Muita coisa aconteceu entre a última edição do Rock in Rio, em 2019, para cá. Entre elas estão a pandemia, que adiou a edição de 2021 do festival para este ano, e a triste despedida de Elza Soares deste mundo. Portanto, é bem justificável que o Rock in Rio 2022 tenha homenagens no meio de seu line-up. Já vamos adiantando que serão três – uma para a Elza, outra para a sua primeira edição, de 1985, e, como tradição, para Cazuza.
Confira as homenagens
1 – 1985: A Homenagem (09/09 no Palco Sunset)
Celebrando por ser a primeira edição pós-pandemia (e também porque o surto da covid nos deixou mais nostálgicos), a edição de 2022 nos fará voltar no tempo para a primeira, realizada em 1985. Alguns artistas que fizeram parte do line-up da época, que são Elba Ramalho, Alceu Valença, Ivan Lins, Pepeu Gomes e a banda Blitz, subirão no palco com o mesmo repertório de mais de 30 anos atrás e ainda se encontrarão com a nova geração de músicos, no caso Agnes Nunes, Andreas Kisser, Liniker, Luísa Sonsa e Xamã.
2 – Power! Elza vive – Um show em homenagem a Elza Soares (11/09 no Palco Sunset)
Elza Soares vem recebendo homenagens de todos os lados depois de sua morte em janeiro e agora recebe mais uma do Rock in Rio. Não é à toa, pois a Rainha do Samba enfrentou poucas e boas para chegar ao sucesso e, por isso, se tornou um tremendo ícone não só do feminismo como também do feminismo negro, além de cantar até o máximo que pôde, aos 91 anos. Neste tributo, nomes femininos como Alcione, Majur, Agnes Nunes, Mart’nália, Gaby Amarantos e Larissa Luz interpretarão seu repertório, e Caio Prado, que fez uma entrada especial no musical Elza, pedirá licença para participar da homenagem.
3 – Flausino e Sideral cantam Cazuza (11/09 no Rock District)
Assim como acontece em todas as edições, Cazuza será lembrado de alguma forma. Afinal, ele é a principal referência quando se fala na revolução do rock brasileiro, pois seu show na primeira edição do Rock in Rio coincidiu com o dia em que Tancredo Neves foi eleito presidente e a ditadura militar começou a ter seu fim, permitindo o cantor a ser o primeiro a se expressar publicamente e explicitamente, sem mensagens nas entrelinhas. Para esta homenagem, os irmãos Rogério Flausino e Wilson Sideral, da banda Contacto Imediato, também dos anos 80, percorrerão todo o repertório do saudoso artista.