Quando se fala na música Hound Dog, logo todo mundo já pensa em Elvis Presley, ou então, pensam no quanto o cantor “roubou” o hit de Big Mama Thornton, mas nunca associam a música com seus compositores, a dupla Jerry Leiber e Mike Stoller. É natural isso acontecer – uma música faz sucesso, ganha várias versões de artistas diferentes, um desses fazem mais sucesso ainda, enquanto que seus compositores, apesar de receberem os créditos e terem seus nomes assinados no disco, passam despercebidos pelo público. Afinal, o trabalho deles ficam nos bastidores, na “cozinha” da indústria fonográfica.
No caso da dupla citada acima, ela não apenas compôs Hound Dog, como também várias outras músicas de sucesso que ouvimos muito até hoje e nunca paramos para pensar quem está por trás de suas letras, melodias e ritmos até agora. Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco (ou muito dependendo de quem está lendo esta matéria) sobre Jerry Leiber e Mike Stoller, assim como suas criações, confira:
Jerry Leiber, Mike Stoller e seus sucessos que vão além de Hound Dog
Início
Ambos nasceram em 1933 com apenas quase um mês de diferença e em estados americanos diferentes, Jerry em Maryland e Mike em Nova York. Em 1950, os dois se conheceram já em Los Angeles, onde Mike era um calouro universitário que dividia seus estudos com o trabalho em uma loja de discos e Jerry, um pianista que estava para se formar no ensino médio. Os dois se tornaram amigos logo quando descobriram a paixão em comum pelo blues e R&B.
Mas eles só começaram a trabalhar juntos em 1951 quando compuseram sua primeira música, Hard Times, que foi gravada por Charles Brown e virado um hit do cantor e pianista afro-americano. Ainda no mesmo ano, eles assinaram a famosa Kansas City, originalmente lançada na voz de Little Willie Littlefield e que, em 1959, virou um hit de Wilbert Harrison, e a Hound Dog para Big Mama Thornton, se tornando um hit da cantora no ano seguinte, mas um hit ainda maior na voz de Elvis Presley em 1956.
Seus negócios no ramo das gravadoras
Logo depois em 1954, com o sucesso de suas composições, Mike e Jerry começaram a se aventurar em mais um setor da indústria fonográfica, no caso no ramo das gravadoras. Primeiramente, eles fundaram o selo Spark Records, com a mentoria de Lester Still, que, alguns anos depois, foi comprado pela Atlantic Records.
Depois que a Atlantic se tornou proprietária do selo, a empresa contratou os compositores para um cargo inovador que os permitia produzir para outros selos, tornando-os os primeiros produtores musicais independentes da história. Foi assim que eles restauraram a carreira dos The Drifters e escreveu uma série de hits para os The Coasters, entre eles Yakety Yak e Searchin.
Música para os brancos e o “hit surpresa” de Elvis Presley
Pela primeira vez em suas carreiras como compositores, Mike e Jerry escreveram uma música para um grupo branco, no caso o vocal The Cheers. A composição Denim Trousers and Motorcycle Boots fez sucesso em 1955 e, em pouco tempo, ganhou uma versão francesa de Edith Piaf, L’Homme à la Moto, que se tornou famosa pela Europa e rendeu uma viagem a Jerry para o continente em 1956.
Quando ele voltou, ele foi recebido por Mike com a notícia de que Hound Dog estava estourando nas paradas na voz de “um tal de Elvis Presley”. Aproveitando o sucesso, a dupla entrou em uma parceria com Elvis e passou a compor mais canções para o músico, entre eles as trilhas de seus filmes Loving You, Jailhouse Rock e King Creole, assim como a canção de natal Santa Claus is Back in Town para o seu primeiro álbum temático.
Na era pós Hound Dog
No início dos anos 60, eles deixaram a Atlantic e fundaram o selo Daisy Records, onde passaram a produzir para o grupo Bob Moore and The Temps e para mais uma série de discos para a United Artists Records, como os sucessos de Jay and The Americans, The Exciters, The Clovers (no qual escreveram a música Love Potion #9), entre outros. Ainda no decorrer da década, eles também fundaram a Red Bird Records, que lançou hits das Shangi-Las e das Dixie Cups.
Depois que venderam a Red Bird Records, no final dos anos 60, eles continuaram trabalhando como produtores independentes. O trabalho mais conhecido deles nesta fase é a música Is That All There Is, gravado em 1969 por Peggy Lee, que já teve um hit escrito por eles anteriormente, I’m a Woman, de 1962. Já seus últimos sucessos se deram nos anos 70 ainda com Peggy Lee e outros nomes como Stealers Wheel, Procol Harum, Elkie Brooks, entre outros.
Últimas décadas e morte de Jerry Leiber
Na década de 2000, a dupla já não estava mais compondo para músicos pop, mas publicou a autobiografia Hound Dog: The Leiber and Stoller Autobiography em 2009 com a parceria de David Ritz. Mike Stoller chegou a compor algo neste século recente, no caso a trilha sonora do musical The People in the Picture, em parceria com Artie Butler, e a música Charlotte, gravada por Steve Tyrell e lançada em 2012 na Convenção Nacional Democrata realizada na cidade de Charlotte, no estado americano da Carolina do Norte.
Sobre Jerry Leiber, este morreu no dia 22 de agosto de 2011 aos 78 anos, vítima de uma falha cardiopulmonar, no Cedars Sinai Medical Center, em Los Angeles. Ele deixou três filhos, Jed, Oliver e Jake.