Pela primeira vez, o projeto fotográfico Classic Me Up, que tem como o pilar central a fotografia vintage, valores acessíveis e o incentivo à autoprodução, investe em um evento destinado à moda e beleza retrô. O Workshop Beleza Vintage + Mini Ensaio Fotográfico Pin-Up acontece no dia 7 de maio, domingo, das 9h às 13h, num espaço localizado na Oscar Freire, em São Paulo capital.
Com apoio do Universo Retrô, da marca Lovely Vintage e do canal Amamos Vintage, o curso ministrado pela Beauty Artist especialista em vintage, Silvia Brito, convida as participantes a treinarem técnicas recém aprendidas de maquiagem e penteados retrô em si mesmas, após baterem um papo sobre estilo Pin-Up com Sandra Cristina (Lady Orchid Royale), produtora e idealizadora do projeto, e Mirella Fonzar (Miss De-Lovely), jornalista e editora do Universo Retrô.
Ao final do workshop, a fotógrafa do projeto, Silvana Nascimento, registrará o resultado das produções por meio de mini ensaios fotográficos individuais. Enquanto isso, rola café da manhã, sorteios de brindes e bazar de acessórios e roupas retrô com a Lovely Vintage e brechó do Universo Retrô. Com 4 horas de duração, a programação é exclusiva para inscritas, mediante pagamento de taxa de R$ 200. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas via whatsapp: 11 99559-3051.
Os ensaios fotográficos retrô do Classic Me Up
Diferente de outros projetos que oferecem ensaios coletivos com apenas um fotógrafo e com toda produção incluída, a proposta de Sandra Cristina com o Classic Me Up é proporcionar a experiência de cada modelo ser fotografada por 6 diferentes fotógrafos e, por consequência, cada fotógrafo clicar 6 modelos. São cerca de 35 minutos de cada e, no fim, cada garota recebe 6 fotos de cada profissional, podendo comprar mais imagens, caso deseje.
O próximo encontro nestes moldes acontecerá também no mês de maio, domingo, dia 21, a bordo de um veleiro na represa de Guarapiranga, em São Paulo capital, com o custo de R$ 150. Neste e em outros encontros as modelos têm a liberdade em contratar serviços profissionais ou cuidar da própria produção, podendo haver troca rápida de roupa ou não ao longo do dia, o que faz com que a personalidade e as características individuais possam ser ressaltadas.
Além de oferecer a oportunidade para novas Pin-Ups desenvolverem suas habilidades de posar e produzir ensaios temáticos, o projeto reúne também modelos que querem atualizar seus portfólios e fotógrafos em busca de novas experiências e networking.
“No final, todos saem ganhando. É uma experiência bastante enriquecedora e baseada no coletivismo e na amizade”, acredita Sandra, que já produziu em casarões icônicos na capital paulista, bares, boliche retrô, trem e até em um sítio na Grande São Paulo com a participação de uma cobra e um cavalo.
Para as Pin-Ups que ainda não têm tanta experiência, Sandra se propõe a ajudá-las nas poses durante o ensaio, dá dicas de produção antes do dia combinado e tenta sempre trazer marcas que apoiem seus eventos com o empréstimo de figurinos, como o caso da All Right Mama, que participou da saída fotográfica no boliche, de Bruna Pepper, que participou no encontro de carros antigos, e da Lovely Vintage Store, em um sítio em Arujá.
No entanto, apesar de todo o suporte, a ideia do projeto é incentivar a auto-produção. “Toda Pin-Up deveria aprender a fazer sua própria maquiagem e cabelo. Assim como faziam nas décadas de 1940/50, poder fazer sua própria produção é libertador, garante autonomia para a mulher, não apenas para os ensaios, mas para sua vida diária!”, acredita Sandra.
“Quem ama o universo vintage sabe como é bom estar com o olho gatinho certinho e o cabelo impecável, mas melhor ainda se for feito por você mesma. E isso só é possível com treino! É ótimo se transformar em uma Pin-Up por um dia, para um ensaio fotográfico, mas, para quem é adepta a esse lifestyle poder cuidar de sua própria produção em qualquer ocasião, é algo realmente transformador”, completa.