Desde 3 de setembro, o Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, em parceria com o MIS, abriga a exposição Frida Kahlo – Suas Fotos I Olhares sobre o México com fotografias do acervo pessoal da artista mexicana. A exposição é composta por retratos realizados por autores de destaque da história da fotografia e amigos pessoais de Frida como Guillermo Kahlo, Man Ray, Martin Munkácsi, Edward Weston, Brassaï, Tina Modotti, Pierre Verger e Manuel Álvarez Bravo.
Sobressaem as fotografias de Tina Modotti e de Edward Weston do período revolucionário – algumas das mais valiosas desta coleção – juntamente com as quatro fotografias tiradas e assinadas por Frida Kahlo e duas não assinadas, mas cuja autoria pode ser atribuída à pintora. A mostra ganha uma expografia referente à Casa Azul, onde hoje funciona o Museu Frida Kahlo, no México.
No piso térreo estão dispostas as fotografias e uma linha do tempo sobre vida e obra da artista. No mezanino é possível assistir ao documentário Natureza Ferida – Memória Viva de Certos Dias. Ao final da visitação, o público é convidado a se caracterizar de Frida Kahlo com o auxílio de acessórios, objetos e peças de vestuário que remetem à cultura popular mexicana. Um registro fotográfico pode ser feito e compartilhado nas redes sociais.
Há uma série de atividades paralelas para que o público possa ter mais contato com a arte de Frida Kahlo. O Baú de Frida, por exemplo, é uma visita guiada destinada ao público infantil. Uma experiência lúdica conduzida por uma boneca de tecido, caracterizada de Frida Kahlo, que possui um baú de memórias com diversos objetos que podem, inclusive, ser manuseados pelo público.
Já no ateliê Os Tons de Frida, o visitante pode imprimir fotografias por meio de um processo chamado “goma bicromatada”, utilizando como referência a paleta de cores da artista mexicana. O processo usa água como revelador. Na vivência de estamparia Pañuelos, o participante pode trazer objetos em tecidos, como camisetas, lenços e ecobag para serem personalizados com carimbos que reproduzem símbolos inspirados no imaginário de Frida Kahlo e da cultura mexicana.
Já a oficina de Paper Doll permite a criação de roupas e acessórios para serem aplicados sobre uma personagem de papel. A atividade propõe a observação da construção estética da artista Frida Kahlo, diretamente relacionada à sua trajetória pessoal e à sua forte ligação com a expressão cultural popular mexicana.
Parceria com o MIS
A exposição do Museu Frida Kahlo tem o acervo dividido entre os dois espaços culturais: Frida Kahlo – Suas Fotos será exposta no MIS, enquanto Frida Kahlo – Suas Fotos|Olhares sobre o México poderá ser vista no Espaço Cultural Porto Seguro. Para integração entre as instituições, os visitantes poderão utilizar o serviço gratuito de uma van que transportará o público de um espaço cultural para o outro. As mostras são complementares e o ingresso adquirido no MIS ou no Espaço Cultural Porto Seguro dá acesso livre às duas exposições, basta apresentar o bilhete.
SERVIÇO
FRIDA KAHLO – SUAS FOTOS | OLHARES SOBRE O MÉXICO
Espaço Cultural Porto Seguro
Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos, São Paulo SP
De 3 de setembro a 20 de novembro
Horário terças a sábados, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h (última entrada até 30 min antes do horário de encerramento).
Ingresso R$6 (inteira) R$3 (meia) – Ingresso válido para ambas as exposições. Às terças-feiras o ingresso é gratuito.
O Complexo Cultural Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro Porto Seguro e do Espaço Cultural Porto Seguro.