Depois de mais de 50 anos de estrada com idas e vindas, Os Monkees anunciam uma Farewell Tour, ou seja, uma turnê de despedida (Ai!). Os shows começam no mês de Setembro em Seattle e terminam no mês de Novembro em Los Angeles.
Como o tema da turnê é o adeus definitivo da banda, Micky Dolenz e Mike Nesmith, seus únicos sobreviventes, levarão ao público um repertório retrospectivo que vai dos hits lançados no álbum de estreia em 1966 até os mais recentes, lançados no álbum Good Times! em 2016. E o local de encerramento da turnê não foi escolhido à toa, o último show, agendado para o dia 14 de novembro, será no L.A.’s Greek Theatre, onde o grupo “é da casa” e fez seus shows mais memoráveis. Será “uma noite mágica da música: todos os sucessos, raridades e favoritos dos fãs”, conforme as palavras dos músicos.
A Farewell Tour já estava marcada para acontecer em 2020, mas, por conta da pandemia, Os Monkees ganharam mais um ano de carreira. Enquanto estavam em isolamento social, Dolenz e Nesmith trabalharam juntos na atualização de um livro publicado em 2005, além da gravação do álbum Dolenz Sings Nesmith, que será lançado no próximo dia 21.
Don’t miss The Monkees Farewell Tour coming to a city near you! Commemorating 55 years of #Monkeemania, the tour will feature Michael & Micky performing a career-spanning setlist. Don't miss this magical night of music. Tickets go on sale May 7th: https://t.co/2D4m2AUg9i pic.twitter.com/JvXrd7x2tO
— The Monkees (@TheMonkees) May 5, 2021
Os Monkees
O grupo foi formado em 1965 para uma série homônima de televisão produzida pela NBC e contava com Davy Jones, Peter Tork, Mike Nesmith e Micky Dolenz. Apesar de dois dos quatro membros do grupo serem músicos, nenhum tocava os próprios instrumentos nas gravações dos singles, álbuns e trilhas para a TV, o trabalho deles era apenas cantar e atuar no seriado.
Isso foi mudado a partir das gravações da segunda e última temporada. Quando as gravações da série acabaram, a banda permaneceu na ativa de forma independente por décadas, com idas e vindas, sendo a primeira separação feita em 1971.
Hoje a banda é formada apenas por Micky Dolenz e Mike Nesmith, visto que Davy Jones morreu em 2012 devido a um ataque cardíaco e Peter Tork, por um tipo raro de câncer na língua em 2019.