Aproveitando o clima caipira das festas julinas, o aniversário de 1 ano do site e o tema da nova coleção decorativa em parceria com a ilustradora Aline Lacroc – “Pinup Cowgirl”, o Universo Retrô promove a primeira edição da Honky Tonk Party, no dia 30 de julho, no Rockerama Club, em São Paulo. O nome vem de encontro à temática do evento, que promete uma festa country retrô inspirada nas antigas casas noturnas americanas.
O termo “Honky Tonk”, que surgiu no final do século 19, mas foi se popularizar no começo do século 20, por volta da década de 1920, se refere a um tipo específico de bar com música country ao vivo, shows burlescos e cerveja barata, geralmente frequentado pelas classes trabalhadoras da época, nas cidades do sul dos Estados Unidos, em estados como Tennessee, Texas e Oklahoma.
Muitos dos artistas que inspiram as atrações da Honky Tonk Party (The Hicks, Ton White e Rooster of The Rising Sun) iniciaram suas carreiras nesses bares. É o caso de lendas como Patsy Cline e Ernest Tubb, que também não irão faltar na discotecagem em vinil do DJ Wagnão, durante a festa de 1 ano do Universo Retrô. Além disso, vale ressaltar que o termo “Honky Tonk” também pode se referir a um estilo musical dentro do country.
A Honky Tonk Music foi basicamente o que ritmo que inspirou o Boogie-Woogie, entre os anos 20 e 50. Com forte destaque para o piano, o estilo prezava mais pelo ritmo do que qualquer outra coisa, já que geralmente era tocado em instrumentos desgastados, velhos e até faltando alguma parte. Fats Domino e o sucesso “Blueberry Hill” representam bem essa transição. Hoje, no entanto, os instrumentos predominantes são o violino e a guitarra havaiana.
Nos anos 50, esse tipo de música entrou em sua era de ouro, porém, com o nome de Hillbilly Music dado pela indústria fonográfica. Além dos instrumentos citados acima, a voz rouca e anasalada se tornaram características marcantes de muitos cantores, como é o caso de Floyd Tillman e Hank Williams. Nas letras das canções, temas como a vida do trabalhador americano, suas dores de amor, problemas com alcoolismo, e por aí vai.
Muitos são os artistas que falam sobre essa atmosfera dos Honky Tonks em suas músicas. Abaixo, você confere músicas que tem esse tipo de bar e estilo musical, que inspirou o nome da festa do Universo Retrô, como tema central.
Johnny Cash – Honkytonk Girl
Hank Williams – Honky Tonk Blues
Johnny Horton – Honky Tonk Man
Kitty Wells – It Wasn’t God Who Made Honky Tonk Angels
Patsy Cline – Honky Tonk Merry Go Round
Ernest Tubb – “Honky Tonk Heart”
Loretta Lynn – Honky Tonk Girl
Waylon Jennings – Honkey Tonk Heros
Rolling Stones – Honky Tonk Women
Red Lights Gang – Honky Tonk Devil Girl
Se animou para reviver a magia dos Honky Tonks? Confirme presença na Honky Tonk Party!
Local: Rockerama Club – Rua Rui Barbosa, 401, Bela Vista – São Paulo (SP)
Atrações: The Hicks, Ton White, Rooster of The Rising Sun, Aurora D’Vine e DJ Wagnão.
Couvert Artístico: R$ 20
Data: Sábado, 30 de julho de 2016
Horário: À partir das 21h
Muito descuido pelo tema, mal pesquisado e há redundâncias no texto. Os honky tonks só podiam ser americanos, prezada autora!
Olá, caro anônimo, tudo bem? Não vejo como redundância dizer que eram americanos, já que nem todo mundo conhece a história americana em si. Porém, fique a vontade em pontuar onde mais achou que há redundâncias no tema e erros de pesquisa. Abraços,
“Os honky tonks só podiam ser americanos”. Não é de hoje que há um certo ataque aos atores do Universo Retro, há pessoas no meio que se dizem “Os entendidos”, “Os donos” que procuram sempre denegrir a imagem do site de alguma maneira, principalmente, se o site falar algo sobre o conteúdo Country. O mais fantástico de tudo isso, é que buscam a denegrir anonimamente e pior, mandando fofoquinhas por caixa de mensagem no Facebook. Que feio, CASAL de anônimos… Nós sabemos que são vocês que perdem o precioso tempo apontando quem é o certo e o errado da cena.
O site de vocês é ótimo! E Mirella Fonzar, estão de parabéns! Ótimo texto.
Adorei esse site.
Estava pesquisando sobre Honk-tonk e realmente, achei o que procurava.
Parabéns.
Aprendi bastante.