Home > Destaque > Here Comes The Sun: Pin-Up do Mês de Julho com Miss De-Lovely homenageia o Sol

Here Comes The Sun: Pin-Up do Mês de Julho com Miss De-Lovely homenageia o Sol

7 de julho de 2022, por Mirella Fonzar
Lifestyle
Pin-Up Sol Miss Delovely

Para celebrar o aniversário do Universo Retrô, anualmente, nós, editoras, protagonizamos o Pin-Up do Mês, com produções fotográficas especiais e significativas. Em 2021, abrimos as portas das nossas casas retrô para fotos mais intimistas, um reflexo ainda da pandemia da Covid, que nos manteve por dois anos em isolamento social. Então, para comemorar os 7 anos do portal e a retomada gradual das atividades por conta do avanço da vacinação, resolvemos – finalmente – sair de casa e olhar para cima em busca de inspiração. 

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Abrindo os trabalhos com o Sol como tema central do Pin-Up do Mês de Julho, apresentamos eu – Miss De-Lovely numa produção lúdica, vibrante e quente, que representa nosso olhar sobre essa nova perspectiva de “(re)nascer do sol”, uma alusão a essa nova vida pós-pandemia – e, no meu caso, após também um puerpério insano (para quem não sabe, encarei uma gravidez gemelar durante a pandemia e me tornei mãe de 3 meninos neste período; Theo e Ravi de 1 ano e meio e Martin de 4 anos). 

Com o título “Here Comes The Sun” (Aqui vem o sol), o ensaio faz referência à música homônima dos Beatles, composta por George Harrison e, coincidentemente, gravada em 7 de julho de 1969 – há exatos 53 anos da data deste editorial. Parte do clássico álbum Abbey Road, a canção ajuda a ilustrar a ideia de que depois de uma longa temporada – escura, fria e solitária -, o sol volta a brilhar em nossas vidas e, cheios de esperança, podemos compartilhar sorrisos novamente.   

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Com cliques e edição da fotógrafa Tainá Lossehelin, parceira de longa data do Universo Retrô, e produção de Daise Alves, editora do portal, contamos com o apoio do The Pin-Up Project na cenografia, construída em home studio, e da Lovely Vintage, em parceria com a My Vintage Home, para a confecção dos acessórios de cabeça. 

Here Comes The Sun: Composição do Ensaio

Halo Crowns

Tendência de moda retrô, as Halo Crowns douradas construídas por Vani Anjos (My Vintage Home | Lovely Vintage) foram peças chave na composição do figurino deste ensaio. Com as pontas que remetem aos raios de sol de um espelho Sunburst, os itens contam ainda com flores na mesma tonalidade, acessório que não pode faltar no universo das Pin-Ups modernas. Ambas as tiaras entrarão em breve no catálogo da Lovely e poderão ser adquiridas sob encomenda. 

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Figurino

Para o figurino foram utilizadas três composições de looks, que representam os diversos ciclos do sol. O primeiro com conjunto de camisola e penhoar vintage dourado do acervo de Tainá Lossehelin, com a coroa Sunshine e acessórios dourados, traz um sol mais tímido; o segundo com um tecido dourado cobrindo o corpo, com a tiara Sunburst e acessórios em pérola, uma versão mais ousada do astro; e, para fechar, o terceiro conta com top de paetês dourado e tiara Sunburst, representando o sol no auge do seu brilho. 

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Cenário

Para a composição do cenário, utilizamos tecido vermelho de veludo, para dar um ar teatral que nos remete à ideia da cortina de um espetáculo, com um fundo fotográfico ocre, manipulado na pós edição e que ganhou uma textura de natureza quase que desértica. Ou seja, um verdadeiro espetáculo da natureza, onde o Sol é o ponto central de iluminação e calor da foto. 

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Processo criativo do ensaio

Confesso que, falando assim (com tanto orgulho do resultado), pode até parecer que a idealização deste ensaio foi simples, mas, talvez, essa tenha sido uma das produções mais desafiadoras para a equipe do Universo Retrô em 7 anos, especialmente pra mim. Muito provavelmente essa dificuldade inicial em transmitir essa energia solar se dê exatamente por que ainda estamos num processo de reencontros e descobertas da nossa luz interior.

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Foram dois anos sem enxergar muita luz no fim do túnel, deixando nossos sonhos e projetos de lado, sem prazo concreto para retomada da vida normal. E, no meu caso, com o início da maternidade tripla somada ao isolamento social forçado, confesso que muitas vezes achei que não daria conta de voltar a mim. E, convenhamos que não é exclusividade minha, mas a vida como conhecíamos antes já não existe mais. Independente da realidade de cada um, a pandemia modificou profundamente todos nós. 

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Tivemos que realmente nos reinventar e buscar no mais íntimo dos nossos seres uma reconexão com o que somos e com o nosso real propósito de vida. E não está sendo diferente com o Universo Retrô. Em 7 anos de portal, a gente mudou muito, mas esses 2 anos de pandemia parece que foram cruciais para que entendêssemos melhor o nosso lugar no mundo. Estamos numa fase de recomeços e este editorial reflete exatamente este momento.

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Mas, como uma das únicas certezas de futuro que temos é que, independente dos obstáculos ao longo do caminho, o Sol sempre vai nascer na manhã seguinte e nos garantir uma nova oportunidade de brilhar. E é isso que gostaria de transmitir com este editorial; uma mensagem de esperança e de fé numa época em que, assim como eu, sei que muita gente se sente perdida e em busca de reconexão consigo mesmo.  

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

O Sol é geralmente associado ao misticismo e ao autoconhecimento, por ser um astro que clareia, ilumina e irradia. E por que não colocar a cara no Sol para buscar a energia necessária para iniciar esse reencontro com o mundo e com si próprio? Somos seres adaptáveis e o recomeço é uma das nossas maiores virtudes. Então, cada amanhecer significa uma nova oportunidade em nossas vidas.

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Parafraseando os Beatles, foi realmente uma espécie de “inverno longo, frio e solitário” para mim (e pra quem mais se identificar), mas me recuso a acreditar que minha estrela tenha se apagado com tudo isso. Sigo confiando que, a cada nascer do Sol, ganhamos uma nova chance de nos reinventarmos. E, no meu caso, tenho me reinventado diariamente; agora, como mãe de 3, comunicóloga, empreendedora insistente e apaixonada pelo universo retrô. Sinto que se eu não cavar o meu lugar ao Sol, ninguém fará isso por mim.

“Little darling
It’s been a long cold lonely winter
Little darling
It feels like years since it’s been here

Here comes the Sun, doo-doo-doo-doo
Here comes the Sun and I say
It’s all right

Little darling
The smiles returning to the faces
Little darling
It seems like years since it’s been here

Here comes the Sun
Here comes the Sun and I say
It’s all right”

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Sol: Fonte de vida e símbolo espiritual

A luz do Sol permite que enxerguemos o mundo com mais clareza. Ele contribui para o desenvolvimento da vida; é através dele que as sementes brotam, e as plantas, os animais e os seres humanos obtêm energia para viver. Considerada o coração da nossa galáxia, essa rocha incandescente mantém a temperatura do planeta Terra habitável – mesmo quando nós humanos insistimos em desregular tudo.

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Por conta dessa força vital e poder cósmico, o nosso Astro-Rei sempre acompanhou a trajetória humana ao longo da história, tanto como fonte de vida, quanto como símbolo espiritual. Ele está presente em muitas crenças, rituais e mitos desde a antiguidade. A analogia entre o ciclo do sol (nascer e se pôr) e o ciclo da vida (nascimento, morte e ressurreição) aparecem em muitas culturas e religiões e relaciona o elemento com equilíbrio, força e realização.  

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

No cristianismo, o Sol está relacionado a Jesus e é associado à energia, cura, força, vida, espiritualidade e renascimento. No hinduísmo, o deus Suria é simbolizado pelo Sol, assim como Guaraci na cultura indígena brasileira e as deusas Amaterasu, no folclore japonês, e Sunna, na Mitologia Nórdica.

Os gregos da antiguidade, assim como os romanos, tinham o elemento representado pelo deus Hélio, enquanto o antigo Egito cultuava Rá. Ainda na mitologia grega, a deusa Eos era representada como o amanhecer, enquanto para os romanos era chamada de Aurora. O Sol possuía também uma posição central nas crenças Asteca, Inca e Maia. 

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

O Sol como referência das artes

O Sol também serviu de inspiração para muitos artistas criarem suas obras. Seja na música, com canções dos mais variados estilos sobre o tema; na moda, inspirando tecidos, roupas e acessórios que remetem às suas cores e formas; na decoração com objetos, como o clássico espelho Sunburst; ou na arte, onde muitos artistas famosos foram buscar inspiração – é o caso de Van Gogh, Tarsila do Amaral, entre tantos outros pintores, fotógrafos, ilustradores, etc. 

Na arte Pin-Up não encontramos ainda uma representação literal do Sol. Talvez pelo fato do astro ser muitas vezes associado no misticismo como um elemento que carrega características e energia puramente masculina, é pouco comum que mulheres sejam representadas como o Sol em ilustrações ou fotografias retrô. Ao contrário da Lua, que geralmente é associada ao feminino e, inclusive, já recebeu muitas homenagens lindas ao longo da história. Motivo esse, na minha opinião, completamente equivocado, já que, assim como o Sol, quem gera e nutre a vida é a fêmea, não é? Então, chega de dar ouvidos a quem insiste em tirar o protagonismo das mulheres e nos reduzir a seres passivos e dependentes. A gente é SOL!

Pin-Up Sol Miss Delovely
Foto: Tainá Lossehelin

Playlist Here Comes The Sun by Universo Retrô

Aproveitamos o tema para criar uma playlist especial deste editorial com músicas que têm inspiração no Sol. Confira a seguir a seleção do Universo Retrô no Spotify. Do jazz ao blues, do rock ‘n roll ao soul, o Sol é para todos! Dá o Play!

Ficha Técnica

Foto: Tainá Lossehelin
Modelo: Mirella Fonzar
Produção: Daise Alves | Universo Retrô
Apoio: Lovely Vintage Store | The Pin-Up Project

Matérias Relacionadas
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Pin-Up Professora Miss Cherry Page
Pin-Up do Mês de janeiro traz ensaio inspirado em sua profissão como professora de história
Pinup Jungle Wild
Wild Woman: Passado primitivo é inspiração para o Pin-up do Mês de julho
Pin-Up do Mês de Maio traz ensaio fitness em homenagem ao mês das mães

Deixe um comentário