Quem tem um queda pela sétima arte sabe muito bem que aqui no Brasil temos uma indústria cinematográfica bastante forte e que rende, todos os anos, excelentes produções. Mas apesar de nem sempre receber o devido reconhecimento fora do país, o cinema brasileiro encontra muita força nos festivais daqui, que há décadas premiam as melhores produções e atores, incentivando a cultura local. A verdade é que não existe história do cinema no Brasil sem falar dos festivais! Por isso, separamos alguns dos maiores eventos realizados no país e contamos um pouquinho da história de cada um. Confira!
1 – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Primeiro evento do gênero realizado no Brasil, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro teve início em 1965, no Distrito Federal, com o nome de Semana do Cinema Brasileiro. Uma curiosidade é que o festival não pôde ser realizado nos anos de 1973, 1974 e 1975, auge da Ditadura Militar no país, por conta da forte censura ao cinema na época. O grande premiado na edição de estreia foi “A Hora e a Vez” de Augusto Matraga, que entrou atualmente para o ranking dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
2 – Festival do Cinema de Gramado
Outra premiação tradicional é o Festival do Cinema de Gramado, realizado desde 1973 na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Ganhou visibilidade justamente com o cancelamento do Festival de Brasília naquele mesmo ano, contornando a censura e firmando-se com um dos polos da indústria cinematográfica brasileira. O festival premia produções brasileiras e ibero-americanas, aos quais entrega o troféu Kikito, um verdadeiro símbolo do evento. As quatro décadas de história do evento estão expostas no Museu do Festival de Gramado, no Palácio dos Festivais, local onde a premiação ocorre anualmente.
3 – Festival Internacional do Rio
Criado a partir da união de dois renomados festivais cariocas (o Rio Cine e a Mostra Banco Nacional do Cinema), o Festival Internacional do Rio é realizado desde 1999 com uma maratona de 12 dias de exibições de filmes inéditos, brasileiros e estrangeiros, em pontos turísticos do Rio. O primeiro filme a receber o Redentor, troféu do evento, foi o longa “Seja o Que Deus Quiser!” (2002), de Murilo Salles.
4 – Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Em 1977, o crítico de cinema Leon Cakoff organizou uma mostra de cinema em homenagem ao aniversário de 30 anos do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Foi aí que nasceu a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, festival que exibe produções brasileiras e estrangeiras e realiza premiações a partir do voto do público. Em seus 40 anos de história, a mostra já recebeu cineastas renomados, como Pedro Almodóvar e Quentin Tarantino, e até hoje espalha cultura pelas salas de cinema de São Paulo, com uma intensa programação.
5 – É Tudo Verdade
Festivais para apreciar a sétima arte não faltam, como você percebeu, mas no Brasil também há um evento dedicado a um segmento específico: os documentários. O Festival Internacional de Documentário É Tudo Verdade, criado em 1996, foi o primeiro evento do gênero a ser realizado na América do Sul. Ele ocorre anualmente de forma simultânea em São Paulo e no Rio de Janeiro, exibindo lançamentos e clássicos não-ficcionais, tanto nacionais quanto internacionais, além de premiar o que chamam de “cineastas do real”.
Esses são alguns festivais que contam um pouquinho da história do cinema brasileiro. Gostou da lista? Se você também é um amante da produção nacional, deixe um comentário contando de quais festivais você já participou e qual o seu preferido!