Home > Destaque > Conheça o hotel no Chile que mantém intacta arquitetura e mobiliário dos anos 50

Conheça o hotel no Chile que mantém intacta arquitetura e mobiliário dos anos 50

20 de outubro de 2015, por Ana Marisa Fonzar
Destinos

Antumalal, na língua indígena mapudungun, significa “Curral do Sol”. Foi esse o nome dado ao hotel em Pucón, nos Andes Chilenos, pelo encantamento que o pôr do sol visto dali proporciona aos seus visitantes. A arquitetura arrojada dos anos 50, com apenas 22 apartamentos, infraestrutura completa e muito estilo, é considerada um complemento da paisagem.

Construído com influência do estilo Bauhaus (escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda alemã da década de 20), o Antumalal tem materiais e linhas singulares que cativam seus hóspedes. Foi edificado sobre um promontório rochoso, com janelas panorâmicas voltadas para o Parque e o Lago Villarrica, e fica a apenas 2 km do centrinho de Pucón e a 780 km de Santiago, capital do Chile.

Hotel Antumalal

Frente do Hotel Antumalal (Foto: Divulgação)

O projeto idealizado pelo casal tcheco Guillermo e Catalina Pollak começou com um salão de chá às margens do lago, cujos doces e petiscos típicos ganharam fama. Em apenas cinco anos, os donos e o arquiteto chileno Jorge Elton transformaram o espaço agreste e inóspito em um edifício magnífico, cercado por cinco hectares de jardins nativos. Dentro dos jardins se escondem três chalés, todos com o mesmo estilo arquitetônico, mas diferentes entre si.

As paredes são revestidas de araucárias chilenas, os móveis de design original mesclam madeiras nativas, ferro, cordas, tapetes e lareiras, onde se respira aconchego, simplicidade e elegância. A piscina aquecida está marcada por painéis de vidro que sobem do chão até o teto, de tal forma que se dividem em duas, uma interna e outra externa.

Hotel Antumalal

Área da Piscina do Antumalal (Foto: Reprodução

Manter a mesma linha enquanto moderniza as instalações é um desafio que o Antumalal abraça com êxito. O recente acréscimo do Spa Antumaco demonstra o esforço em manter a arquitetura original, usando madeira, pedra e cimento para integrar-se perfeitamente ao conjunto. Graças a este compromisso, o hotel continua sendo uma joia arquitetônica e representa um tributo hoteleiro turístico para o Chile e a região de Pucón.

Celebrando os 65 anos em 2015

Antumalal completa 65 anos em 2015 e para comemorar lançou recentemente o pacote especial para a nova estação – Primavera Renovação. Com ele, os hospedes podem celebrar a primavera entre os jardins floridos, bosques, lagos, rios, vulcões, e cachoeiras dos Andes Chilenos. A variedade de passeios é outro atrativo do local.

Hotel Antumalal

Vista do Hotel Antumalal (Foto: Reprodução

Lá é possível viver experiências como subir às crateras dos vulcões Quetrupillán ou Villarrica, fazer um trekking de mais de 1.900 metros no Parque Nacional Huerquehue com vistas 360º da maioria dos vulcões e montanhas da região, desfrutar dos benefícios medicinais de centros termais em poços cobertos ou ao ar livre, aventurar-se em tirolesas ou raftings, praticar pesca esportiva ou cavalgar pela cordilheira.

Desde 1950, o restaurante Parque Antumalal é referência na região, com culinária refinada, que alia tradição a inovação e serviço personalizado. Os pratos são elaborados com produtos frescos da horta do hotel e harmonizados com os melhores vinhos do país.

Restaurante Parque  Antumalal

Restaurante Parque Antumalal (Foto: Divulgação)

O bar Don Guillermo, com sua lareira aberta e menu de coquetéis, também é ideal para passar momentos inesquecíveis. Além de um serviço de alta qualidade no restaurante, os turistas têm a possibilidade de conhecer a culinária indígena do povo Mapuche.

A história do Antumalal

Em 1938 chegou ao Chile o jovem casal tcheco Guillermo e Catalina Pollak, que imediatamente se apaixonou pela beleza de Pucón. Compraram o terreno onde nasceria o Antumalal, que, a princípio era um salão de chá às margens do lago. Catalina e sua mãe Davita, com a ajuda das tradições culinárias de sua distante Praga, encantaram sua crescente clientela.

Guillermo e Catalina Pollak

Casal Guillermo e Catalina Pollak (Foto: Divulgação)

Os turistas chegavam de barco para degustar as cada vez mais famosas tortas e kuchenes. Um dia chegou ao salão de chá o Presidente da República, Gabriel González Videla. Don Guillermo, que sonhava em construir um hotel, se aproximou do Presidente com um pedido de empréstimo para dar início à construção do Antumalal. Foi atendido por Videla. Assim nasceu o Hotel Antumalal.

Conforme os anos foram passando, a reputação do empreendimento cresceu e o converteu em um dos melhores destinos hoteleiros do Chile. Ao longo destes 65 anos, aí se hospedaram importantes personalidades como a Rainha Isabel da Inglaterra, Neil Armstrong, James Stewart, Barry Goldwater e Emma Thompson. Hoje, a tradição familiar e a magia do Antumalal continuam, junto com sua reputação de serviço personalizado, agradando turistas de todo o mundo.

Um dos 22 quartos do Antumalal

Um dos 22 quartos do Antumalal (Foto: Divulgação)

SERVIÇO

Mais informações: www.antumalal.com

Matérias Relacionadas
Casa Vogue
Casa Vogue Experience 2020: um passeio pelos anos 1950 através da arquitetura e do design
Com arquitetura do mediterrâneo dos anos 40, hotel-boutique é inaugurado em Búzios – RJ
Vintage Homes: Pin-Up Marilia Skraba mostra sua casa retrô em nova série do UR
Confira 8 maneiras de decorar a casa no estilo retrô sem cair na mesmice

2 Responses

Deixe um comentário