Ninguém, absolutamente ninguém, consegue imaginar o que seria de nós sem os cientistas e profissionais da saúde nesta pandemia. Portanto, a Mattel incluiu as heroínas do combate a COVID-19 em sua linha Barbie Mulheres Inspiradoras, em especial a Dra. Jacqueline Goes.
Baiana, negra, responsável por superar barreiras e agora uma inspiração para gerações futuras, a PHD em Patologia Humana e Experimental pela UFBA se tornou conhecida por liderar uma equipe que sequenciou o genoma do coronavírus em apenas 48 horas no Brasil, tempo recorde se comparado a outros países. Além disso, ela é mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e coordena o projeto CADDE, uma parceria do Brasil com o Reino Unido.
Agora a doutora ganhou uma réplica sua em forma de Barbie pela Mattel, assim como outras cinco profissionais da linha de frente contra o vírus. São elas: a enfermeira americana Amy O’Sullivan, a médica de Las Vegas Audrey Cruz, a física australiana Kirby White, a psiquiatra canadense Chika Stacy Oriuwa e a britânica Sarah Gilbert.
“Enquanto cientista, mulher e negra, ser homenageada pela Barbie e me tornar um modelo para novas gerações é provar que através das oportunidades, o talento e inteligência podem alcançar e até gerar frutos positivos para uma nação. Crianças imaginam que podem ser o que quiserem, mas ver o que podem se tornar, ouvindo as trajetórias de outras pessoas e reconhecendo-se nelas faz toda a diferença”, declara a Dra. Jacqueline.
Barbie Mulheres Inspiradoras
Iniciado em 2015, o projeto da Mattel tem como objetivo homenagear as mulheres que marcaram a nossa história criando versões delas em forma de Barbie. Além disso, esta iniciativa também serviu para quebrar aquela imagem de patricinha nada inclusiva da boneca e ensinar as crianças que elas podem ser o que quiserem, independente da profissão dos sonhos, gênero e características físicas.
Da mesma forma que as heroínas do combate contra o coronavírus, também estão incluídas na homenagem figuras femininas que fizeram a diferença em outros setores. São elas: a modelo americana Ashley Graham, a cosmonauta russa Anna Kikina, a modelo e ativista britância Adwoa Aboah, a chef italiana Rossana Maziale e a surfista Maya Gabeira, que foi a primeira brasileira do projeto. Há também nomes históricos como Frida Kahlo e Ella Fitzgerald.