Como vemos em muitas matérias de sites de comunicação como Meio e Mensagem e B9, parece que 2019 é oficialmente o ano do podcast. O formato de áudio que surgiu timidamente em em meados de 2004 demorou para alavancar, mas agora parece que vem com força total. Não à toa, o Spotify, uma das principais plataformas de streaming de áudio, tem investido forte nesse formato, tendo inclusive, feito uma campanha focada em podcast no ano passado e comprado duas importantes empresas do setor: Gimlet e Anchor.
Veículos de comunicação como Nexos e Folha também já estão criando seus formatos em áudio, e produtores de conteúdo como Nerd Cast e Mamilos, ganham cada vez mais relevância, como pode ser visto na PodPesquisa 2018, em que são citados como alguns dos perfis mais ouvidos.
FORA DA CAIXA: A VOLTA DOS ANOS 90
Foi enxergando essa ascensão que os alunos de Jornalismo Júnior da ECA-USP criaram o Fora da Caixa, podcast sobre cultura, cinema, esporte, política, economia, sociedade e ciência.
Para estrear o canal, o primeiro episódio do podcast, feito pelos repórteres da Sala33, tem como tema A Volta dos anos 90, época de intensa produção cultural. Para embasar o conteúdo, a nossa editora Daise Alves, especialista em nostalgia e cultura retrô, fala sobre o porquê dessa ascensão e o que tem contribuído para o seu crescimento.
Para ouvir, basta apertar o play no Spotify: