Com quatorze indicações ao Oscar e sete estatuetas do Globo de Ouro, La La Land, filme estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling traz para as telonas uma verdadeira homenagem aos grandes musicais da história do cinema. O diretor Damien Chazelle, de Whiplash, proporciona aos amantes do cinema clássico um verdadeiro deleite com cenas inspiradas em nomes como Fred Astaire, Ginger Rogers e Gene Kelly.
Além das cenas inspiradas em musicais icônicos, o filme ainda nos presenteia com pôsteres e citações para cinéfilo nenhum colocar defeito. Como o filme de James Dean que está em cartaz em um cinema da cidade e é ponto de encontro de Mia e Sebastian, protagonistas da história.
Separamos mais algumas referências cinematográficas que inspiraram muitas cenas em La La Land. Veja a seguir:
Duas garotas românticas, 1967 – A cena de abertura, em que todos estão dançando no trânsito foi comparada com a do filme Duas Garotas Românticas de 1967.
Grease, 1978 – É impossível não se lembrar de Grease quando Mia está com as amigas em casa e todas começam a cantar.
Amor, sublime amor, 1961 – A cena em que Mia e suas amigas começam a dançar no quarto e criar vestidos imaginários com as cortinas foi muito compara com a de Amor, sublime amor.
Charity, meu amor, 1969 – Quando as meninas decidem sair, cada uma com um vestido de cor diferente e dançam no meio da rua é bem parecida com a de Charity, meu amor de 1969.
Cantando na chuva, 1952 – É difícil listar todas as referências desse grande clássico musical, a mais icônica, em que Gene Kelly roda em um poste de luz é reproduzida pelo personagem de Ryan Gosling.
Boogie Nights, 1997 – A cena da festa na piscina é inconfundível!
Vamos dançar?, 1937 – Não é só o desafeto que o casal sente no começo que nos faz lembrar Fred Astaire e Ginger Rogers, mas muitos dos passinhos de dança reproduzidos em La La Land já são nossos velhos conhecidos.
A roda da fortuna, 1953 – Esse foi outro filme que inspirou os passos de dança durante a cena icônica em que Mia e Seb estão no entardecer.
Moulin Rouge, 2001 – Seb e Mia dançando com as estrelas de fundo nos lembra outro casal bem famoso dos musicais: Christian e Satine de Moulin Rouge.
Melodia da Broadway, 1940 – Mas tem quem diga que a cena foi mesmo inspirada em Melodia da Broadway de 1940, inclusive, reparem no vestido de Mia!
Cinderela em Paris, 1957 – Os balões coloridos que entregam para Mia durante uma sessão de fotos é propositalmente igual ao que Audrey Hepburn recebe em Cinderela em Paris.
Casablanca, 1942 – Em frente ao café que Mia trabalha está a janela que Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa (Ingrid Bergman) olham em Casablanca. Como em Casablanca, Paris se torna um lugar importantíssimo para a trama.
O bar também é um fator que se repete nas duas tramas, de Casablanca recebe o nome de Rick’s uma abreviação de Richard, em La La Land Sebastian batiza seu bar de Seb’s.
Ficou curioso para ver todas essas referências? Sara Preciado, uma estudante de cinema espanhola criou um vídeo com as cenas desse grande tributo aos musicais clássicos. Dá só uma olhada!