Uma Pin-Up tatuadora que tem como especialidade tatuar… Pin-Ups! Essa é Mirella Brizzi, uma profissional que desenha e vive esse estilo na prática. Ela é adepta ao visual Pin-Up no dia a dia e incorpora essa estética também em seu trabalho como tatuadora, tanto nos desenhos cheios de personalidade, como na decoração do seu estúdio em São Paulo, permeado por objetos vintage.
Desde quando ainda era estilista de uma marca de moda retrô na Galeria do Rock, até, hoje, quando decidiu migrar para o universo da tatuagem, a paixão pela cultura vintage é algo que sempre refletiu em suas criações. Mirella acredita que “é muito difícil um artista não colocar um tanto de si na sua arte”, e essa autenticidade é o que torna seu trabalho tão singular.
Seu envolvimento com o universo das Pin-Ups já acumula quase 15 anos. Além das criações de moda e tatuagem, ela frequentemente posa para ensaios fotográficos retrô – inclusive já foi Pin-Up do Mês do Universo Retrô – e participa de concursos de beleza vintage como o Miss Rock This Town, onde conquistou o terceiro lugar em 2023 e foi jurada este ano.
As tatuagens de Pin-Up de Mirella Brizzi
Seu envolvimento com as tatuagens de Pin-Up começou com um estudo pessoal, que foi se aprofundando ao longo dos anos e se fundiu com outras paixões artísticas, como o circo, o misticismo e o terror. Essa mistura inusitada de referências, ajudou na criação de um traço único que conquista cada vez mais admiradores. “Eu comecei a trazer isso pros desenhos e, por sorte, o pessoal está adorando. Acho que achei minha turma!”, comenta Brizzi.
Entre as maiores referências de Mirella Brizzi estão as Pin-Ups clássicas de Gil Elvgren, um dos mais renomados e influentes artistas do segmento, e ilustrações mais modernas, como as do mexicano Sol Rac, conhecido por seu estilo cheio de influências da arte Lowbrow, da Kustom Kulture e do rockabilly. “Além desses artistas, me baseio muito em fotografias antigas e em Pin-Ups atuais também!”, revela a tatuadora.
Além de criar artes autorais, Mirella trabalha em parceria com suas clientes para transformar ideias únicas em tattoos. Para ela, cada tatuagem de Pin-Up é um novo estudo e uma oportunidade de aperfeiçoamento, o que torna o processo criativo dinâmico e colaborativo. O resultado é sempre uma arte personalizada e carregada de significado.
“Cada tatuagem representa uma fase ou algo sobre a cliente que ela mais gosta de si. Toda tatuagem tem uma história, seja contado algo que aconteceu ou mesmo algo que gosta. E eu fico muito lisonjeada de ser a pessoa escolhida para marcar algo assim.”, explica a tatuadora sobre esse processo de co-criação.
Na trajetória de Mirella, o estilo Pin-Up é central, mas ela não se limita a isso. A artista sempre busca novas referências em diferentes campos dessa arte, como música e cinema, e está constantemente aprimorando seu traço e suas habilidades. Suas principais influências incluem os clássicos, mas ela também se inspira em elementos contemporâneos, criando uma mescla entre o passado e o presente em cada trabalho.
Mudanças e novidades à vista no horizonte de Brizzi
Além de seu sucesso como tatuadora, Mirella Brizzi também tem novos projetos em vista. Ela planeja lançar uma linha de produtos com seus desenhos, além de firmar novas parcerias futuras. Sempre sonhadora, como ela mesma se define, Mirella está sempre em busca de ideias para explorar e novas formas de expandir sua arte.
A mudança recente do estúdio Sítio, antes localizado na Rua Augusta, para um novo espaço na Rua Barão de Itapetininga, reflete essa fase de renovação. Embora a nova localização tenha se tornado um detalhe secundário em relação a sua arte, a mudança vem cheia de significados: “Quero um trabalho mais focado, mais intimista. Que o cliente se sinta bem acolhido e tudo seja feito com calma, e acho que o novo espaço traz isso.”, acredita Brizzi.
“Antigamente eu atendia numa loja na rua augusta que traz esse caos, hoje eu tô numa salinha mais aconchegante com música boa e cafezinho. No início, eu fiquei um pouco receosa com a mudança, mas meus clientes adoraram a nova localização, pois fica muito perto do metrô e tem bastante ponto turístico próximo”, revela a tatuadora sobre o novo espaço no centro de São Paulo.
Além da localização central, muito próxima a pontos-chave da capital, como o metrô República e a icônica Galeria do Rock, o ambiente mais intimista se alinha com sua visão de oferecer uma experiência mais pessoal e conectada com seus clientes. “Antes eu trabalhava com mais pessoas e hoje o espaço é todo meu, então dá pra ver minha personalidade em todo cantinho”, acredita.
O ambiente do novo estúdio continua refletindo a personalidade e o estilo de Brizzi, mas, como é possível notar, o rosa, tão presente na Augusta, foi embora. “Acho que eu precisava dar uma renovada no espaço, e repensar o meu trabalho, e acredito que o novo espaço reflita isso. O espaço ainda é recente e tem muita coisa que eu quero melhorar, mas agora com calma”, revela.
Serviço
Espaço Sítio – Mirella Brizzi
Rua Barão de Itapetininga, 273 – São Paulo SP
Whatsapp: 11 98166-6872
Instagram: @brizzi.sitio