CCXP chegou ao seu 6º ano consecutivo em 2019. O evento que acontece desde 2014, pela primeira vez teve todos os ingressos foram vendidos. A feira aconteceu entre os dias 5 e 8 de dezembro, algumas pessoas tiveram acesso ao Spoiler Night para poder ver todas as surpresas em primeira mão.
Desde a edição de 2018, a Comic Com Experience é a maior em termos de público. Ao todo 262 mil pessoas estiveram na convenção no último ano. Agora os números foram ainda maiores, 280 mil aficionados por cultura pop foram até o São Paulo Expo, superando a San Diego Comic Com (SDCC), que acontece desde os anos 70 nos EUA.
QUINTA-FEIRA: PRIMEIRO DIA
A quinta-feira (5), começa com um painel especial para relembrar e comemorar os 25 anos de Castelo Rá-Tim-Bum, o fenômeno que marcou a infância das crianças brasileiras nos anos 90. Marcelo Forlani conversou com Cao Hamburger, roteirista e criador do programa, que revelou várias curiosidades, como o fato de que emissoras internacionais tentaram comprar os direitos dos programas, por exemplo.
O tema desta edição da CCXP foi os 80 anos do Batman. Foram dois painéis dedicados ao homem morcego, o primeiro, na própria quinta-feira (5), foi uma celebração que teve início com uma apresentação da Leela, banda oficial do festival, que tocou os temas do personagem ao logo das décadas, enquanto todas as fazes do herói apareciam no telão. Os quadrinistas Neal Adams, Rafael Grampá, Mikel Janin e Frank Quintely discutiram as várias fases do Cavaleiro das Trevas, de Gothan, ao longo de quase um século de história.
A Arlequina surgiu na série animada do Batman em 1992, criada por Paul Dini e Bruce Timm. Dois anos depois ela teve sua origem desvendada em Louco Amor (Mad Love). Desde então participou de jogos, desenhos, e se tornou uma personagem muito querida do público, tanto que apesar de Esquadrão Suicida (2016) não ter agradado a audiência, como esperado pela Warner, Margot Robbie encantou a todos na pele da Dra Harleen Quinzel e ganhou seu próprio filme Aves de Rapina, que será lançado no próximo ano.
A influenciadora Marimoon foi a moderadora do painel com o elenco formado por Margot Robbie (Arlequina), Mary Elizabeth Winstead (Caçadora), Jurnee Smollet-Bell (Canário Negro), Ella Jay Basco (Cassandra Cain), Rosie Perez (Renee Montoya) e a diretora Cathy Yan, para falar sobre as expectavas para o filme, que estreia dia 6 de fevereiro.
SEXTA-FEIRA: SEGUNDO DIA
O segundo dia, sexta-feira (6), começou com a exibição de Playmobil – O Filme, baseado na linha de brinquedos criada pelo alemão Hans Beck nos anos 70. Logo em seguida, o diretor Lino DiSalvo subiu ao palco para mostrar o processo de criação da animação, que misturou animação com live action e abriu para a que plateia fizessem perguntas.
A Globoplay apresentou suas produções originais Eu, A Vô e a Boi, baseado em uma thread no Twitter que viralizou em 2017, chamando atenção da emissora. Desalma, série de terror e Onde Está Meu Coração, que vai falar sobre dependência química, também foram apresentadas. Fábio Assunção emocionou os presentes ao falar sobre sua experiencia pessoal com o tema.
O stand do serviço de streaming contou com várias ativações, inclusive uma tirolesa, o figurino e a TARDIS, nave de Doctor, personagem de Doctor Who, série que está disponível na plataforma.
A Mauricio de Souza Produções (MSP) trouxe novidades que estão sendo preparadas para 2020. As graphic novels Cascão, Penadinho 2, Jeremias 2 e Astronautas 5. O primeiro acabou de ganhar o prêmio Jabuti, e vai ganhar uma série live action. O filme Turma da Monica: Laços também terá um continuação, que começa a ser gravado em janeiro e chega aos cinemas no final de ano.
O último painel do dia ficou por conta da Amazon Prime, que trouxe os elencos de The Expanse. Destaque para a série Star Trek: Picard, que trouxe de volta o capitão Jean Luc Picard, que comandava a Entreprise em Star Trek: New Generation (1987-1994). Sir Patrick Stewart, intérprete do personagem, mandou uma mensagem de vídeo, para compensar o fato de não poder estar presente no evento.
SÁBADO: TERCEIRO DIA
Chegamos ao terceiro dia, sábado (7), e a Disney dominou o Auditório Cinemark. Primeiro com uma exibição do filme Frozen II, continuação do fenômeno de 2013. Os responsáveis Chris Buck e Peter Del Vecho, subiram ao palco para contar histórias de bastidores e dividir sobre como chegaram ao resultado final que o público tinha acabado de ver.
A Pixar também teve seu momento! Em 2020, vamos poder acompanhar as aventuras de Baley Lightfoot (Chris Prett) e Tom Holland (Ian Lightfoot) em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, que vai misturar magia com aventura, e é claro, emoção! O diretor Dan Scalon (Universidade Monstros) falou sobre as expectativas para o filme que estreia dia 5 de março aqui no Brasil.
Teve também a participação da Fox, que agora também faz parte da Disney. Os diretores Nick Bruno e Troy Quane trouxeram informações sobre Um Espião Animal, animação do Blue Sky Studios, responsáveis por A Era do Gelo. O filme estreia dia 23 de janeiro de 2020.
Ryan Reynolds (Deadpool), Joe Kerry (Stranger Things) e o diretor Shawn Levy vieram promover Free Guy – Assumindo o Controle. Na trama, Guy (Reynolds) descobre viver dentro de um jogo de vídeo game O filme estreia dia 9 de julho de 2020.
Kevin Feige, produtor e presidente da Marvel Studios, marcou presença na CCXP 2019. Ele trouxe o teaser exclusivo de Eternos, chamado de “o épico bíblico” da Marvel, com um elenco estrelado e diverso e que chega dia 5 de novembro. Os presentes no auditório Cinemark também puderam ver cenas de Viúva Negra, estrelado por Scarlett Johansson, que chega as telonas em 30 de abril de 2020.
Se algo está sendo esperado nesse final de ano é o final da história da família Skywalker. Star Wars cativa o público desde 1977, quando Uma Nova Esperança, primeiro filme da ópera espacial foi lançado. Mais de 40 anos de história e base de fãs apaixonada, vamos finalmente saber o desfecho desta saga e o que o futuro vai nos trazer.
A Ascenção Skywalker chega aos cinemas dia 19 de dezembro e a CCXP trouxe a produtora dos filmes e presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, o diretor J.J. Abrams, John Boyega (Finn), Oscar Isaac (Poe Dameron), Daisy Ridley (Rey), para falar sobre as expectativas para esse episódio final.
DOMINGO: ÚLTIMO DIA
O último dia da CCXP, domingo (8), começou com o segundo painel dedicado ao Batman, os quadrinistas Frank Miller e Rafael Grampá, falaram sobre a HQ Dark Knight Returns: The Golden Child, parceria após uma conversa durante a CCXP de 2015. Ao lado dos produtores Justin Townsend e Silenn Thomas, contaram várias curiosidades do enredo e discutiram o processo criativo.
A Netflix começou seu painel com uma surpresa! Henry Cavill veio falar sobre o bruxo Geralt de Rivia, seu personagem em The Witcher, seriado de fantasia medieval baseada na série de livros do polonês Andrzej Sapkowsky. A criadora Lauren Schimidt Hissirich compartilhou sua experiencia com o texto, sua maneira de contar histórias e sua visão dos personagens.
La Casa de Papel é um fenômeno aqui no Brasil! Sabendo disso, Pedro Alonso (Berlin), que fala português, Alba Flores (Nairóbi), Esther Acebo (Estocomo), Darko Peric (Helsinki) e Rodrigo de La Serna (Palerno) vieram ao Brasil falar sobre o que podemos esperar na 3ª parte da temporada.
A Netflix fez questão de apresentá-los em grande estilo! As luzes do auditório Cinemark piscaram e várias pessoas com macacões vermelho e máscaras do Salvador Dali, ao som de Bella Ciao, cantado pelo público, que pode ver uma cena inédita e um teaser que revela a data de estreia dos novos episódios, 3 de abril.
Para finalizar o painel da Netflix, Ryan Reynolds voltou ao palco para falar sobre Esquadrão 6, junto aos colegas de elenco Adria Arjona, Mélanie Laurent, Corey Hawkins e Manuel Garcia-Rulfo. O público pode ver uma cena completa do filme dirigido por Michael Bay.
A Warner foi responsável pelo último painel do dia. A primeira parte, apresentada por Marcos Mion, mostrou tudo o que podemos esperar do estúdio em 2020. Scooby! O Filme, teve direito a participação do dublador Alexandre Drummond, que trouxe um recadinho do avô Orlando Drummond, que dublou Scooby por mais de 35 anos.
Logo depois nós vimos teaser de Tom & Jerry, Space Jam 2, DC Super Pets, o diretor Matt Reeves, que está trabalhando em The Batman, mandou um recado para os fãs brasileiros dizendo que vem para a edição de 2020 da CCXP. Também rolou recado do diretor James Gunn e da atriz Alice Braga, que estão trabalhando em Esquadrão Suicida 2.
Sobre Invocação do Mal: A Ordem do Demônio, o filme que chega dia 10 de setembro de 2020, o público pode ver uma cena exclusiva, que foi apresentada por Patrick Wilson (Ed Warren) e Vera Farmiga (Lorraine Warren). Até a Broadway esteve presente na tela do auditório Cinemark apresentando Em um Bairro de Nova York, baseado no musical criado por Lin-Manuel Miranda, que chega aos cinemas brasileiros dia 20 de agosto.
GRAN FINALE
O dia foi finalizado com chave de ouro, pulseiras foram distribuídas para todas os presentes no auditório, juntos com um poster de Mulher Maravilha 1984. Érico Borgo, do Omelete, avisou ao público que seriam parte do show, e que o painel seria transmitido via Twitter para o resto do mundo.
Quando todos já estavam devidamente preparados, Aline Diniz, também do Omelete, chamou a diretora Patty Jenkins ao palco, para falar de detalhes do filme, mas faltava alguém. Após vários cosplayers de Mulher Maravilha entrarem em cena preparando o caminho para a pessoa que todos estava ali para ver, as luzes se apagaram, as pulseiras acenderam e Gal Gadot foi recebida aos gritos!
Ela falou sobre seu relacionamento com os colegas de elenco, e apresentou o trailer de Mulher Maravilha 1984, que foi exibido pela primeira vez.
A CCXP 2019 chegou ao fim de sua 6 ª edição mostrando mais uma vez que existem vários jeitos de ser nerd, seja pelos quadrinhos, séries e filmes, e todos eles foram contemplados aqui, 2020 vai trazer muita novidade para que é fã de cultura pop.