A patrocinadora e fornecedora Adidas apresentou, nesta semana, os uniformes das seleções para a Copa do Mundo 2018. O detalhe que mais chamou atenção da imprensa, dos amantes do futebol e, claro, do público nostálgico foi a referência histórica pertencente de cada seleção estampada em suas camisas, que remetem os anos 80 e 90.
Alemanha, Argentina, México, Colômbia, Espanha, Japão, Bélgica e a anfitriã Rússia são as seleções que entrarão no gramado com uniformes referentes ao ano em que foram campeãs não só na Copa, como também nas Olimpíadas. Por exemplo, a Rússia entrará com uma réplica da camisa usada em 1988, ano em que a União Soviética foi campeã nos jogos olímpicos daquele ano, porém o logotipo reproduzido hoje não terá a sigla CCCP estampada como na época da Guerra Fria.
Enquanto isso, a Alemanha, entrará no campo com a camisa referente à Copa do Mundo de 1990, ano em que foi campeã. A Colômbia seguirá a mesma referência, pois foi o ano em que a seleção retornou depois de 28 anos sem disputar o mundial.
Argentina entrará com o modelo inspirado na camisa usada durante a sua vitória na Copa América de 1993, enquanto que a Espanha entrará usando a inspiração da Copa do Mundo de 1994, ano em que a camisa da seleção espanhola ganhou mais destaque a ponto de ser apelidada de Fúria devido ao seu estilo exótico. Até hoje essa camisa é relembrada pelos torcedores.
A seleção da Bélgica fará um resgate da faixa que estampava suas camisas da Eurocopa de 1984. Além disso, para dar um ar ainda mais retrô, as camisas atuais terão um tom de vermelho mais desgastado. Não se encontra informações sobre a inspiração dada na camisa do México, apesar de ter sido divulgada como retrô por causa do seu verde tradicional.
Agora o mais “diferentão” da coleção retrô da Adidas para a Copa do Mundo 2018 é a camisa da seleção do Japão. Ao invés de se inspirar em um evento desportivo, a fornecedora utilizou uma tradicional técnica de costura japonesa, a Sashiko, originada no século XVII. Mas, claro, mantendo os tons de azul para prevalecer a tradição dos Samurais Azuis, como a seleção é conhecida pelo público.
Você, saudosista dos anos 80 e 90 e apaixonado por futebol, gostou dessa nova iniciativa da Adidas? Deixe seu comentário.
Com toda certeza que sim. Inclusive vou comprar as versões de jogador da Espanha e Alemanha (possivelmente da Colômbia tb). Pra arrematar deveriam ter usada uma fonte estilo mais retrô também, como o estilo em 3D nos numerais. é um charme a mais.
Olá universoretro meu nome é Marcio gostaria de sabe onde eu encontro a camisa retro da seleção Bélgica de 1984 será que consigo achar? Aguardo retorno ok!
Hoje em dia está sendo vendida em sites como Enjoei, Mercado Livre…