O famoso podcaster Guga Mafra lançou bem no Dia Mundial do Rock o livro Como Ser Um Rockstar. A obra já era conhecida e fazia um tremendo sucesso no formato audiobook, e agora chega impresso nas principais livrarias.
Embora o título soe como um manual ou um inusitado livro de auto-ajuda, o livro conta a história fictícia de um adolescente tímido e desajeitado que vive os problemas típicos desta faixa etária, como conflitos na escola envolvendo os colegas valentões, professores malígnos e a temida Educação Física, além de crises econômicas e amores platônicos. Mas ela também apresenta o lado bom da adolescência, como as músicas, shows, pequenas vitórias, inspirações e amizades profundas.
Ainda, o enredo mostra a tentativa do personagem de enfrentar suas dificuldades montando uma banda de rock. Além da adolescência, o gênero musical também é outro tema principal do livro e, portanto, o autor escolheu o cenário mais apropriado para abordar sobre – Brasília nos anos 90, o primeiro lugar em que o rock nacional se consagrou depois de sua revolução.
“Uma banda de rock nunca é só sobre o sucesso – é também sobre se expressar, encontrar o seu lugar no mundo e encontrar quem se identifica com você. Uma banda de garagem é como um canal do YouTube ou um podcast hoje em dia”, conta Guga.
Aliás, a década também é bem ressaltada no livro, envolvendo as dificuldades com a internet discada e situações inspiradas nas sitcoms How I Met Your Mother e Anos Incríveis, além da juventude do próprio autor. Como Ser Um Rockstar, de Guga Mafra, promete ser um mergulho pela nostalgia e pelo rock nacional.