Às vezes, a melhor maneira de entender a cultura americana é vê-la retratada através das lentes de um lugar e pessoas completamente diferentes. Para Levi’s® Vintage Clothing Primavera/Verão 2018, essa lente é o filme jamaicano Rockers, de 1978, e os estilos coloridos dancehall e reggae inspirados nos roqueiros jamaicanos daquela época.
Durante a década de 50, os jamaicanos viajaram para os EUA para comprar discos de Rhythm and Blues e, durante esse período, vivenciaram parte da última moda nos Estados Unidos. Quando os anos 60 deram lugar aos 70, e com a música ska e rocksteady se transformando em dancehall e reggae, surgiu um estilo distinto jamaicano de roupas que misturava workwear, sportswear e peças customizadas. O resultado é uma mistura colorida de jeans e Truckers, knit tees e camisetas dos anos 60, calças Sta-Prest, malhas estampadas e jaquetas casuais.
Junto com o Rockers, a temporada Primavera/Verão 2018 também foi inspirada pela viagem à Jamaica do designer-chefe de Levi’s Vintage Clothing, Paul O’Neill, e pelos personagens coloridos que ele conheceu durante suas viagens – alguns dos quais até apareceram no filme original.
A coleção resultante é o que O’Neill chama de “uma mistura de roupas americanas clássicas com roupas masculinas dos velhos tempos da Jamaica”. Isso inclui jeans regulares, camisetas e Jaquetas Trucker, além de camisas de malha dos anos 60, camisas de manga curta estampadas, calças STA-pressed, saias jeans e até mesmo uma flare estilo anos 70 (que, ao contrário das calças “boca de sino” da era hippie, abrem a partir da coxa ao invés do joelho).
Um destaque especial nesta coleção é o corduroy, usado em uma calça skinny Sta-prest, um jeans de 14 linhas, um jeans de 4 linhas extra grosso e uma jaqueta Trucker com patchwork de 11 cores diferentes. Por falar em cores, a paleta desta temporada usa fortemente os tons terrosos dos anos 60 e 70, com ferrugem, ouro e verde escuro destacando-se ao lado dos clássicos tons índigo e azul-escuro. Assim como o reggae, Levi’s® Vintage Clothing Primavera/Verão 2018 é uma mistura clássica do estilo americano, dos anos 60 e 70 e do estilo descontraído da ilha.