Home > Destaque > Os Monkees comemoram 50 anos de carreira com turnê e novo álbum

Os Monkees comemoram 50 anos de carreira com turnê e novo álbum

23 de maio de 2016, por Leila Benedetti
Música
Os Monkees

Em comemoração aos 50 anos de banda, os Monkees fazem turnê desde a semana passada e lançam um novo álbum depois de vinte anos longe dos estúdios. Intitulado Good Times (Bons Tempos em tradução livre), o álbum será disponibilizado em CD e download digital no dia 27 de maio e em vinil no dia 29 de julho com direito a pré-venda em seu site oficial.

Suas faixas serão misturadas com músicas novas compostas não somente pelos três membros sobreviventes da banda (Mike Nesmith, Micky Dolenz e Peter Tork) como também por integrantes de bandas atuais, como Rivers Cuomo da banda Weezer, Noel Gallagher do Oasis, entre outros, e raridades gravadas na época que não foram lançadas antes, incluindo em especial a faixa Love To Love, que foi cantada pelo único membro falecido Davy Jones (1946 – 2012).

Quanto à capa, seu design será inteiramente retrô com ilustrações de guitarras, televisores, naves espaciais e muitos outros elementos que remetem a década de 60 e a banda naquela época. Lembra até o estilo do Universo Retrô, porém, além do verde, com tons em vermelho.

Já a turnê não é uma grande novidade, devido ao fato de que eles estão a cada dez anos planejando shows por todo o território norte americano para comemorar o aniversário da banda ou fazendo pequenas reuniões pela Califórnia e arredores com frequência, mas é de se ressaltar que junto com os seus hits clássicos, as músicas do novo álbum também estão no repertório.

Apenas Micky e Peter participarão dos shows, mas dizem eles que “Mike será recebido de braços abertos se ele resolver aparecer de repente por lá”. Já disponibilizaram de graça duas das músicas do álbum como amostra, confira:

Os Monkees

Aproveitando a onda da Beatlemania, o produtor de TV iniciante Bob Rafelson decidiu criar uma série de TV Teen, no qual os protagonistas eram quatro jovens tentando ganhar a vida como um grupo de rock. Para isso, foi feito um processo seletivo envolvendo 437 candidatos na faixa dos 17 aos 21 anos. A série Os Monkees foi lançada em 1966 e teve duas temporadas.

Cada episódio mostrava a rotina do grupo e ao mesmo tempo, videoclipes da banda tocando suas músicas. O sucesso era tanto que a produtora chegou a lançar álbuns com as músicas do seriado como se a banda fosse de verdade.

Porém na vida real, as músicas eram compostas e gravadas em estúdio pela dupla de músicos Tommy Boyce e Bobby Hart, dando espaço apenas para as vozes dos integrantes, o que foi revoltante para o grupo que estavam recebendo a fama de fraudes pela mídia, principalmente para Nesmith que era músico de verdade e tinha o título de líder do grupo.

Após várias brigas e a demissão do diretor musical da série Don Kirshner (Don Kir$hner, diga-se de passagem), que além de subestimar o talento do grupo lançava singles sem o consentimento da Columbia, gravadora responsável por lançar os álbuns da série, os Monkees finalmente puderam tocar seus próprios instrumentos nas gravações e se tornaram uma banda autônoma, tocando mesmo depois do fim da série.

Matérias Relacionadas
Peter Tork
Morre aos 77 anos, Peter Tork da série Os Monkees
A geração Beatnik e os movimentos de contracultura nos anos 60; ouça também a playlist “Pé na Estrada”
Breve história dos sapatos: os anos 1960
Estrelas além do tempo
Conheça as mulheres reais que inspiraram o filme ‘Estrelas além do tempo’

Deixe um comentário

oito − 1 =