Home > Destaque > Gardênia Soares é Pin-Up do Mês de dezembro do Universo Retrô

Gardênia Soares é Pin-Up do Mês de dezembro do Universo Retrô

7 de dezembro de 2021, por Daise Alves
Moda
Gardênia Soares

Gardênia Soares é uma pin-up que se considera uma verdadeira Vintage Lover, apaixonada por Hot Rods, Neon Signs, Tarot, Old Hollywood, Country & Western, Hawaiian, Ukulele, Jazz e Rockabilly, esse mix de referências faz com que tenha um estilo único.

No ensaio para o Universo Retrô, a Pin-Up do Mês de dezembro decidiu refletir sua essência cosmopolita, que transita por diversos lugares e estilos. Como gosta de viajar, para o editorial trouxe um estilo mais “Road Movie“, onde a temática de hotel, estrada, cactus e botas estivessem presentes, como se estivesse dentro do filme de sua vida.

(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô –   Nos conte sobre como surgiu sua paixão pela estética pin-up.

Gardênia Soares – Eu já meio que nasci encantada pelo vintage, começou ainda na infância! A família da minha parte materna é de Minas Gerais, e eu viajava bastante pra lá na infância e as casas tinham bastante antiguidades. Eu já chegava falando para a minha avó guardar a máquina de costura antiga e o ferro de passar antigo.

Cresci ouvindo rock antigo e blues em casa e assistindo filmes antigos com meu pai. Eu via aquelas mulheres vestidas em seda e com cabelos ondulados incríveis e queria ser igual, sem entender exatamente aquele universo.

Outra referência que foi essencial na minha infância foi a Jessica Rabbit do filme “Uma Cilada para Roger Rabbit”, ela era a personificação do que eu queria ser: uma mulher sensual, vestido com fenda, com cabelo e batom vermelho. Mas, fui aprofundando mais na estética mesmo logo depois da adolescência, quando eu tive contato com a cultura rockabilly/ psychobilly de perto e entendendo as referências musicais e estéticas.

Editorial Pin-Up Gardênia
(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô – Além do estilo, como a cultura vintage também está presente no seu dia a dia?

Gardênia Soares – A cultura vintage já está introduzida 24h no meu dia a dia, é algo natural para mim. Vou acordar, passar um café, e provavelmente, colocar uma música antiga para começar o dia. Ao me vestir para ir trabalhar eu jamais vou estar vestida e maquiada de “forma comum”, vão estar introduzidas em meu vestuário, acessórios ou algo antigo, ou algo que remete ao vintage.

Boa parte do meu guarda roupa é de brechó, o que eu posso ter de decoração, móveis antigos, eu tenho em minha casa. Gosto de passar os domingos vendo filmes de faroeste ou da Old Hollywood. Nos tempos vagos gosto de estudar a origem de tal roupa, ou tal carro, os assuntos são vastos e eu amo me aprofundar. 

Eu literalmente vivo uma vida paralela no mundinho Gardênia, e eu só me toco disso quando as pessoas de fora comentam (risos).

(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô – Como foi ser uma das selecionadas para a votação do concurso de Pin-Ups do Viva Las Vegas? Você já participou de outros concursos?

Gardênia Soares – Foi muito legal, ir no site oficial do Viva Las Vegas e ver a sua foto lá para ser votada, dada a dimensão do festival e pelo evento ser referência para os amantes da cultura vintage/pin up.

Na verdade eu só me inscrevi para o concurso do Viva porque eu já tinha planejado ir ao Viva Las Vegas no ano seguinte, e aproveitei para fazer tudo o que tinha direito e ver qual era. Na vida, às vezes, certas oportunidades chegam e você têm de aproveitá-las em seu máximo, não cheguei na final, mas foi super divertido para mim essa experiência.

Nunca participei de outros concursos, o do Viva foi o meu primeiro. Eu nunca gostei da ideia de participar de concursos, sempre gostei de estar em evidência, porém, mais no meu dia a dia, ou por trás dos eventos, na parte de criação. A ideia de concursos na minha cabeça sempre soou um pouco superficial, sobre ser “julgada”, “escolhida”… a ideia de disputa e vencedores é algo que nunca combinou muito comigo, sou mais reservada nesse ponto.

(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô – Apesar de não ter ido para a final, você foi para o evento. Como foi vivenciar o maior evento de Rockabilly do mundo

Gardênia Soares – Não tenho palavras suficientes para descrever o quão incrível foi ter a oportunidade de ter essa experiência de perto. É uma explosão de coisas aos olhos e ouvidos, você chega até ficar perdido com tanta coisa legal acontecendo ali diante de você! 

O mix da experiência de estar em Vegas em um casino, a cidade onde o céu parece de desenho animado, com todo aquele brilho dos neons e glamour no meio do deserto, bandas e mais bandas, todas tocando ao mesmo tempo, artistas que você admira da atualidade, e os velhinhos que começaram tudo, e todos eles estarem ali pertinho de você, disponíveis para trocar uma ideia e tirar uma foto pelos corredores é algo mágico! 

Ver todo mundo vestido como se estivesse em outra época, é uma coisa que expande a mente, traz muito enriquecimento e conhecimento.

(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô – Você também já esteve no júri do Expo Tattoo Londrina. Qual a diferença entre julgar e ser julgada?

Gardênia Soares – Sim, estive. É bem diferente estar por trás de um evento, é mais confortável do que estar frente a frente como uma participante de concurso. Também foi a minha primeira experiência como jurada de concurso. Eu já tive convites anteriores, porém, os recusei, porque não gostava de “julgar” alguém, então evitava. 

Mas aceitei o convite porque é um evento grande da minha cidade e foi incrível! Gostei de ver quanta dedicação envolvida, e o quanto foi difícil escolher as meninas, foi um evento leve sem maiores problemas e disputa de egos.

Pin-up Gardênia
(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô – No seu estilo você faz um mix de anos 40, anos 70 e moda western e cria um estilo único. Nos conte sobre suas referências. 

Gardênia Soares – Eu misturo bastante elementos, sejam de épocas diferentes ou estilos diferentes, gosto de muita coisa ao mesmo tempo e tenho muita referência aleatória, então o estilo sai naturalmente, não costumo pensar muito para me vestir, me visto de acordo com o que me faz me sentir bem.

Meu período predileto é o meio dos anos 30 e os anos 40, mas, infelizmente, não consigo me vestir de acordo com a época, é mais difícil, então pego essas referências e acabo misturando.

Eu gosto de um pouco de cada época, sou bastante multifacetada, a inspiração vêm de todos os lados, uma arte pode me inspirar, uma música pode me inspirar, tenho inspiração vinda dos cartoons antigos da década de 30 e 40, do glamour das divas de Old Hollywood, do vestuário vintage western de filmes e bandas antigas, filmes noir, filmes b, fotos antigas de mulheres comuns, do estilo oriental, da arte deco, ds estilo havaiano, da cultura hot rod, das femmes fatales da década de 40 e 50, da década de 70 – que é bem ampla em estilos -, do punk que é o cenário do qual eu vim da adolescência.

Eu diria que o meu estilo é uma junção de todas as coisas que eu gosto e me expresso através dele como uma forma de arte. Se eu escuto uma música “X” ou filme “Y”, aquilo me preenche por dentro e me inspira na forma de me vestir naquele dia/período.

Gardênia Soares em ensaio
(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô –  Qual a inspiração para o seu ensaio publicado no Universo Retrô?

Gardênia Soares – A inspiração foi eu mesma. Queria fazer algo simples que traduzisse um pouco da minha essência. Eu sou uma pessoa cosmopolita, gosto de transitar por diversos lugares e estilos, gosto muito de viajar, de pegar estrada, uma coisa Road Movie, onde a temática de hotel, estrada, cactus e botas estivessem presentes, como se eu estivesse dentro de um filme da minha vida.

Ensaio Pin-Up em hotel com Gardênia Soares
(Foto: Ane Rosa)

Universo Retrô – Qual a sua sugestão para quem quer seguir o estilo vintage?

Gardênia Soares – Não seguir um artista ou persona de Instagram e se inspirar totalmente em uma só pessoa. A melhor forma, em minha opinião, é beber da fonte, ou seja, assistir filmes antigos, ouvir música antigas, ver fotos da época, ver propagandas antigas, ir estudando o que se gosta, porque aos poucos aquilo vai ser natural para você.

Como se fosse um download vintage, automaticamente você vai saber selecionar cores, vestimentas, mesmo com coisas atuais, e mesmo assim parecer ou remeter ao vintage, porque aquilo já vai estar introduzido dentro de você.

Pin-Up Gardenia
(Foto: Ane Rosa)

Ficha Técnica

Modelo: Gardênia Soares
Fotografia: Ane Rosa

Deixe um comentário