Fazendo uma mistura literária de De Volta para o Futuro com Coisa Mais Linda, a autora carioca Gisele Fortes publica o livro Da Fossa à Bossa. Lançada de forma independente, a obra nos leva de volta para os anos 50 com direito a várias referências culturais (principalmente em relação à música) e ainda nos traz uma reflexão sobre o progresso que conquistamos até agora em relação à emancipação feminina.
Detalhando mais o enredo, que, aliás, é leve, divertido e aquece nossos corações ao estilo de Jojo Moyes e Carina Rissi, ele conta a história de Maria Júlia. Assim como muitos dos leitores daqui no UR, a jovem tem uma alma retrô e não se sente à vontade no mundo contemporâneo, além de não ter nenhum interesse amoroso e mais nada que a prenda. Até que, de alguma forma (na qual não foi revelada nem para nós, isso é que é não querer dar spoiler mesmo!), a garota volta para o ano de 1959.
Lá naquela época, ela não só se depara com várias referências musicais, que vão de nomes da bossa nova até americanos como Nat King Cole e Frank Sinatra, como também se vê em uma sociedade bem conservadora e diferente da qual está acostumada, principalmente quando se trata do papel da mulher, questão essa que será essencial para que ela entenda seu verdadeiro lugar no mundo.
Da Fossa à Bossa não leva a reflexão apenas para a personagem, o livro também nos faz refletir sobre a importância do empoderamento feminino. Tudo isso de forma reconfortante, perfeito tanto para as mulheres maduras quanto para as mais novas, principalmente as jovens-adultas, que, muitas vezes, precisam de um empurrãozinho para entender o tamanho de sua influência.
Da Fossa à Bossa na Bienal
Além de comprar o livro no site da Amazon, também poderemos adquirir Da Fossa à Bossa diretamente com a Gisele. No próximo dia 5 de julho, ela vai estar na Bienal do Livro de São Paulo apresentando este lançamento no estande Escreva, garota!, que é dedicado apenas às autoras mulheres.
Juntamente com sua nova obra, a autora também irá expor seus outros livros, publicados em 2021. São quatro, também lançados de forma independente – Pronta para Viver, Todas as Curvas do Caminho, Desencontros de Amor e Mesmo depois do Fim. Gisele Fortes foi finalista em duas categorias do prêmio Melhores do ano de 2021 da editora Letras Virtuais – Autor Revelação e Melhor Narrativa Longa.