Tudo começou quando Lucy Culliton, filha do ex-diretor e ex-produtor de TV Tony Culliton, foi até a casa de seus recém-falecidos pais, na Austrália, para pegar algumas de suas coisas. Enquanto vasculhava a “bagunça” da família no porão, a moça encontrou um rolo de filme com imagens raras dos Easybeats se apresentando na televisão.
Entretanto, mal sabia ela que esse achado era uma tremenda relíquia. A performance da banda mod australiana registrada em 1966 aconteceu no programa britânico Top of the Pops, produzido, assim como originalmente exibido, pela BBC. A política da emissora de eliminar seus programas mais antigos fez com que a grande maioria das primeiras edições do programa (ou seja, as dos anos 60) fossem perdidas. Até mesmo a única aparição dos Beatles no programa, gravada dois meses antes dos fab-four desistirem de suas apresentações ao vivo, foi parar no limbo.
Nesta ex-rara edição com os Easybeats, a música apresentada pelo grupo foi Friday on my Mind. O hit atingiu as paradas dos mais variados países na época e ganhou o título de “Melhor música australiana de todos os tempos” em 2001, além de virar um registro da National Film and Sound Archive’s Sounds of Australia em 2007.
“Ambos os meus pais [Tony e Stephanie Culliton] morreram com onze dias de diferença no ano passado e eu e minha irmã [Anna Culliton] ainda não havíamos mexido nas coisas deles. Eu estava procurando pelas minhas coisas antigas quando eu o encontrei. E eu achava que não era nada de importante, […] mas eu liguei para Carolyn, que trabalhava com ele, e ela disse para doá-lo para o Film and Sound Archive. Nós não descartamos mais nada depois disso, vai saber se não há mais algum tesouro por lá?”, relatou Lucy.
Assim como a música dos Easybeats, essas imagens inéditas em que eles aparecem tocando no clássico programa da BBC também viraram acervo do National Film and Sound Archive. Além disso, a entidade disponibilizou sua exibição para o público em seu site oficial, assim como o veículo The Guardian Australia disponibilizou no YouTube, confira:
Tony Culliton
O profissional do ramo televisivo trabalhava com programas musicais desde o começo de sua carreira. Seu primeiro trabalho na área foi como auxiliar de palco no programa Bandstand, da emissora australiana Nine Network. Já em 1966, dirigiu uma edição do It’s All Happening, transmitido na emissora Channel 7, também australiana, em que os Easybeats se apresentaram.
Até o momento de sua morte, Tony era diretor da rede ATV7 Sidney e, de acordo com a filha, coletava toda produção audiovisual que ele acreditava ter muito valor e doava para o National Film and Sound Archive. “Papai deve ter esquecido completamente desta relíquia”, afirma Lucy sobre a performance dos Easybeats no Top of the Pops. “É lamentável ele não estar vivo, ele ficaria muito ansioso em mostrar para todo mundo”, desabafa.