Foto: Izan Petterle
Cuiabá agora tem um sebo ambulante. Fundado pelo casal Thiago Sinohara e Marília Bonna, o sebo fica instalado em um Fusca 1969 vermelho e vende livros, discos de vinil, fitas cassete e obras de arte a baixíssimo custo.
Há três meses na ativa, o sebo chamado Rua Antiga, mas apelidado pelo público de Fusca Sebo, circula pela cidade sem intenção comercial. Seu único objetivo é incentivar a população a implantar a arte e a cultura em seu cotidiano.
Segundo o casal, a ideia era abrir um atelier com as obras de Thiago dentro de um ônibus. Depois resolveram montar o sebo, só que em uma van, mas como eles tinham apenas um Fusca, decidiram instalar o pequeno comércio no veículo.
Os primeiros itens vendidos faziam parte da coleção particular do casal, que já estavam procurando um meio de se desfazer de alguns de seus livros e discos. Hoje, além de seus itens próprios, o casal conta com aproximadamente 100 discos, 40 fitas cassetes e 100 livros trocados e doados postos à venda.
O que era para ser algo descontraído, apenas para conhecer pessoas e conversar sobre livros e música, o negócio se tornou um grande sucesso. Inclusive, o casal fechou um acordo com a Carlini e Caniato Editorial recentemente e, agora, marcam presença em mostras e feiras culturais da cidade. Fora esses eventos, o Fusca Sebo não tem um local e horário fixos, mas é comum encontrar o simpático besourinho vermelho em museus, praças e próximo à UFMT.