Home > Destaque > Sintomas de uma alma retrô: você realmente nasceu na época errada?

Sintomas de uma alma retrô: você realmente nasceu na época errada?

1 de julho de 2015, por Mirella Fonzar
Lifestyle

Quando era criança, adorava ficar ouvindo as histórias dos seus avós? É daquele que não dispensa um bom livro (de papel!) e ainda escreve cartas para os amigos? Tem uma queda por cinema em preto e branco e adoraria ter vivido o glamour do começo do século XX? É, amigo(a), esse simples diagnóstico já indica que você tem uma leve queda pelo passado. Para saber se realmente nasceu na época errada, listamos abaixo os principais sintomas da alma retrô. Confira!

1) Poucas são as tendências atuais que lhe agradam. Por isso, você sempre acaba inventando sua própria moda,  caçando peças em brechós ou costurando você mesmo. O problema é que nem sempre as pessoas entendem o seu estilo, né?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

2) Você tem mais discos do que amigos e nem pensa em se desfazer da sua querida vitrola. “Ah, essa coisa de de MP3 não tá com nada! O vinil é muito mais legal”!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

3) Para você, Kim Kardashian jamais chegará aos pés da beleza e elegância da atriz Marilyn Monroe. Não importa o quanto de água oxigenada gaste naquele cabelo! Nunca será!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

4) Filmes em preto e branco são muito mais charmosos que os coloridos, na sua opinião. Uma prova disso é que você já assistiu Casablanca umas 16 vezes, no mínimo.

Foto: Reprodução

Foto: Divulgação

5) A música de hoje em dia anda tão sem graça pra você. Está pra nascer uma cantora como Billie Holiday, não é mesmo?

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

6) Fica triste quando não te ligam no aniversário. Afinal, esse negócio de enviar parabéns pelo Facebook não tá com nada!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

7) Você prefere, de olhos fechados, um baile de terceira idade a uma balada regada a funk e bebida que pisca.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

8) Você sente saudades de um passado que nunca viveu e sempre teve a sensação de que nasceu na época errada.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

9) A maioria dos seus ídolos já morreu ou está com o pé na cova. Sem contar que os novos se inspiram no passado.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

10) E por fim… Você se apaixonou pelo Universo Retrô e não consegue mais viver sem a gente!

É… você realmente nasceu na época errada, caro leitor! Conte-nos, em qual década gostaria de ter vivido e por que?

Matérias Relacionadas
Design Kitsch
Design Kitsch: para uns é cafona, para outros uma tendência nostálgica
Louças de Ágata
Louças de Ágata: mais um item “casa de vó” volta a ser tendência na cozinha
Capas de livros vintage
Capas de livros vintage: Jovem viraliza nas redes sociais com sua arte feita à mão
Fera Palace Hotel
Fera Palace Hotel, uma viagem no tempo para a Salvador dos anos 30

49 Responses

  1. Paola Limeira

    Gente não acredito! Tão feliz com esse projeto de vocês.
    Parabéns pela iniciativa.
    Me encaixei em todas as alternativas.

    Estarei sempre por aqui. : )

      1. Jessika

        Queria ter vivido no século 18 ou 19 com aqueles belos vestidos, penteados e poder se comunicar por carta, acho isso tão mais sincero que o WhatsApp. Amo ler histórias passadas e as vezes passo em algum lugar e fico a imaginar como era antes no passado…

        1. José Eduardo

          EU NASCI EM 1976 .. MEUS ANOS 80 SÂO LINDOS E ETERNOS D++ E TBM APRECIO A CULTURA DOS 70 ..
          SINTO SDD DAQUILO TD Q VIVI NOS 80 E COMECINHO DOS 90 TBM .. É QUEM VIVEU FELIZ SUA ÉPOCA SEJA QUAL FOR , MERECE RESPEITO .. HOJE TBM TIVE Q ME ADAPTAR AO SISTEMA TECNOLÓGICO MEDIANTE AO MODERNISMO DE ÉPOCA NÉ .. TAMOS AI VIVENDO E SE ADAPTANDO rsrs Faz parte da vida ..

        1. Eu amo filmes antigos amo roupas penteados objetos casas antigas amo imaginar como era quando vivia uma família ali amo histórias
          É algo que me prende num ano que nunca conheci é como eu tivesse vivido na época e tem vezes que eu tenho dejavu quando passo num lugar e eu nunca passei lá é isso pessoal nunca comentei com ninguém ninguém entenderia

    1. Eu sempre gostei de 2000 parece ter sido um ano massa pra internet e etc eu nasci em 2011 eu amo vídeos antigos de Roblox e outros jogos internetcore vídeos bugados e com voz estorada eu não sei porque só agora que queria ter nascido em 2000 eu amo essa estética

  2. Enne

    Gostaria de ter vivido nos anos 30 (L’âge d’or), enbalada ao som do Jazz e Blues , Cassinos , dançando Charleston , explorando a estética do art´decó na decoração e arquitetura, momento onde a literatura ganhava uma nova abordagem… <3

  3. Gleice Duany

    Postagem divertida, adorei acompanhar e ver se estou com pé na década errada, mas acho que não, pelo visto! Hahahahahaha. Tenho certo saudosismo pelos talentos que passaram junto com as décadas, parece que não aparece tanta gente boa e quando surgem, não são tão valorizados. Acho que daria uma passadinha na década de 60, 50…

    Parabéns!

        1. Micael

          Tenho a sensação estranha ninguem me entende ou me ver como, vejo as coisa sinto coisas estranhas ao ver fotos ou vídeos antigos de qulquer pessoa queria saber q e isso . Cinto ou vejo algo q pode ter acontecido em fotos com fins ruim vejo ou imagino minha mente ve como foi acontecidos antes de fatos estranhos . Alguém sabe oque é isso como posso viver melhor sem sentir algo q me leva ao passado e pessoas?

  4. Anderson

    Acho que sou o único Homem a comentar…

    Bom, eu sou um dos vidrados nos tempos passados. Época em que elegância e educação eram regras (apesar de já existir exceções).

    Confesso-vos que é difícil portar-se tal qual os outros, nesse século XXI. Acabo por ser um pouco misantropo…

    Ah, e como é bom escutar um Nat King Cole ou Dean Martin!

    1. Sinta-se a vontade em comentar, Anderson! :) Sim, realmente os tempos passados nos remetem a uma elegância que talvez tenha se perdido com o tempo. Nat King Cole, Dean Martin, Frank Sinatra… ainda bem que são eternos, não é?

  5. Leila Benedetti

    Sinto que minha época são os anos 50 e 60 (mais 60 que 50, aliás) sim, mas não sinto que nasci em época errada e tampouco tenho vontade de voltar no tempo. As músicas, as roupas, cabelos, o design das casas e dos eletrônicos e algumas tecnologias eu adiro com muito gosto, mas se eu realmente vivesse em uma das décadas que citei acima acredito que viveria de forma muito mais difícil. Não teria meu pai vivo se não fosse a medicina avançada, não teria meus pets idosos aprontando pela casa feito filhotes se não fosse o respeito aos animais, minha vida seria mais dura sem a tecnologia atual e mais estressante devido as absurdas regras impostas para as mulheres e não ter voz para driblá-las. Sigo a filosofia que este site aborda na aba Quem Somos, de que temos que resgatar apenas as coisas boas da nossa década passada e juntá-las com as coisas boas da década atual. Minha afeição pelos anos 50 e 60 acredito (em respeito aos que não acreditam) que seja algo espiritual, de vida passada mesmo. De alguma forma me permitiram resgatar as coisas boas da minha juventude da vida passada para usar na atual e me ajudar na minha vida pessoal e profissional. Podem me chamar de louca, mas eu não apenas curto essas décadas, sinto uma certa vibe, principalmente ao ouvir as músicas, haha! <3

  6. Camila

    Eu amei esse o texto !!!
    Me sinto exatamente assim todos os dias ..
    Eu queria ter nascido nos anos 80
    Amo coisas antigas. ..
    Porque tudo tinha mais sentimento, emoção, alma …
    Hoje as pessoas estão mais e físicas e materialistas do que emotivas.

  7. Renan Cavalier

    Que bom que não sou só eu que me sinto assim, os tópicos batem certinho com alguns sentimentos que tenho as vezes, principalmente ao ouvir musicas, parece que já vivi aquela época, eu sinto falta de algo que não vivi, queria estar la, queria sentir como eram as coisas, tenho certeza que eram diferentes. Minha mãe diz que quando eu era pequeno ela colocava pra tocar umas musicas da época, Whitesnake , Bon Jovi, Guns n’ Roses, Pink Floyd, Beatles, Cazuza, Legião Urbana etc… e eu ouvia junto, desde criança e algo ficou registrado.
    Respondendo a questão, eu gostaria de estar na adolescencia na década de 70, uns 12 anos em 1975, queria ter vivido a contracultura, os Beatles, Led Zeppelin o Rock n Roll , queria ter ido no Rock in Rio em 1975 e assistido aos Queen tocando Love of My Life e cantado junto. quando ouço me arrepio e parece que estou sozinho nessa porque muito dificil achar pessoas que sintam o mesmo. Mas a música é somente pra nós mesmos, ouvirmos e sentirmos a emoção

  8. Matheus Antonio

    As músicas que ouço os pemas que escrevo, mesmo tentando acompanhar o desenvolvimento sinto minha alma presa em um mundo que está presa nos livros e na mente daqueles que há muito tempo não se fala mais, se tivesse nascido no século XIX teria sido melhor, não existo.

  9. jose geicivan cadoso

    queria ter vivido nos anos 60 para os 70 queria ver ELIS REGINA CANTAR ARRASTÃO e ganhando o premio de melhor interpretação musical e queria cantar COMO OS NOSSOS PAIS, UPA NEGUINHO, MADALENA, MARIA MARIA, AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS,VELHA ROUPA COLORIDA E DEUS LHE PAGUE ate ficar rouco . queria ter visto a primeira versão de SELVA DE PEDRA 1971. queria ver o movimento de fuscas e carros antigos na estrada sem o grande movimento de motocicletas que tem hoje em dia. NASCI EM 2004 mas sempre que acontece casos que desagradam os costumes antigos como o funk eu digo pra todo mundo la em casa O SAUDADE DOS ANOS 70 e eles dizem e tu viveu nesses anos e eu digo VIVI SIM E TENHO E SAUDADE EMBORA TENHA ACONTECIDO A DROGA DA DITADURA MAIS EU TENHO SAUDADE SIM NAQUELA ÉPOCA HAVIA MAIS GENTE CIVILIZADA E REALISTA

  10. Ana Lívia, ou Nikita.

    Gostaria de nascer nos anos 50! Assistir toda a história do Queen (Minha banda favorita, pra ser sincera, minha vida), Elton John e etc. Eu tenho de ser sincera com vocês meus caros amigos, eu de verdade me sinto muito infeliz por não ter vivenciando essa época maravilhosa.

    P.S.: Espero um dia poder viver o meu maior sonho, poder viver nos anos 70/80, por mais que isso seja meio impossível.

    P.P.S.: Espero que esse meu sonho quase impossível possa se tornar realidade.

  11. Marcus

    Isso é loucura, achei que só eu tinha esses pensamentos de década errada…
    eu queria ter nascido nos anos 70 e vivido os anos 80! Por causa das músicas, filmes, desenhos, jogos e etc…..
    pois eu realmente acho que nasci na década errada. Eu não consigo gosta de nada do século 21….
    sei lá eu acho muito,muito moderno.
    Quando eu era criança eu só gostava de Alligator, Rocky Balboa, Casablanca e Cantando na chuva

  12. Eu gostaria de ter nascido em 1950, pois aproveitaria a década de 60, 70 e 80. Foram as melhores. As mulheres eram muito diferenciadas. Hoje é chapinha, cabelo liso. Todas basicamente iguais até nas roupas.

  13. Eu sempre quis ter vivido os anos 60 e 70. Sempre me pareceram épocas perfeitas,pois não eram nem tão avançadas nem tão antiquadas.
    Gosto do cinema de 60 e 70,das músicas,das roupas,dos artistas e dos carros…O único defeito dessas décadas é que ainda não existia videogame.

  14. MFerraz

    Realmente a número “8” me define, eu me pego pensando//lembrando de umas histórias antigas que minha mãe e tias me contavam//contam sobre a vida delas mesmo e o que faziam e gostavam e fico a pensar, “poxa vida, porquê será que nessa época antiga que eu tanto me identifico, não é a época na qual nasci??”, sabe.. É tipo um sentimento de “tenho saudades de algo que aconteceu no anos 70,80,90 e hoje eu me recordo, mas eu não vivi essa época, e sinto falta”.. Kkk e sempre digo, nasci na época errada, desde gosto musical a gosto por filmes. (Top Gun de 1986 que eu amo) e etc, eu adoro ouvir histórias antigas e conversar com pessoas já antigas também, a conversa flui muito mais e é bem mais produtiva.

  15. Pode me chamar de louco, mais sinto que já vivi a 2 guerra mundial, tenho tanta saudade da segunda guerra mundial, queria ter vivido, muitos dizem que sou louco, mas fazer o que se é o que eu sinto, queria tanto ter vivido a ww2, por mais que tenha causada muita dor é sofrimento. :(

  16. Giovana

    Sempre fui apaixonada pelo passado. Creio que nasci na época errada. Tenho sensações maravilhosas quando algo me leva o passado. Filmes, locais, museus, músicas, casas antigas, roupas , jardins antigos, bailes antigos….Quando vejo um patrimônio antigo sendo destruído sofro muito. Não gosto dessa época atual. Fico feliz quando estou em cidade histórica, sou nostálgica. Sou fissurada pelo passado desde criança!

  17. Karla Marques

    Eu não sei explicar, mas sempre tenho uma sensação gostosa, como se fosse uma lembrança boa, de uma mulher que viveu na década de 50/60, numa casa simples, porém bem aconchegante. Daquelas que faziam bolos no café da tarde e cuidava do jardim na frente de casa. A rua era de ladrilhos e a vizinhança era daquelas que gostam de uma boa conversa na calçada no fim da tarde. às vezes penso que eu vivi essa vida sabe, pq até quando ouço uma música dessa época meu coração enche de uma paz tão boa… inexplicável.

  18. Ana

    Gostaria de ter vivido entre os anos 20 ou 30 .. não sei.. eu em si não consigo gostar de nada na atualidade.. na realidade, parece que sou daquela época.. não consigo me adaptar, e vivo chorando sentindo falta doque nunca vivi…

  19. Thatiane

    Eu tenho 31 anos mas sou apaixonada por tudo dos anos 70 e 80. Músicas, moda, dança, como eram os relacionamentos amorosos e amizade, relação familiar também… Muitas coisas. Sempre que estou vendo um filme tipo “Curtindo a vida adoidado” fico louca de saudade e depois triste por não ter vivido nessa época, parece que sinto falta. Sempre me achei e fui considerada esquisita desde criança. As vezes não consigo entender isso.

  20. Eu queria ter vivido os anos 80! Eu sou um jovem de 16 é não me encaixo nessa geração, eu sinto isso todos os dias. Já os anos 80 e 90,eu me identifico mais, amo as músicas, os programas, os jogos, os cantores da época, amo os programas infantis, os desenhos, as festas,a moda, os filmes, as séries… Tudo! Eu sinto uma nostalgia absurda quando passa algo retrô, tipo músicas, novelas e programas da época. Eu achei seriamente que isso que sinto fosse transtorno, mas não é kkkk. Só queria que existisse máquinas do tempo para me trasportar para aquela época (não custa sonhar, né? )

  21. João Victor

    Estou com os olhos cheios de lágrimas e ao mesmo tempo arrepiado ao ler os comentários. Que bom saber que não sou o único a sofrer por não ter vivido algo que eu gostaria. No meu caso, sou vidrado na década de 1980. Doente, maluco, fissurado e todos os sinônimos cabíveis. Não consigo passar um dia sequer sem ouvir e pensar naquelas músicas que marcaram minha infância e me acompanham até hoje. Sou grato por existir um vasto material audiovisual que me faz transportar à época. A convivência, o sentimento, a união… tudo verdadeiro, emocionante! A rotina apesar de dura para muitos, não deixava de ser prazerosa. Vejo relatos que aguardavam chegar a metade das novelas para começarem a ouvir tocar a trilha sonora internacional e a espectativa para um amigo comprar os discos e emprestá-los para tocar nos bailes de garagem. Falando nisso, as reuniões nos aniversários ou em qualquer outra data festiva, embaladas por músicas da época, a falta de apego material e a simplicidade presente na rotina era algo mágico. Enfim, eu poderia passar minha vida inteira falando dessa década, que mesmo eu não tendo vivido, sempre estará em meu coração como os melhores dez anos que já existiu. Sei que muitos problematizam quem romantiza a década de oitenta, alegando os problemas políticos, de infraestrutura, caos alimentar entre outros, mas também há muitos que viveram e souberam aproveitar muito bem, se sobressaindo de todas as mazelas impostas naquele período. Se outros amantes dos anos oitenta chegar até esse comentário e se sentissem à vontade para deixar seus relatos, ficarei muito feliz. Mesmo quem não tiver vivido, assim como eu, e quiser deixar também, sejam muitíssimo bem-vindos!

    1. João Victor

      Desculpem alguns errinhos no meu texto acima, é que escrevi na rapidez da minha emoção. E como não tem como editar ou excluir, vai assim mesmo. ?

Deixe um comentário