Muito se sabe que Jeannie é um Gênio e A Feiticeira são duas séries bem similares, com enredos bem parecidos e lançadas na mesma época. Mas há uma diferença sutil entre as duas produções da Screen Gems – o perfil das personagens principais. Enquanto Jeannie é apenas uma gênia jovial que surgiu por acidente na vida do Major Anthony Nelson, Samantha é uma “não tão típica” dona de casa do subúrbio americano e segue aquele padrão “bela, recatada e do lar”.
Claro que essa diferença entre perfis impactou o figurino das personagens, sendo Jeannie com seus looks que encantam qualquer modette e Samantha com um estilo mais voltado para o ladylike. Confira o que a personagem vivida por Elizabeth Montgomery usa e copie ou se inspire nos seus looks (mas só os looks, não tenha um marido que é a cópia ou a inspiração do James Stevens, por favor!).
Os looks de Samantha Stevens
1 – Vestidos
Seus vestidos foram mudando no decorrer das temporadas. Nas duas primeiras, eles seguiam mais o estilo cinquentinha, que ainda estava em voga na época em que a série começou a ir ao ar, por volta de 1964 e 1965, com saias godês abaixo dos joelhos, decotes que não passavam muito do pescoço (mas também não eram turtleneck), cores suaves ou sóbrias e pouca, senão nenhuma, estampa.
A partir da terceira temporada em 1966, quando a série passou a ser gravada em cores e o empoderamento feminino tornou a virar assunto, os vestidos da Samantha ganharam cores mais vibrantes, estampas que alternavam entre os florais e a paisley, recortes um pouco mais justos e saias um pouco mais na altura dos joelhos. Sim, houve uma evolução nos vestidos da personagem, mas ainda sim seguia o padrão “dona de casa”, já que o feminismo ainda não pensava muito nas moças casadas naquela época.
2 – Casacos e luvas
É muito comum ver nas três primeiras temporadas a Samantha usando casaco por cima do vestido, principalmente nos primeiros episódios da série, quando era acompanhado por luvas brancas. Esse tipo de look era usado nas cenas em que a personagem saía para fazer compras ou ia visitar o marido no trabalho. Normalmente este conjunto casaco-vestido eram lisos e com as cores combinando.
3 – Moda gestante
Samantha esteve grávida em duas temporadas distintas da série, na segunda e sexta temporada. Seus outfits usados nessas ocasiões não são muito diferentes do que ela usa em outros momentos, só são mais largos (óbvio!).
4 – Calças
Samantha usava calças com uma certa frequência em todo o seriado. A personagem foi acompanhando as tendências, nas primeiras temporadas ela usava calças justas, do tipo “pescador” acompanhadas de suéteres e camisas para fazer faxina na casa ou passear com a Tabatha no parque, enquanto que nas últimas ela usava calças bocas de sino uma vez ou outra.
5 – Minissaias
Sim, Samantha também chegou a usar minissaias em A Feiticeira, isso foi lá pelas duas últimas temporadas, entre os anos de 1969 e 1970, época da psicodelia e tudo mais o que envolvia a contracultura. Claro que as botas e meias 3/4 também não ficaram de fora, tampouco as blusas de gola turtleneck.
6 – Pijamas
Os pijamas que a Samantha usava nas cenas noturnas são os mais glamourosos da série. São todos camisolas e, em sua maioria, são longas, parecem vestidos de festa. Estas peças não sofreram muitas alterações no decorrer das temporadas, exceto o afinamento da cintura e um pouco mais de decote. É muito comum ver também os peignoirs que acompanhavam as camisolas, todos longos e esvoaçantes. Tanto as camisolas como os hobbies aparecem nas cores brancas ou tons bem claros.
7 – Vestidos de gala
Alguns episódios de A Feiticeira eram focados nos jantares de negócios de James Stevens e seu patrão Larry Tate, seguindo as normas sociais da época, Samantha e Louise Tate acompanham seus maridos nesses eventos. Jantares de negócios são jantares de negócios e sempre foram bem formais, então a personagem usou e abusou dos vestidos de gala dos mais variados modelos e cores, sendo alguns deles acompanhados de echarpes.