Se para nós o PIX – novo meio de pagamento eletrônico lançado recentemente no Brasil – é a grande novidade bancária do momento, e fazer transferências bancárias através de um smartphone já faz parte do nosso dia a dia, além das diversas facilidades promovidas pelo cartão de crédito e cartão de débito, saiba que nem sempre foi assim.
As maravilhas tecnológicas de hoje só evoluíram por conta de uma grande avanço: o caixa eletrônico. Lançado no Brasil em 1983, o primeiro caixa eletrônico do País foi instalado pelo Itaú, em Campinas, interior de São Paulo. A novidade ganhou um anúncio de página inteira no Estadão, no dia 14 de abril daquele ano.
Na época, os serviços bancários começaram a ficar mais informatizados e a novidade, de 2 metros quadrados, permitia fazer saques, depósitos e consultar saldo sem precisar acessar um guichê do banco e fazer atendimento pessoal com um funcionário.
Início do Caixa Eletrônico no Brasil, em 1983
Em reportagem de Alberto Gaspar, publicada no Jornal Hoje da Rede Globo, na época, apresentado pelo jornalista Wellington de Oliveira, a novidade é anunciada como o “futuro” e a sensação de já estar no século XXI, em que a máquina conversa com as pessoas. Era a Alexia tomando forma!
Além da máquina, é apresentando também o novo sistema de pagamento com cartão magnético que evitava usar cheque ou dinheiro vivo para fazer pagamento. Era a facilidade entrando na vida das pessoas.
O questionamento sobre o computador estar tirando o emprego do homem também foi uma pauta da reportagem. Renato Roberto Cuoco, na época Diretor de Processamento de Dados do Itaú, foi brando em sua resposta para evitar o pensamento sobre a perda do trabalho humano. O profissional afirma que a inserção da máquina é gradual, sem eliminar totalmente a utilização do elemento humano.