Inaugurado no dia 26 de agosto, o Museu do Festival de Cinema de Gramado – MFCG é um espaço único, digno da importância do maior e mais tradicional festival de cinema brasileiro, projetado para registrar a história e trajetória de mais de quatro décadas da sétima arte no nosso país, buscando aliar o interesse pelo cinema com mais uma ótima opção de turismo cultural na serra gaúcha.
Localizado ao lado do Palácio dos Festivais, o empreendimento, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Gramado e a Gramado Parks possui uma privilegiada área de 584 metros quadrados, capacidade para recepcionar 2,8 mil pessoas diariamente e padrão internacional. “Quem conhece museus mundo a fora, sabe da importância mundial deste museu”, afirmou o jornalista Marcos Santuário, curador do Festival de Cinema de Gramado.
O Museu buscará a interatividade com seu público, oferecendo moderna tecnologia visando aliar o interesse pelo cinema com mais uma ótima opção de turismo cultural na serra gaúcha. Até agora foram mais de 40 entrevistas realizadas com expoentes do cinema brasileiro, diretamente envolvidos com o Festival de Gramado.
O espaço visa celebrar o amor pela sétima arte – sob os auspícios do Kikito, o prêmio máximo do evento – através de seus melhores filmes, diretores, atrizes e atores. Algumas das histórias e bastidores do Tapete Vermelho que marcaram e fizeram a fama do evento em âmbito nacional e internacional, também serão lembradas.
O MFCG terá espaços dedicados as atrizes Zezé Motta, Maitê Proença e o ator Lima Duarte. Ele serão homenageados com estátuas de cera que estão em produção para serem apresentadas em uma nova fase, no início do ano que vem.