Qual deve ser o papel da criatividade no mundo atual, de intensas e constantes transformações? Como potencializar a criatividade de cada um para que ela se torne uma força coletiva, capaz de mover a sociedade na direção de um mundo melhor para todos? Pois é esta a força motriz do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day), festival que é celebrado em abril simultaneamente em dezenas de cidades do mundo.
Dia Mundial da Criatividade
Em 2022, será realizado nos dias 20, 21 e 22 de abril em sistema híbrido, com atividades presenciais e online, em 130 cidades de 30 países. E, em São Paulo, o Dia Mundial da Criatividade/ World Creativity Day tem como parceiro a plataforma A Vida no Centro, plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo.
E o tema escolhido para 2022, depois de dois anos de pandemia, é Celebrar a Vida. Não no sentido de minimizar as imensas perdas, emocionais e econômicas que aconteceram nesse período e continuam acontecendo. Mas de juntar forças para seguir em frente e construir um futuro melhor, mais colaborativo, mais diverso e menos desigual.
“Após dois anos de profundas mudanças econômicas, sociais, culturais e comportamentais influenciadas pela necessidade de proteger as pessoas de um vírus letal, percebemos que o principal papel da criatividade em 2022 é ajudar as pessoas a resgatarem o prazer pela vida. Com tantas pessoas vacinadas e protegidas, agora é a hora das pessoas valorizarem sua potência criativa e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo depois de tantos meses de dor e luto”, afirma Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e líder global da World Creativity Organization.
Em seu quinto ano de existência, o Dia Mundial da Criatividade realiza anualmente uma grande campanha de mobilização de educadores, empreendedores, líderes empresariais, criadores de conteúdo, estudantes, pesquisadores, influenciadores digitais, veículos de imprensa e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade em várias cidades do mundo.
“A Vida no Centro é uma plataforma de inovação social que tem o propósito de ajudar na transformação da cidade num lugar mais inovador, sustentável e acolhedor. E o World Creativity Organization tem essa mesma visão. Por isso, na edição deste ano em São Paulo, vamos celebrar a vida ativando a inteligência da cidade”, afirma Clayton Melo, cofundador do A Vida no Centro e responsável pelo Dia Mundial da Criatividade em São Paulo, ao lado de Denize Bacoccina.
“Nessa jornada, vai ser muito importante o apoio de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros da nossa região, para ajudar a transformar esse dia em um evento inesquecível para toda a nossa população poder celebrar a vida após tantos meses de incertezas”, diz Clayton Melo.
Festival colaborativo
O festival é colaborativo e realizado com a participação de voluntários e parceiros que ajudam a organizar e a montar a programação. As atividades se organizam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. E as atrações ficam a critério da criatividade dos proponentes: uma palestra, um debate, uma apresentação musical, um tour, teatro, uma aula de jardinagem, ou uma oficina de compostagem, apenas para citar alguns exemplos.
“Entendemos que a inovação pode estar em qualquer lugar, por isso a programação é bem ampla e depende da criatividade de cada proponente”, diz Denize Bacoccina, cofundadora do A Vida no Centro e também líder da edição São Paulo.
As atividades terão como local principal o Centro de São Paulo, mas podem ser realizadas em outras regiões da cidade ou online. A escolha dos lugares vai depender das condições de segurança sanitária no momento, e serão preferencialmente realizadas em locais abertos.
Se você quer fazer parte da realização do maior festival colaborativo de criatividade do mundo em São Paulo, basta acessar o site do World Creativity Day ou enviar e-mail para contato@avidanocentro.com.br e se inscrever até o dia 01/03/2022.
É possível se inscrever como voluntário, para ajudar na organização, ou como inspirador, que são as pessoas que propõe atividades. Anfitriões são os espaços onde as atividades serão realizadas. Parceiros e patrocinadores interessados em aliar suas marcas ao Dia Mundial da Criatividade e viabilizar suas atividades podem entrar em contato pelo e-mail contato@avidanocentro.com.br.
Sobre o World Creativity Day
O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico.stentáveis em nosso século.
O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas ??em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.
O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.
Sobre a plataforma A Vida no Centro
Plataforma de inovação social e experiências urbanas a partir do Centro de São Paulo fundada em 2017. Finalista do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020, uma das mais prestigiadas e importantes premiações do setor cultural, criada em 1950, A Vida no Centro é a principal referência em conteúdo para engajar a cidade e mostrar a face inovadora e criativa no coração da metrópole.
Atua por meio de um portal, projetos de conteúdo para marcas (webséries, podcasts e newsletter, entre outros formatos), eventos (debates e culturais), palestras e workshops de inovação para empresas sobre comportamento urbano e experiências no Centro de São Paulo. É responsável pelo Festival A Vida no Centro, evento de inovação urbana e cultura com shows, tours históricos e arquitetônicos, feira criativa e debates (edições 2019 e 2020).