, Riete, este país rico conviverá com a imensa desigualdade social, com o sofrimento dos humildes e com a prepotência dos poderosos? Até quando prevalecerá o espírito do relho nas costas dos negros, metáfora do que está introjetado no inconsciente da sociedade brasileira? Daqueles que se julgam brancos e ‘branquinhos de cabelos bons’? Quando essa gente pretensiosa perderá esse ranço e será menos ignorante e mais solidária?”, indaga o personagem em um trecho.

Sol e Solidão em Copacabana, cuja autoria é de Aliel Paione e publicação da editora Pandorga, já está disponível no site da Amazon

Trilogia do Sol

As duas obras anteriores que completam a Trilogia do Sol são Sol e Sonhos em Copacabana e Sol e Sombras. No primeiro livro, ambientado em 1900, vemos o triângulo amoroso entre Verônica, o Senador Mendonça e o jovem diplomata francês Jean-Jacques sob o cabaré Mère Louise (que realmente existiu no Rio de Janeiro e na época situada) como um de seus panos de fundo, enquanto que, no segundo, a chegada do bonito e simplório João Antunes, que chega a formar outro triângulo amoroso com Verônica e sua filha Henriette.

Ambos os livros, também de mesma autoria e disponíveis na Amazon, seguem abordando os fatos históricos de suas respectivas épocas ambientadas, além de refletir sobre conflitos internos e amorosos, assim como sociais.  

Deixe um comentário