Na última semana, em solenidade virtual, a cidade de São Paulo comemorou pela primeira vez o “Dia Internacional do Rockabilly” e o “Elvis Day”, celebração que até, então, acontecia apenas na cidade de Memphis – Tennessee, nos Estados Unidos. A iniciativa do evento partiu da Vereadora Edir Sales (PSD), autora da Lei que inclui as celebrações no calendário oficial de eventos da capital paulista.
A data que homenageia a cena rockabilly e o músico Elvis Presley será celebrada na cidade anualmente em 16 de agosto, dia que o cantor americano faleceu em 1977. Assim, todos anos, serão programados eventos para homenagear o lendário músico, a importância deste subgênero do rock ‘n roll e todo um estilo de vida inspirado nas décadas de 1950 e 1960, que veio a surgir posteriormente.
O projeto de lei Nº 17.168, de Edir Sales, entrou em vigor em 2 de setembro de 2019 e foi sugerido por Peter Presley. Dançarino e amante do rockabilly desde 1985, ele foi um dos responsáveis por ajudar a alavancar o início da cena rocker paulistana, juntamente com o músico Eddy Teddy (Coke Luxe) e o promotor de eventos Eric Von Zipper (Rock ‘n Roll Clube do Brasil), na década de 1980.
“Comemorar o ‘Elvis Day’ em conjunto com o ‘Dia do Rockabilly’ é reconhecer o empenho e a dedicação de milhares de fãs que se esforçam para manter vivo todo um legado deixado pelo nosso querido Rei do Rock. É dever da nossa cidade contribuir com essa cultura que influencia a música internacional até os dias de hoje!”, acredita a Vereadora Edir Salles.
“É por conta do trabalho de pessoas como Peter Presley, Erick Lunghini e Gláucia Ribeiro, entre tantos artistas covers, que reproduzem com maestria a música, o estilo e até mesmo os exemplos de solidariedade de Elvis Presley, que podemos dizer que o nosso ídolo não morrerá jamais”, ressalta a autora do projeto de lei.
Comemorações virtuais para “Elvis Day” e “Dia do Rockabilly”
Infelizmente por conta da pandemia da Covid-19, as homenagens tiveram de ser feitas apenas online. No último dia 13 de agosto, aconteceu uma solenidade online ao vivo, liderada pela Vereadora Edir Salles, através da plataforma Zoom. Na ocasião, foram apresentados os homenageados e contada um pouco da história da cena rocker paulistana que já carrega mais de 30 anos de história.
Para a celebração, foram eleitas algumas figuras que fizeram ou fazem a diferença na propagação do rockabilly na cidade de São Paulo. Entre os escolhidos, estão músicos de renome, DJs, covers de Elvis e promotores de eventos. Para a nossa surpresa, o Universo Retrô também foi homenageado através da editora que vos fala – Mirella Fonzar, jornalista e responsável pela divulgação e promoção de eventos deste estilo desde 2010.
Durante o evento, houve também uma homenagem ao finado músico Eddy Teddy – um dos principais precursores do rockabilly no Brasil, responsável pelos eventos iniciais do estilo e vocalista da primeira banda brasileira do gênero, o Coke Luxe. Num compilado que foi divulgado ao vivo durante a solenidade, cada músico homenageado foi convidado a gravar uma parte do hit “Roque, o Azarado”, inclusive Luiz Teddy, filho de Eddy.
O evento virtual também contou com uma homenagem aos diversos covers de Elvis Presley da cidade de São Paulo e à Gang Elvis, um dos primeiros fã clubes do rei no Brasil e um dos mais respeitados mundialmente, liderado por Walteir Terciani.
O músico de rock ‘n roll brasileiro Tony Campello, sucesso nos anos 1950 e 1960, também foi homenageado e, inclusive, deixou seu depoimento registrado durante o evento. Ele é considerado uma das primeiras referências de rock ‘n roll nacional ao lado de sua irmã Celly Campello (1942-2003), antes mesmo do boom da Jovem Guarda.
Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto. Estava mos precisando de um evento como esse