Home > Destaque > Confira 3 modelos de botas femininas retrô para usar nesse inverno

Confira 3 modelos de botas femininas retrô para usar nesse inverno

24 de junho de 2021, por Daise Alves
Moda
Bota Caramelo Sapato Retrô

As são conhecidas por serem um calçado que protege não só o pé, mas também o tornozelo e muitas vezes, até mesmo a perna. E, em alguns casos, pode chegar até o joelho e coxa. Mas, independente da altura do cano da bota, a verdade é que esse se tornou um item essencial no inverno brasileiro, não só pelo poder de proteção ao frio, mas também por dar um peso fashion ao estilo.

Se você curte moda retrô, com certeza adora um modelo de bota que possa dar um toque nostálgico ao seu estilo. Seja um oxford, que dá um ar europeu, ou uma over the knee, que remete aos anos 60, o importante é encontrar o modelo que mais combine com você e te proteja do frio. 

Para te inspirar, separamos 3 modelos de botas femininas retrô para você usar nesse inverno.

Se inspire em 3 modelos de botas femininas

Bota Oxford

O modelo de calçado Oxford nasceu como um elemento masculino, no Reino Unido. E só a partir do século XIX começou a ser usado também por mulheres. Entre os anos 40 e 50, o modelo, também conhecido como saddle shoes, era usado com meias brancas em um estilo mais casual. Um dos modelos mais conhecidos na moda vintage é o bicolor, mas o mesmo pode ser encontrado em diversas cores.

O modelo que nasceu como sapato, ganhou versões e agora também pode ser encontrado como bota, geralmente com o cano curto. E também pode ser encontrado nas variações com salto e sem salto.

Mulheres usando Oxford nos anos 40 | Foto: Reprodução
(Mulheres usando Oxford nos anos 40 | Foto: Reprodução)

Bota Over The Knee

As botas over the knee ou cuissardes (cuisse, em francês, significa acima do joelho) era um modelo usado  para equitação no século XV. Com o tempo, também passou a ser usada como armadura e já foi até uniforme de cavalaria, pois protegiam as pernas dos homens durante as lutas.

Mas, o modelo entrou na era fashion mesmo na década de 1960. Quando estilistas como Balenciaga e Yves Saint Laurent, inseriram o modelo da bota em seus desfiles. Artistas como Brigitte Bardot e Jane Birkin também foram celebridades que ajudaram a emplacar esse modelo de bota na moda, virando febre e peça ícone da década.

Brigitte Bardot e Jane Birkin com botas femininas Over The Knee
(Brigitte Bardot e Jane Birkin com botas Over The Knee |Foto: Reprodução)

Coturno

Os coturnos (combat boots ou botas de combate) são originalmente um tipo de calçado militar, que proporciona maior aderência, proteção e impacto em situações de risco, e por isso, precisavam ser resistentes e ter muita durabilidade. 

Nos anos 70, com a era punk, o coturno foi agregado à tribo e se tornou um símbolo do estilo, com sua estética mais bruta e violenta. Se você gosta de um visual retrô mais pesado, inspirado na estética punk dos anos 70 e 80, o coturno é ideal para complementar o estilo.

Coturno usado na estética punk
(Coturno usado na estética punk)

Onde comprar botas femininas

Se você está a procura de botas femininas retrô para esse inverno, a Sapato Retrô, marca com fábrica sediada em Franca, interior de São Paulo, e loja online que atende todo o Brasil, possui modelos de botas de cano curto e oxford, nas cores preto, marrom, caramelo e bordô, feitas em couro legítimo. 

Modelos de botas da Sapato Retrô
(Modelos de botas Oxford e cano curto da Sapato Retrô | Foto Divulgação)

SERVIÇO

Site: www.sapatoretro.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/sapatoretro/

Matérias Relacionadas
Sapato Retrô
5 calçados da Sapato Retrô para você adquirir nessa Black Friday
Coleção Rainhas da Sapato Retrô
Sapato Retrô lança coleção inspirada nas rainhas mais famosas da história
Manolo Blahnik
Manolo Blahnik, o designer de sapatos mais influente do mundo
Sapato Retrô Milão
Revivendo os anos 70: Marca de calçados Sapato Retrô cria editorial inspirado nos anos 70

Deixe um comentário