Um filme altamente famoso, tanto pelo enredo como pelo número de vezes em que ganhou remake, é o Freaky Friday. Este teen clássico da Disney já tem três remakes lançados pela produtora, virou inspiração em outras produções e até virou peça de teatro musical. Outra curiosidade que poucos sabem, é que ele também foi baseado no livro homônimo publicado em 1972.
Sobre os filmes, o que muda entre eles são os nomes dos personagens, os hobbies das filhas, as profissões e o estado civil das mães. Confira a lista abaixo e avalie qual você mais prefere assistir.
As versões cinematográficas de Freaky Friday
1 – 1976
Aqui no Brasil o filme original de 1976 fugiu da tradução literal do seu título e foi batizado de Se Eu Fosse a Minha Mãe. Além disso, foi reprisado com muito sucesso por várias vezes na TV aberta até os anos 90. Dirigido por Gary Nelson e roteirizado pela autora do livro homônimo Mary Rodgers, seu elenco principal contou com Barbara Harris, no papel da mãe Ellen, e com Jodie Foster, no papel da filha Annabel.
2 – 1995
Já a versão de 1995 dirigida por Melanie Mayron e roteirizado por Stu Krieger não foi muito famosa por aqui (apesar da redatora ter visto uma vez na TV via satélite nos anos 90 e, agora, ter entregado a idade), mas ganhou o título brasileiro de Tal Mãe,Tal Filha. As personagens principais têm o mesmo nome do filme anterior, mas o elenco principal é formado por Shelley Long, no papel da mãe, e Gaby Hoffman, no papel da filha.
3 – 2003
A mais famosa atualmente, a versão de 2003 também teve suas várias reprises aqui no Brasil pela Sessão da Tarde e pela TV paga, além do seu título em português fazer jus ao original, Sexta-Feira Muito Louca. Com a direção assinada por Mark Waters, os nomes da mãe e filha foram atualizados para Tess e Anna, respectivamente, e contou com Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan no elenco principal.
4 – 2018
Não tão famosa quanto as versões de 1976 e 2003, mas não tão despercebida aqui no Brasil como a de 1995, a versão comédia/musical de 2018 foi lançada para a Disney Channel. Os nomes das personagens foram atualizados novamente, sendo Katherine o nome da mãe e Ellie, o da filha. Dirigido por Steve Carr e roteirizado por Bridget Carpenter, o filme tem no elenco principal Heidi Blickenstaff, como a mãe, e Cozi Zuehlsdorff, a filha.
Todas essas versões estão disponíveis no catálogo da Disney+, exceto a de 1995, que está em vários sites de filmes gratuitos e não oficiais. Então, diga aqui nos comentários – qual a sua versão de Freaky Friday é a sua favorita?