A Jaguar Land Rover Classic, que cuida da manutenção dos carros clássicos da marca, anunciou que o veículo Jaguar XKSS, de 1957, voltará ao mercado. Ao todo serão fabricados nove exemplares sem nenhuma mudança ou atualização no design original, que terão como destino um grupo seleto de clientes e colecionadores.
Na época, foram produzidos apenas 16 exemplares do modelo para serem exportados para os Estados Unidos. Mas nove deles, praticamente prontos, foram destruídos após um incêndio ocorrido na fábrica localizada na Inglaterra.
Agora, estes serão substituídos por exemplares fabricados manualmente como antigamente, mas desta vez nas oficinas da Jaguar na cidade de Warwick, no Reino Unido. As entregas estão previstas para o início de 2017, custando 1 milhão de libras (cerca de R$ 6 milhões) cada exemplar.
O carro
O Jaguar XKSS é o primeiro superesportivo do mundo por ser uma versão para a estrada do carro de corrida Jaguar D-Type, de 1956. Equipado com câmbio manual de 4 velocidades e capaz de alcançar até 230 km/h, o modelo se tornou bem conhecido por causa do famoso ator norte americano entre as décadas de 1950 e 1980 Steve McQueen, que tinha um desses (e de todos os seus carros, era o seu favorito) e o usava para “brincar de gato e rato” com a polícia em suas horas vagas.