Home > Destaque > Clube da Esquina: Big Band do Conservatório de Tatuí homenageia álbum

Clube da Esquina: Big Band do Conservatório de Tatuí homenageia álbum

24 de maio de 2022, por Leila Benedetti
Música
Clube da Esquina

O disco que deu início ao movimento sucessor da Tropicália, Clube da Esquina, completa exatas cinco décadas neste ano de 2022. Para celebrar, a Big Band do Conservatório de Tatuí preparou um show com suas faixas. Fora as músicas lançadas do álbum, a banda também incluirá no repertório Mistérios, de Joyce Moreno e lançada em Clube da Esquina II, de 1978. 

Este evento é parte da temporada de apresentações dos Grupos Artísticos de 2022, que inclui dezenas de shows de outras formações artísticas do conservatório, como a Banda Sinfônica, Camerata de Violões, Cia. de Teatro entre outras. O especial da Big Band que homenageia o Clube da Esquina está agendado para este dia 25 às 20h no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo e com ingressos disponíveis via online ou pessoalmente na bilheteria do teatro.

Big Band do Conservatório de Tatuí
(Big Band do Conservatório de Tatuí. | Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí)

Clube da Esquina

O ano era 1972 e a Tropicália já estava decaindo por conta do exílio dos artistas adeptos, causado pela Ditadura Militar. Mantendo a MPB viva (além de dar uma cara nova à ela), os amigos Milton Nascimento, já reconhecido no meio musical, e o então novato Lô Borges decidiram reunir mais alguns músicos nacionais para lançar um álbum. 

Esses artistas eram todos mineiros e, apesar do talento, eram pouco conhecidos, de classe média baixa e sem acesso aos pomposos clubes de Belo Horizonte. Suas condições os levavam a se reunirem na rua, especificamente na esquina da Paraisópolis com a Divinópolis, no bairro de Santa Tereza. Este grupo já era auto batizado como Clube da Esquina e era algo informal, seus membros só tocavam suas músicas por diversão. 

O que ninguém imaginava era que o disco fizesse sucesso e transformasse aquele grupo em um movimento vanguardista, no mesmo patamar que o seu antecessor. A mistura de elementos nas músicas, que ía de ritmos brasileiros até o rock psicodélico, e a icônica capa que ilustrava Cacau e Tonho, dois meninos, um branco e um negro, sentados em uma estradinha de terra, ascendeu nomes como Beto Guedes, Tavito, Toninho Horta, entre outros. 

Mais tarde, em 1978, os mesmos músicos lançaram uma “parte dois” do álbum, o Clube da Esquina ll, que fez tanto sucesso quanto. O álbum de 1972 permanece icônico até hoje, sendo eleito recentemente um dos melhores discos brasileiros da história pela Rolling Stone, Rádio Eldorado FM e o podcast Discoteca Básica. 

Serviço

Big Band do Conservatório de Tatuí toca Clube da Esquina

Data: 25 de maio de 2022 às 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 425, Centro, Tatuí/SP
Entrada Gratuita e Classificação Livre

Matérias Relacionadas
A Arca de Noé
A Arca de Noé: icônica obra infantil de Toquinho e Vinicius é revivida no teatro
20 Anos de Orquestra Ouro Preto
20 anos de Orquestra Ouro Preto é comemorado com concerto especial
14 BIS
14 BIS lança álbum Acústico Ao Vivo com música inédita como faixa bônus
Foto Ilustrada
JazzB comemora 6 anos de vida com programação especial

Deixe um comentário