Clarice Lispector teria completado 100 anos neste último dia 10 e, a Turma da Mônica comemora a data em grande estilo. Como parte do projeto Donas da Rua da História, a homenagem acontece na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo.
A primeira edição online do evento, ocorrido por conta da pandemia, tem como tema Conectando Pessoas com Livros e, assim como nas edições presenciais, é dividida em “salas”, que também podem ser chamadas de “conexões”. Além de Clarice Lispector, outros nomes femininos da literatura brasileira são homenageadas na Conexão Turma da Mônica, como Ruth Guimarães, Cecília Meireles, entre outras.
O projeto foi criado em 2006 pela Maurício de Sousa Produções em parceria com a ONU e tem como objetivo ensinar meninas e mulheres que elas podem ser o que quiserem, inclusive marcar a história. Para isso, a empresa de HQs expõe ilustrações com as personagens femininas da turminha caracterizadas como mulheres importantes na literatura, artes, ciências e esportes.
A homenagem para Clarice Lispector da Turma da Mônica se estende até o dia 12, data em que se encerra a edição da Bienal Virtual.
Clarice Lispector
Nascida na Ucrânia em 1920, mas erradicada no Brasil, Clarice Lispector, além de escritora, foi uma jornalista. Com obras muito conhecidas em seu currículo, como A Hora da Estrela e Perto do Coração Selvagem, ela é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX.
A escritora também foi uma das figuras mais influentes do movimento modernista, virando inspiração para vários escritores modernos e até mesmo os atuais. Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro em 1977, um dia antes de completar 57 anos, vítima de um câncer de ovário.
Serviço
Donas da Rua da História na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo
Local: https://www.bienalvirtualsp.org.br (Conexão Turma da Mônica)
Data: até 12 de dezembro