Home > Design > Barbie Mulheres Inspiradoras: IZA é a mais nova homenageada em projeto da Mattel

Barbie Mulheres Inspiradoras: IZA é a mais nova homenageada em projeto da Mattel

23 de novembro de 2021, por Leila Benedetti
Design
Barbie Mulheres Inspiradoras: IZA

A cantora IZA é mais uma homenageada no projeto Barbie Mulheres Inspiradoras e, assim como as outras personalidades da lista, ganhou uma réplica em boneca pela Mattel. A jovem é um dos ícones na representatividade negra e no empoderamento feminino, além de fazer sucesso no cenário pop contemporâneo.

“Eu sempre quis ter uma Barbie parecida comigo e não acredito que este sonho está acontecendo. Fiquei muito feliz com essa homenagem, pois significa muito para mim. Eu precisava ter ouvido quando era mais nova: que eu tinha que ser exatamente do jeito que eu sou. Como uma menina negra, vivi muitas coisas, tive muito medo e achava que ser eu não era suficiente. Se eu pudesse diria para meninas e meninos de todo o mundo: seja você, pois você é incrível!”, declara a homenageada. 

Dra. Jacqueline Goes e Maya Gabeira
(Além de IZA, outras brasileiras, Dra. Jacqueline Goes – esq. – e a surfista Maya Gabeira, também foram homenageadas. | Foto: Divulgação)

Entre as brasileiras, IZA é a terceira homenageada pela Barbie, que também presenteou com uma boneca exclusiva a surfista de ondas grandes Maya Gabeira em 2019 e a Dra. Jacqueline Goes neste último mês de agosto. O objetivo deste projeto é reconhecer mulheres que contribuem significativamente com a sociedade, seja na área da saúde, na inclusão ou na ciência, bem como promover a motivação e inspiração para gerações futuras. 

Criado em 2015, Barbie Mulheres Inspiradoras já homenageou diversas figuras femininas do mundo todo, entre elas cosmonautas, profissionais da saúde, lendas do esporte, ativistas e chefs de cozinha. Além disso, o projeto também destaca nomes históricos, como Frida Kahlo, Ella Fitzgerald e a aviadora Amelia Earhart

Já a Barbie foi criada em 1959 e, ao longo das décadas, foi evoluindo a sua imagem para adaptar as mudanças na sociedade. Mas apesar dessas adaptações, ela ainda mantinha aquele perfil estereotipado e nada inclusivo da mulher extremamente rica, de estética “padrão” e que só usa rosa. Isso durou até a década de 2010 com projetos em prol da inclusão de gênero, etnia, de pessoas com deficiências, entre outras. 

Matérias Relacionadas
Barbie Síndrome de Down
Barbie Síndrome de Down: Mattel lança boneca portadora da condição genética
Mulheres dos anos 30
Mulheres dos anos 30: 10 nomes que marcaram a década
Dra. Jacqueline Goes
Barbie Mulheres Inspiradoras: Dra. Jacqueline Goes ganha versão boneca em linha da Mattel
Dia das Mulheres
Dia das Mulheres: 10 nomes históricos que mudaram nosso mundo para sempre

Deixe um comentário