Home > Destaque > Chico Buarque completa 80 anos com edição atualizada de livro biográfico

Chico Buarque completa 80 anos com edição atualizada de livro biográfico

4 de setembro de 2024, por Leila Benedetti
Música
Chico Buarque

Foto da capa: Leo Aversa

Em meio às celebrações dos 80 anos de Chico Buarque, completos neste mês de junho, o livro biográfico Para seguir minha jornada: Chico Buarque, escrito por Regina Zappa e publicado originalmente em 2011, ganha uma nova edição. Agora o livro chega todo atualizado, com mais três novos capítulos. 

Além da trajetória já publicada antes, a obra também aborda os últimos 13 anos da vida do músico. Este período foi marcado por novas produções musicais e literárias e eventos como o seu encontro com o Papa e a honraria do Prêmio Camões, em 2018 e 2019 respectivamente. Ainda, a nova edição terá um prefácio escrito por Mônica Salmaso, cantora que acompanhou Chico na turnê Que tal um Samba? feita em 2023. Esta nova edição teve como base uma extensa pesquisa e entrevistas com o próprio músico e sua atual esposa Carol Proner

Para seguir a minha jornada: Chico Buarque
(Capa da nova edição de Para seguir a minha jornada: Chico Buarque. | Foto: Divulgação/Nova Fronteira)

“Dos quatro livros que escrevi sobre Chico, acho que Para seguir minha jornada é o mais completo, porque, além da história dele, esse livro contém muitas informações publicadas na imprensa nos anos 60, 70 e 80, que a tia dele colecionava. Nesta edição também tem detalhes sobre a visita ao Papa, tem a história de como ele escreveu Anos de Chumbo durante a pandemia e como ele estava nesse período. É um livro muito completo e que descreve toda a trajetória dele até este ano de 2024”, conta a autora. 

Para seguir minha jornada: Chico Buarque é um lançamento da Editora Nova Fronteira e está disponível nas principais livrarias do Brasil.  

Chico Buarque

Nascido no Rio de Janeiro em 1944, Chico Buarque de Hollanda começou sua carreira de músico em 1964. Em 1965, participou do I Festival Nacional de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior. Para a ocasião, ele lançou e inscreveu a música Sonho de um Carnaval.

Mas o seu destaque mesmo veio em 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o II Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, com a música A Banda, interpretada por Nara Leão. Sendo um dos ativos mais influentes na luta contra a repressão militar, Chico chegou a se autoexilar na Itália em 1969 e a retomar sua carreira no Brasil apenas nos anos 70, sem perder o sucesso. 

Chico Buarque também desenvolveu uma carreira literária ao longo dos anos, sendo autor de peças teatrais e romances. Algumas obras assinadas por ele são Estorvo (1992), Budapeste (2004) e Leite Derramado (2010).      

Matérias Relacionadas
Marcha contra a Guitarra Elétrica
Marcha contra a Guitarra Elétrica, o protesto da MPB contra as influências gringas
Erasmo Carlos
Erasmo Carlos: do jovem humilde da Tijuca a um dos ícones da Jovem Guarda
Chico Buarque e MPB4
Rádio Batuta lança playlist com músicas raras de Chico Buarque
Dia da Bossa Nova
Dia da Bossa Nova: 8 playlists do Spotify para comemorar o dia 25 de janeiro

Deixe um comentário