Home > Destaque > 85 anos de João Gilberto; veja quais são as músicas mais tocadas do artista

85 anos de João Gilberto; veja quais são as músicas mais tocadas do artista

13 de junho de 2016, por Jane Galaxie
Música
João Gilberto

O compositor, cantor e violonista João Gilberto, considerado um dos pioneiros da bossa nova, completou 85 anos no dia 10 de junho. Para comemorar a data, o Ecad preparou um levantamento inédito sobre sua obra musical, que abrange 469 fonogramas cadastrados no banco de dados da instituição. Entre janeiro de 2011 e abril de 2016, a maior parte dos rendimentos de direitos autorais pela execução pública de músicas que o artista recebeu veio do segmento de Rádio (39,82%), seguido de TV Aberta e TV Fechada.

No ranking das canções interpretadas por João Gilberto mais tocadas entre 2011 e 2015 (nos segmentos Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Sonorização Ambiental e Rádio) aparecem, respectivamente, “Wave” (Antônio Carlos Jobim), “Chega de saudade” (Antônio Carlos Jobim/Vinicius de Moraes), “Desafinado” (Antônio Carlos Jobim/Newton Mendonça), “Falsa Baiana” (Geraldo Pereira) e “Bim Bom” (João Gilberto).

Segundo o Ecad, no top 5 dos autores mais gravados por João Gilberto aparecem, nesta ordem, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Ary Barroso e Carlos Lyra. Já entre as músicas de autoria de seus colegas que o cantor mais gravou até hoje, aparece, em primeiro lugar, “Corcovado” (Antônio Carlos Jobim), seguida de outros sucessos como “Chega de saudade” (Antônio Carlos Jobim/Vinicius de Moraes), “Desafinado” (Antônio Carlos Jobim/Newton Mendonça), “Doralice” (Dorival Caymmi/Antônio Almeida) e “Morena boca de ouro” (Ary Barroso).

“Chega de Saudade”, um hit eterno
No ano de 1959, João Gilberto lançou seu primeiro álbum, o “Chega de Saudade”. A faixa-título de seu LP, composta pela dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes, teve grande sucesso no Brasil e foi responsável por lançar a carreira do cantor, que ficou conhecido como um dos maiores e mais importantes ícones do novo movimento musical que surgia no país, a bossa nova. Segundo levantamento inédito feito pelo Ecad, a canção ‘Chega de Saudade’ teve até hoje, no total, 347 gravações, realizadas por diferentes artistas. No total, 230 intérpretes gravaram a obra. No top 5 dos cantores que mais gravaram a canção, aparecem Jobim, João Gilberto, Roberto Menescal, Magro e Aquiles.

Matérias Relacionadas
Marcha contra a Guitarra Elétrica
Marcha contra a Guitarra Elétrica, o protesto da MPB contra as influências gringas
Gal Costa
Gal Costa: relembre a trajetória de uma das consagradas da Tropicália e MPB
Da Fossa à Bossa
Da Fossa à Bossa: romance sobre empoderamento nos leva de volta aos anos 50
Semana de 22
Semana de 22: 100 anos de revolução cultural no Brasil

Deixe um comentário