A Harley-Davidson, que recentemente lançou uma linha personalizada de “meio-tanques”, anda nostálgica ultimamente e relembra toda a evolução da suspensão em suas motocicletas. Não é à toa que baixou a nostalgia na montadora, já que ela é clássica e tem um importante destaque no universo das duas rodas.
1 – Década de 1880, anos antes da existência da Harley-Dadvidson
A bicicleta tomou a forma que conhecemos em 1885, o que serviu de base para a fundação da Harley-Davidson anos depois. Apesar de não ser realmente baseada nas bicicletas de 1880, o primeiro modelo da montadora possuía algumas semelhanças, entre elas, a falta da suspensão, dando a ele o design hardtail.
Mesmo com as estradas mais duras e mais perigosas do início do século XX, o conforto e a segurança proporcionada pela motocicleta se resumia a apenas um banco de bicicleta montado sobre uma mola de apenas meia polegada de comprimento e não havia molas na dianteira ou traseira do veículo.
2 – O surgimento da springer em 1907
Em 1907, a Harley-Davidson acrescentou seu primeiro garfo dianteiro com duas molas espirais que servia de “amortecimento”. Hoje em dia, esse tipo de suspensão, chamada às vezes de “ligação principal”, é considerada rudimentar, mas foi um grande passo para os primeiros motociclistas.
Com o passar das décadas, a ligação principal foi ganhando mudanças e, além de garantir ainda mais segurança, se tornou um tipo de design dianteiro clássico de motocicletas, a springer.
3 – Os amortecedores hidráulicos de 1949
Foi só depois da Segunda Guerra Mundial que houve grandes melhorias nas suspensões fabricadas pela Harley-Davidson. Em 1949, os amortecedores hidráulicos, que já faziam parte dos automóveis da época, ganharam espaço no modelo Big Twin da montadora.
Suas molas eram inseridas dentro dos dois tubos do garfo dianteiro com óleo para manter o contato da roda com o solo. Assim como a suspensão criada em 1907, as molas hidráulicas da motocicleta também gerou um novo tipo de design dianteiro, a Hydra-Glide.
4 – Suspensão hidráulica na traseira e o progresso da Harley-Davidson em 1958
Em 1958, o Big Twin ganhou suspensão hidráulica em sua parte traseira com o design Duo Glide, a “emoção mais suave sobre rodas”, segundo seu anúncio publicitário. A segurança garantida por este design se tornou mais eficaz com a melhor qualidade e tranquilidade das estradas da época.
Consequentemente, os motores da Harley-Davidson se tornaram mais potentes e os motociclistas puderam ir mais longe, mais rápido do que nunca e com mais conforto. O Duo Glide ainda permanece em muitos modelos atuais da montadora.
5 – A chegada da Softail em 1976
Em 1976, o engenheiro Bill Davis projetou seu “Subamortecedor” e o apresentou a Willie G. Davidson, então estilista da Harley-Davidson. O projeto de Davis mostrava os amortecedores duplos embaixo do assento, havia também uma versão alternativa em que eles eram instalados debaixo da transmissão, tirando-os totalmente de vista e mantendo o visual do design hardtail, chamada Softail.
Depois de alguns anos, a Harley-Davidson se interessou e comprou os direitos do projeto, assim nascendo a motocicleta FXST Softail 1984, que, devido ao sucesso, gerou uma nova linha de motocicletas com esse tipo de suspensão. Em 1985, as Softails foram para os amortecedores traseiros dos modelos H-D Touring, permitindo com que o motociclista ajustasse a pré-carga de acordo com sua preferência.
6 – Softail renovada nos dias atuais
Em 2018, a Softail foi renovada, porém sem comprometer com o design clássico das motocicletas da Harley-Davidson. Entre suas principais mudanças estavam a adoção de uma suspensão traseira monoamortecida localizada embaixo do assento, além da capacidade de ajuste do motociclista ser a mais fácil de todas.