Foto da capa: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã
A revista inglesa Shindig!, focada na música dos anos 60 e 70, resolveu dedicar sua mais recente edição à Gal Costa. A cantora, que, aliás, nos deixou em 2022, foi um dos nomes mais influentes da Tropicália e continuou fazendo um sucesso duradouro depois do fim do movimento.
Nesta edição, a revista a retratou como a “Rainha Brasileira da Provocação” e focou no período de entre 1969 e 1973 da trajetória da cantora. Além disso, a matéria foi recheada de fotos clicadas durante o exílio dela para Londres ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil nos primeiros anos da década de 70.

Outra matéria também importante e com toques brasileiros publicada nesta mesma edição é sobre a dupla dinamarquesa de rock de garagem The Courettes, que conta com Flávia Couri, ex-baixista do Autoramas, na formação. A publicação sobre o casal rendeu várias páginas da revista.
A revista Shindig!
Shindig! foi fundada por Jon “Mojo” Mills em 1992 e seu formato é inspirado nas fanzines típicas do cenário punk rock. Com mais de 150 edições já publicadas, a revista foca nos músicos famosos dos anos 60 e 70, assim como em nomes de gerações atuais que se inspiram nos ritmos das duas décadas.
Ela é popularmente vendida na Inglaterra em formato impresso e também como digital em seu site. Aqui no Brasil também é possível adquirir um exemplar, mas, para isso, é preciso recorrer às bancas de revistas importadas.