(Foto: Brendo Pimentel)
Não é preciso fazer muita pesquisa para saber que quando o assunto é estilo alternativo, as regiões sul e sudeste são mais abertas para isso, enquanto, nos demais locais do Brasil, os assuntos acontecem de forma mais isolada, deixando as regiões como norte, nordeste e centro-oeste mais carentes em relação a determinados assuntos.
Sobre o estilo pin-up, sabemos que principalmente São Paulo e Curitiba, sudeste e sul do país, foram regiões precursoras em relação a isso e são locais com maior oferta e demanda de lojas e eventos. Mas, nos últimos anos, com o advento da internet, a força de grupos em redes sociais e principalmente o Instagram, que estreitou o contato entre pessoas de diversas regiões, inclusive, internacionais, grupos e clubes de pin-ups começaram a se manifestar em regiões distintas do país.
CONHEÇA OS GRUPOS DE PIN-UPS
Liga Pin-Up Go: O grupo Liga Pin-Up Go é de Goiânia e atualmente é composto por 10 integrantes fixas e algumas esporádicas, que participam dos encontros quando podem. O grupo costuma participar de eventos da região.
Segundo Rosangela, uma das integrantes do grupo, infelizmente a cena retrô na região ainda se limita a festivais de carros antigos, mas é a oportunidade que têm para propagar o estilo de vida retrô fora da internet. Atualmente, o grupo também está promovendo um workshop e penteados retrô e automaquiagem na região.
Pin-Up Gyn: Outro grupo também de Goiás é o Pin-Up Gyn, que também afirma que a cena é pouco evidente na cidade, mas que tem se expandido não só pelos eventos de antigomobilismo, mas também pelas feiras de antiguidade. Composto por 7 garotas, o grupo que visa garotas que realmente têm o retrô como estilo de vida têm o intuito de se aproximar de pessoas que compartilham a mesma paixão e trocar experiências.
Pinups Belém: Subindo mais um pouco, encontramos o grupo Pin-Ups Belém, de Belém do Pará. Segundo Renata Aylla, o grupo que surgiu em 2017 com 3 meninas, que apenas atualizavam uma página no Facebook, hoje é composto por 5 garotas fixas que se reúnem principalmente em encontros de carros antigos, já que a cena em Belém é pequena e não há tantas opções retrô para encontros.
“Nós decidimos criar o grupo justamente pela nossa paixão paixão pelo retrô e pin-up. Antes nos sentíamos muito sozinhas, e agora com o grupo, conseguirmos compartilhar o nosso amor em comum que temos por esse universo, além de claro, movimentar e fomentar a cena aqui em Belém”, afirma Renata.
Pinups Ceará: E no Ceará também não é diferente. Os encontros de carros antigos são a porta de entrada para o encontro entre as pin-ups e para a realização de concursos. Como o que aconteceu no Caucaia Custom Classics, responsável por eleger a Miss Pin-Up da cidade.
Ladies West MS: Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, há o Ladies West, um clube de mulheres apaixonadas pelo estilo vintage e retrô, que se dedicam à moda, fotografias e também participam de concursos de pin-up.
Vintage Ladies: Em São Paulo, há o trio Vintage Ladies composto por Cibele Estrela, Lilian Abe e Laís Godói, que resolveram reunir seu amor pela cultura vintage para realizar produções fotográficas, organização de eventos e à loja Vintage Ladies Store.
For Ladies: Na região Sul, em Blumenau (SC), o grupo For Ladies é composto por 4 belas garotas pin-ups, inclusive, Anny Cupcake integrante do grupo, foi nosso Pin-Up do Mês aqui do site, mês passado. As meninas sempre participam de eventos na região, não só em concursos, mas também fazendo performances nesses encontros.
Pin Up Red Feet: E no Paraná, em Londrina, região bastante envolvida com a cultura retrô, o grupo das “Pin-Up dos Pés Vermelhos” formado em 2015, está em sua terceira formação, sendo Jamilly Belladona a única da formação inicial. As meninas do grupo estão sempre prontas para por os pés para dançar, posar ao lado de carros antigos e se divertirem nos encontros.
O QUE ESSES GRUPOS TÊM EM COMUM
Como é possível perceber, os encontros de carros antigos e feiras de antiguidades sempre são porta de entrada para pessoas que gostam do estilo retrô. Por mais que as cidades tenham um número pequeno de adeptos ao estilo, esses encontros são sempre uma oportunidade para aproximar as pessoas que possuem gostos em comum e expandir a cultura.
Daise , meus parabéns pelo belíssimo trabalho informando sobre o universo retrô, e sobre os mais variados estilo de pin ups. A liga pin up goiás agradece o carinho e a atenção, e nos sentimos muito honradas em fazer parte do seu artigo. muito obrigada! bjus!
Eu que agradeço a participação de vocês e as parabenizo por fortalecer o estilo da região de vocês. Beijos.
Muito legal essa matéria Daise Parabéns!!
Estou tentando seguir o estilo,gosto bastante das roupas,estou indo aos encontros de carros antigos
aqui do Paraná vestida a caráter sempre que posso. Estive em um evento em Santa Catarina e conheci as meninas d de lá,que por sinal são lindas.
Breve vou conhecer as pin ups do pés vermelhos.
Bjo
Oi Edinéia, muito obrigada! Fique de olho aqui no site que sempre damos dicas sobre esse universo <3