Home > Destaque > Diretamente de Goiânia, Dany Ervilha é a Pin-Up do mês de maio do Universo Retrô com ensaio inspirado na cultura custom

Diretamente de Goiânia, Dany Ervilha é a Pin-Up do mês de maio do Universo Retrô com ensaio inspirado na cultura custom

22 de maio de 2025, por Mirella Fonzar
Lifestyle
Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom

A Pin-up do Mês do Universo Retrô chega com um editorial que é a cara de maio, o mês do trabalhador. Diretamente de Goiânia, Dany Ervilha vem mostrar a força e autenticidade da cena vintage do Centro-Oeste brasileiro num ensaio inspirado na cultura custom. Natural de Goiânia, capital de Goiás, ela tem o retrô como estilo de vida: é fã de rockabilly, Pin-Up da vida real e apaixonada por carros antigos. Confira o ensaio completo e conheça mais sobre essa beldade do cerrado, na entrevista a seguir.  

Universo Retrô: Como começou sua paixão pelo estilo Pin-up? 

Dany Ervilha: Quando criança fazia aulas de piano e um dia assisti “A Fera do Rock”, um filme de 1989 que conta a história do compositor, cantor e pianista Jerry Lee Lewis, e fiquei fascinada com as músicas e a estética do filme. Depois, no ano seguinte, foi lançado “Minha Mãe é uma Sereia” e eu pensei: “Quero me vestir assim!”

Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom
Foto: Melks Marks

Universo Retrô: E o que esse universo do rockabilly e da cultura custom representam para você?

Dany Ervilha: Como fiquei apaixonada pelo estilo do Jerry Lee Lewis, fui procurar mais bandas e cantores do estilo. Posso dizer que rockabilly é meu estilo favorito. Não sou eclética, mas gosto muito de punk, o que me levou ao psychobilly. 

Quanto à cultura custom, com os filmes sobre – e/ou de – rockabilly, comecei a perceber os carros que eles usavam, principalmente os hot rods das décadas de 30, 40 e 50 (minhas favoritas), e consequentemente comecei a me sentir atraída por veículos customizados. 

Além disso, na década de 90, Goiânia foi referência na fabricação de motocicletas chopper, o que acabou influenciando minha geração. O universo da cultura custom me encanta bastante em todas as suas vertentes: música, veículos, arte, estética e eventos. Resumindo: é uma cultura na qual posso expressar toda minha personalidade, sem padronizações e modismos impostos pela sociedade. 

Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom
Foto: Melks Marks

Universo Retrô: Você também é mãe. Costuma levar seu filho para os eventos? O que ele acha de tudo isso?

Dany Ervilha: Basicamente se resume em três perguntas:
— Mãe, a senhora já está pronta?
— Eu preciso realmente ir?
— A gente vai nos eventos e a senhora só fica tirando fotos.
— Mãe, vai demorar muito ainda?

Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom
Foto: Melks Marks

Universo Retrô: Como você vê a cena retrô e custom em Goiânia atualmente? Ela tem ganhado força nos últimos anos?

Dany Ervilha: Poucos anos atrás a cena era praticamente inexistente. Devagar, vem conquistando seu espaço na cidade. Se pensarmos bem, há mais ou menos dez anos pouca gente sabia o significado da expressão “pin-up”. Hoje, contamos com vários eventos, alguns até mesmo com frequência mensal — na maioria, ligados ao antigomobilismo e antiguidades — que abriram um espaço importante para os admiradores desse universo retrô.  Quanto à cultura custom, como mencionei antes, é forte desde a década de 1990 e continua em expansão (graças a Deus).

Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom
Foto: Melks Marks

Universo Retrô: Você participa do coletivo Pinup Gyn. Como funciona esse grupo e o que ele representa pra você?

Dany Ervilha: O objetivo principal do grupo é reunir garotas que têm interesses em comum: a troca de experiências, o apoio mútuo — o que nos traz muita diversão e um sentimento de pertencimento.

Universo Retrô: Você também produz ensaios fotográficos com outras pin-ups da região. Como surgiram essas produções e qual o objetivo por trás delas?

Dany Ervilha: Faço ensaio com minhas amigas por diversão. Essas produções surgiram da vontade de difundir nosso estilo de vida.

Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom
Foto: Melks Marks

Universo Retrô: Qual o papel da moda na sua vida enquanto pin-up? O que não pode faltar no seu guarda-roupa?

Dany Ervilha: Nunca me guiei pela moda tradicional ou tendências — inclusive, comparavam minhas roupas ao vestuário de pessoas mais velhas. Meu pai me chamava de Henriqueta Brieba, uma atriz idosa. Quanto ao guarda-roupa, não pode faltar a boa e velha saia godê.

Universo Retrô: Você sente que viver esse estilo fortalece sua autoestima e identidade?

Dany Ervilha: Com toda certeza fortalece a autoestima — um estilo que remete a uma época de muito glamour, elegância e lindos penteados. A partir do momento que você se arruma para uma ocasião, por mais simples que seja, automaticamente se sente mais bonita.

Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom
Foto: Melks Marks

Universo Retrô: Quais são suas maiores referências de estilo ou comportamento dentro da cena vintage?

Dany Ervilha: Minhas referências são alguns perfis que sigo no Instagram, pessoas que vivem de fato uma vida retrô e algumas lojas que inspiram o meu vestuário, como por exemplo: @lost_in_the_1950s, @baitfootwear, @voodoovixenldn, @life_on_mars96,  @farawayberlin, @sra.lulu.cherry, @rockinbettieelv, etc.

Pin-Up Dany Ervilha Goiânia Custom
Foto: Melks Marks

Universo Retrô: Quais são seus próximos projetos ou sonhos dentro do universo retrô?

Dany Ervilha: Sobre projetos a curto prazo: ir a eventos que ainda não conheci (já tenho alguns na mira, rs), conhecer pessoas novas e fortalecer velhas amizades. Sobre sonhos: quem sabe, algum dia, possuir um belíssimo hot rod.

Ficha Técnica:

Fotos: @melksmarks
Cabelo: @glamourpin_up
Maquiagem: @pollyannamakehair

Matérias Relacionadas
coelhinha retrô Pin-Up páscoa
Pin-Up do Mês de Abril se transforma em coelhinha em ensaio especial de Páscoa
Pin-Up Day Brasil
Terceiro Pin-Up Day Brasil celebra a cultura retrô com música, moda e concurso em São Paulo
3º Rock This Town
3º Rock This Town Festival acontece neste mês de setembro em SP
Retrô, Nostálgico e Ultrapassado
Retrô, Nostálgico e Ultrapassado: a diferença entre os perfis e seus exemplos

Deixe um comentário

Rokubet