Home > Destaque > Pin-Up do Mês de Maio traz ensaio fitness em homenagem ao mês das mães

Pin-Up do Mês de Maio traz ensaio fitness em homenagem ao mês das mães

13 de maio de 2023, por Mirella Fonzar
Moda

O Pin-Up do Mês de maio chegou ao Universo Retrô com uma homenagem especial às mães. A estrela deste ano é Camila Lacerda, baterista da banda Time Bomb Girls, frequentadora da cena “a-billy” há cerca de 15 anos e mamãe da bebê Alice de apenas 2 meses. Camila – ou Pitty, como também é conhecida – é educadora física e bailarina, motivo principal para a escolha do tema deste editorial. 

Num ensaio produzido pelo Universo Retrô em parceria com a fotógrafa Tainá Lossehelin, trouxemos a temática “vintage fitness” para as fotos de Camila. Nos looks, apostamos em três diferentes moods que remetem ao seu trabalho como personal trainer e professora de educação física. Entre levantamentos de peso, posições de alongamento e coreografias, confira a entrevista e o ensaio completo de Camila Lacerda e sua filha Alice para o Pin-Up do Mês das Mães. 

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Esse é seu primeiro dia das mães como mãe da Alice e seu ensaio para o Pin-Up do Mês, inclusive, contou com a presença dela. Como foi a experiência de fotografar com uma bebezinha de 2 meses, em pleno puerpério?

Camila Lacerda – No início do dia das fotos, eu realmente achei que não daria conta, Alice começou chorando em plena produção e só queria mamar, sem contar a fase sensível que ficamos nesse pós parto onde achava que tudo daria errado, mas como uma mãe persistente e com a rede de apoio e paciência das próprias meninas do Universo Retrô conseguimos alcançar o objetivo com sucesso, e ainda terminei o dia mais satisfeita e grata do que imaginei.

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Em falar nisso, Alice aparece mamando em vários momentos do ensaio. Amamentação é algo que você considera importante na primeira infância da sua filha? Como está sendo a experiência e o que pode falar para as futuras mamães?

Camila Lacerda – Sabemos que a amamentação é fundamental, principalmente nos primeiros meses de vida, tanto no aspecto de saúde quanto na criação do vínculo mãe e filho(a). No início, é algo desafiador onde nós duas estamos aprendendo e nos conhecendo, mas sempre desejei muito poder realizar a amamentação exclusiva no leite materno. E no final, eu descobri que tenho uma “bezerrinha” em casa. (risos) Amo muito!

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Nas suas fotos foram escolhidos três looks e três moods diferentes, sendo uma referência mais 50’s (e irreal) onde as mulheres treinavam de salto alto. Outra referência com um toque maior de “realidade”, de tênis, com direito a contorcionismo, e outra com collant de balé e sapatilha, apresentando o seu lado bailarina também. Dá pra escolher uma preferida?

Camila Lacerda – Os 3 looks foram incríveis e amei cada um do jeitinho que ficou; o de salto alto trouxe algo que obviamente nunca vivenciei e o de ballet remeteu ao meu passado, mas se tivesse que escolher somente um seria então o de tênis, acho que ficou mais a minha cara e super estiloso.

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – As fotos homenageiam o Dia das Mães, mas também fazem referência à sua profissão, que é educadora física. Como foi misturar dois universos tão distintos?

Camila Lacerda – Eu sempre falo que existem duas Camilas, durante a semana a professora compenetrada e de fim de semana aquela que ama sair de rolê, tocar e curtir um som, porém adoro quando consigo fazer um encontro entre esses dois lados. O ensaio nessa temática era um sonho antigo já, quando misturo esses dois universos parece que me sinto completa.

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Pois é, pelo o que podemos perceber, misturar esses universos é algo que você gosta. Como por exemplo quando levou sua banda Time Bomb Girls para uma aula especial com seus alunos da academia onde trabalhava. Dá pra treinar ao som de rock ‘n roll? 

Camila Lacerda – Treinar ao som do rock ‘n roll é a melhor coisa que tem! (risos). Já virou uma marca registrada em minhas aulas. Ano passado consegui também levar a banda na escola da prefeitura de São Paulo onde dou aula. Foi uma satisfação imensa levar aos alunos uma cultura tão pouco acessada por eles e um show tão exclusivo; a empolgação deles me deixou realizada.

Universo Retrô – Você treinou durante a gravidez? Já voltou a treinar? Como está a rotina de academia agora com a Alice?

Camila Lacerda – Treinei durante a gestação inteira, até 1 dia antes da Alice nascer, pois é algo saudável e super recomendado e que ajuda muito. Como tive parto normal fui liberada pra treinar 1 mês depois, mas a rotina está bem apertada por enquanto, vou na academia do prédio quando o Fernando (meu marido) ou minha mãe conseguem ficar por 1 horinha com ela, não é sempre, mas já ajuda.. em breve estarei com tudo! (risos).

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Além de educadora física, você é baterista da Time Bomb Girls e já integrou bandas como Roberto Terremoto e os Abalos Sísmicos e Voodoo Brothers. Conta pra gente quando começou a tocar. 

Camila Lacerda – Comecei a tocar com 17 anos em uma banda de MPB formada pelos próprios alunos da escola de música, depois fiquei alguns anos parada e então no meio de uma festa rockabilly vazou a informação de que eu já havia tocado bateria e precisavam de uma. Aceitei esse desafio e ainda aprendi a tocar de pé, como era feito na época. Hoje não me vejo tocando algo muito diferente do rock ‘n roll e nem gosto mais de ficar sentada na bateria! (risos).

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Você já se apresentou em vários eventos e festivais da cena retrô, como o Psycho Carnival e Rodeo Motorcycle. Como caiu no universo do rockabilly, psychobilly e punk rock? Há quanto tempo você frequenta a cena rocker? 

Camila Lacerda – Frequento a cena Rocker desde 2008. Eu já gostava desde a adolescência mas não conhecia muito bem a cultura. Comecei curtindo o punk rock e, através de amigos, comecei a ir em roles rockabilly e psychobilly, esse último, inclusive, se tornou meu estilo favorito.

Universo Retrô – Como bailarina, você acha que dançar jive – popularmente conhecido como “rockabilly” – foi uma das coisas que te atraiu para essa cena? Como aprendeu a dançar este estilo?

Camila Lacerda – Não foi a única coisa, mas com certeza influenciou demais. Eu amo dançar e dançava o “rockabilly” a noite toda. No início, cheguei a fazer um módulo de um curso de dança em uma casa retrô, mas aí percebi que não queria ficar presa nos passinhos, então foi no próprio rolê e com os amigos que aprendi de verdade.

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Você participou de um dos primeiros concursos de Pin-Ups do Brasil, o Hot Style, em 2011. Como foi a experiência? 

Camila Lacerda – Sim, participei! Confesso que não foi uma boa experiência pra mim (risos). A gente tinha que ficar tirando foto o rolê inteiro e eu queria mesmo ficar dançando. Sem contar que, por conta disso, minha maquiagem ia escorrendo, o cabelo desarrumando, enquanto deveria ficar tudo intacto, né? (risos) Eu percebi também que havia ali todo um favoritismo, até mesmo na forma de chamar as candidatas no palco. Eu não conhecia ainda tanta gente, fiquei me sentindo meio mal e foi minha primeira e única experiência em concursos.

Universo Retrô – Você sente que a cena das Pin-ups mudou muito desde então? Qual a principal mudança ao seu ver da última década para cá?

Camila Lacerda – Mudou sim, as mulheres estão muito mais empoderadas e confiantes, o conhecimento da cultura também está mais profundo e percebo que tem um leque maior de estilos e diversidade entre elas, o que considero excelente, por outro lado também vejo em algumas Pin-Ups uma cobrança maior delas consigo mesmas de tentar estar cada vez mais “perfeitas”.

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Só para descontrair… Você diz que não se considera uma Pin-Up, mas curte a música do passado, está presente nos eventos de rockabilly e psychobilly, flerta bastante com o estilo retrô e já participou de vários ensaios fotográficos Pin-Up ao longo desses anos. Será que não está na hora de se assumir como uma? (risos).

Camila Lacerda – Não… sou “junkie” demais! Prefiro ainda o rótulo de “rocker” (risos). Não sei se traumatizei, mas eu realmente não me vejo mais em um concurso, por exemplo. Me considero profundamente inserida na cena só que mais na vertente musical e até por meio do estilo mesmo. Apesar de que agora que sou uma Pin-Up do Mês, quem sabe isso mude, né? (risos).

Universo Retrô – Brincadeiras à parte, podemos esperar mais ensaios fotográficos seus? O que tem achado da experiência, já que fez recentemente um ensaio gestante e agora este? 

Camila Lacerda –  Não é que esse negócio de ensaio fotográfico é super legal? Eu sempre gostei de tirar fotos, mas nunca tive muita paciência e nem experiência para fazer caras e bocas, porém esses últimos ensaios que fiz com a Tainá em parceria com vocês me fizeram tão bem. Em momentos tão importantes da minha vida, como a gestação e o puerpério, quando a gente se sente vulnerável, vocês fizeram eu me sentir tão linda e com certeza quero me sentir assim muito mais vezes, inclusive, obrigada por apostarem em mim. :)

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – E as Time Bomb Girls, tem previsão de retorno aos palcos?

Camila Lacerda – Sobre a banda, pretendo voltar o quanto antes, tocar me faz muito bem e tô sentindo muita falta, só vou esperar a rotina se estabelecer melhor e a Alice se acostumar mais com esse mundão. Não consigo prever uma data, mas podem esperar que logo menos estarei de volta aos palcos e conto com a presença da galera nesse retorno.

mamãe pinup fitness
Foto: Tainá Lossehelin | Universo Retrô

Universo Retrô – Você já colocou músicas que você curte para a Alice ouvir? E nas roupinhas dela, tem alguma referência ao seu estilo já?

Camila Lacerda – Eu praticamente só coloco músicas que gosto pra ela escutar, teve até um dia que eu fiz ela dormir cantando uma música da Time Bomb Girls. Em relação às roupinhas, ela ganhou algumas peças que eu achava até que eram pra mim (risos), inclusive, entre elas uma jaqueta de couro maravilhosa que estou doida pra ela estrear.

Universo Retrô – Você formou uma família por meio da cena, pois conheceu o seu marido através do rockabilly/psychobilly, inclusive, já tiveram banda juntos. O que acha da possibilidade da Alice crescer no meio também?

Camila Lacerda – Do que depender de mim ela estará inserida no meio desde cedo, assim que possível já quero levá-la pro primeiro rolê e seu primeiro show. Isso fora da barriga, né? Porque dentro ela presenciou eu tocando até os 9 meses de gestação! :) 

Ficha técnica:
Modelo: Camila Lacerda
Bebê: Alice
Fotografia: Tainá Lossehelin
Beleza: Mirella Fonzar
Produção: Daise Alves

Matérias Relacionadas
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Pin-Up Professora Miss Cherry Page
Pin-Up do Mês de janeiro traz ensaio inspirado em sua profissão como professora de história
Pinup Jungle Wild
Wild Woman: Passado primitivo é inspiração para o Pin-up do Mês de julho
ensaio pinup sr lulu cherry
Sra. Lulu Cherry é a Pin-Up do Mês de Abril do Universo Retrô

Deixe um comentário