Jennifer Cristina ou Jenny Seo, como é conhecida nas redes sociais, é graduada em Estética e Cosmética na UP, e atualmente, está cursando Biomedina. Entretanto, é através da estética retrô que a conhecemos. Seu perfil é dedicado ao estilo, presente no seu dia a dia através da moda, música e decoração.
Quer saber como tudo isso está inserido na vida dela? Só conferir a entrevista a seguir:
Universo Retrô – Como começou seu gosto pela cultura vintage?
Jenny Seo – Meu gosto pelo vintage vem desde muito cedo, mas o que me levou a viver isso foi a música. Desde pequena, uma das minhas avós falava: “Que menina pra gostar de coisa velha!”. Sempre quando eu ia na casa dela, pegava suas roupas e ficava no quarto dela vendo costurar. Um tempo depois, acho que nos meus 15 anos ganhei uma das máquinas da minha avó e comecei a costurar roupas para mim e para as bonecas. Minhas roupas sempre foram diferentes e customizadas!
Sempre morei com o meu pai e meus avós paternos. Dividia o quarto com minha irmã, que era apenas um ano mais velha que eu. Mas sempre fomos o oposto uma da outra. Ela gostava do que estava na moda e na adolescência foi para o lado sertanejo e eu do rock, um pouco para ser “a do contra”.
Me lembro de passar as tarde no quarto do meu pai ouvindo seus CDs e fitas K7, algumas eu regravava por cima, creio que ele nunca descobriu!
Meu pai e meu avô não gostavam que eu usasse maquiagem para ir à escola, então eu sempre passava na casa de uma amiga antes de ir para o colégio, para passar lápis no olho e colocava uma camiseta escrito ‘punk’ que eu não tirava do corpo.
No colégio, tinha uma menina que andava com uns looks diferentes e cabelo colorido. Viramos amigas, é claro! Começamos a ir à shows e eventos juntas, foi quando tive meu primeiro contato com o mundo vintage.
Mas foi só depois, já com meus 17 anos, que comecei a realmente me vestir como pin-up e conheci o Bruno (que hoje é o meu marido). Ele me levou para o meu 1° Psycho Carnaval e lá foi uma experiência única, várias meninas montadas no estilo com seus cabelos deslumbrantes.
Adorava comprar roupas em brechós e ir nas casas de parentes mais velhos para ficar olhando a decoração. Hoje, meu guarda-roupas, minha casa e a barbearia do meu esposo, conta com várias roupas e peças vintage de conhecidos que viveram naquela época.
Universo Retrô – O que mais te agrada na estética retrô?
Jenny Seo – A decoração vintage é uma coisa que me agrada muito, sempre gostei de decorações mais clássicas com “pés palito”. Sem falar das histórias que cada peça vintage carrega consigo. Em questão de moda, gosto de uma cintura bem marcada e as silhuetas desenhadas, pois fazem nos sentir mais confiantes e a estética retrô traz muito isso nas suas peças, deixando a gente mais bonita.
Uma parte da cultura retrô que sempre esteve presente na minha vida, são os carros antigos e é uma das coisas que mais me chama atenção no meio retrô. Meu pai e meu avô sempre foram “de oficinas”. Meu pai corria em arrancadas e mexia com carros de corrida. Quando comecei a namorar o Bruno (hoje meu marido) isso só aumentou e agregou mais, pois ele e a família também gostam de carros antigos.
Seus tios e o avô, que já faleceu, também são mecânicos. O Ailton, seu avô, fez um carro manualmente, o carrinho vermelho, e foi com ele que tirou sua carteira de motorista, inclusive, tem uma reportagem feita pelo Autoesporte contando um pouco da história. A família tem algumas relíquias guardadas e os passeios em família para eventos era garantido. Até hoje, seguimos envolvidos na cultura de carros antigos e motos.
Universo Retrô – Como o estilo retrô está inserido no seu estilo de vida?
Jenny Seo – Com certeza a música é o ponto principal. Está sempre presente no meu dia a dia. Para ter uma ideia, coloco música até pra tomar banho. Incorporo o estilo retrô no meu vestuário comprando em brechós, e muitas vezes costurando minhas próprias roupas.
Meu marido e eu sempre gostamos de objetos vintage e ao longo dos anos ganhamos uma coisa ali e outra aqui, assim conseguimos um bom arsenal de objetos antigos.
Universo Retrô – Quais são suas principais referências?
Jenny Seo – A musa Marilyn Monroe com certeza, AMO ELA, sempre dizem que sou um pouco parecida com a Marilyn. Por muito tempo usei a franjinha curta da Bettie Page, adoro a Elvira e Dita Von Teese. Gosto de incorporar um pouco de cada referência dessas nos meus looks.
Fujo um pouco do estilo pin-up cheesecake. Os estilos pin-up rockabilly e bad girls me atraem mais. Meus filmes preferidos são Grease e Cry Baby. A boa moça Sandy e a rebelde Wanda com certeza são uma inspiração para mim.
Universo Retrô – O que você mais gosta no processo de fotografia pin-up?
Jenny Seo – A parte que mais gosto é arrumar o cabelo. Gosto de fazer penteados bem característico dos anos 50, sem esquecer o topetinho. Gosto de montar um look bem legal para que outras pessoas possam se inspirar e pegar referências.
A maioria das minhas fotos são tiradas com o celular mesmo, eu mesma faço as make, cabelo, e às vezes, até as roupas. Gosto de tirar fotos de pin-up, porque quero sempre mostrar um pouco mais de mim, do meu dia a dia e da minha excentricidade.
Sou esteticista e logo serei biomédica. Trabalho numa clínica de dermatologia, auxiliando vários procedimentos estéticos e atendendo meus próprios pacientes. Trabalho com aqueles pijamas cirúrgicos, tipo do Grey’s Anatomy, só que mais chic (risos). Então sempre que estou em casa quero me arrumar e fazer um lindo penteado.
Não penso muito nos visuais… saem naturalmente. Quando quero fazer uma foto mais elaborada, corro para o Instagram das colegas para pegar um tutorial legal. Quero muito fazer mais ensaios profissionais, bem temáticos com toda uma historinha por trás.
Eu particularmente não gosto de me soltar em público ou em vídeos, aí acabo me soltando nas fotos, assim sinto que posso mostrar quem eu realmente sou.
Universo Retrô – Qual sua inspiração para o ensaio para o Universo Retrô?
Jenny Seo – Na verdade, o tema que pensei para o ensaio era inspirado na Marilyn em uma fazenda, mas não foi possível realizar por conta da chuva. Moro em Curitiba e aqui temos quatro estações em um dia e há vários dias estava chovendo. No dia das fotos choveu até um pouco antes de tirá-las, estávamos fotografando dentro da minha casa, mas por causa do tempo nublado estavam ficando muito escuras, até que o tempo deu uma trégua e subimos para o terraço para fazer essas.
Na pandemia, por um bom tempo, não estava satisfeita com meu próprio corpo, acabei ganhando uns quilos a mais e agora que já consegui eliminar boa parte, pensei em um figurino que me representasse e que me fizesse sentir bonita.
Universo Retrô – O estilo pin-up começou muito forte na região de Curitiba. Como você enxerga esse movimento na região?
Jenny Seo – Por volta de 2012/2013 a cena era bem forte, via várias meninas no estilo em shows, eventos de carros antigos e concursos de pin-ups. Curitiba tem várias bandas rockabilly, psychobilly e festivais, como o Psycho Carnival. O Carnival já trouxe pessoas do mundo todo para cá, e ver toda essa gente, com seus estilos diferentes dentro da estética vintage é incrível! Com isso, cresceu muito o número de meninas adeptas ao estilo, muitas delas se tornando empreendedoras, abrindo suas próprias lojas e salões de beleza.
Há alguns anos atrás, sem a Internet, não havia muito acesso para ir atrás e pesquisar mais sobre o estilo. Eu sempre vi as meninas: Franny Brunette, Julie Van Wilpe e Miss Gennie, lindas e sempre muito ativas e a frente do movimento pin-up. Muitas vezes foram nelas que fui buscar referências.
Universo Retrô – Por fim, você é adepta ao estilo pin-up há muitos anos. Como tem percebido as mudanças ao longo dos anos?
Jenny Seo – Antigamente, sentia que tinha certa barreira para entrar nesse meio e se vestir no estilo pin-up. Hoje, os tempos são outros, as pessoas são mais receptivas e a internet facilitou muito as coisas, dando mais acesso para buscar referências para compor um estilo que seja mais parecido com você. Mas, confesso a vocês, que depois de mais de 10 anos ainda não consegui escolher um codinome de pin-up para mim (risos).
Podemos ver hoje vários estilos de pin-up mandando muito bem em seus looks. E o mais legal é ver uma ajudando a outra! Lembro que antigamente era mais difícil achar uma peça de roupa do estilo, já hoje encontramos peças legais em lojas comuns.
Temos um melhor acesso às lojas mais voltadas para essa cultura, temos várias meninas no meio que fazem roupas sob medida e do jeito que você desejar. Lembro que alguns anos atrás tinha uma loja chamada Rosie Acessórios, da minha amiga Cecília. Ela vendia vários vestidos, bolsas e outros acessórios da Sourpuss Clothing, que são uns mais lindos que o outro. Fazia muito sucesso nos festivais daqui.
Ficha Técnica
Foto: Sérgio Souza
Maquiagem e cabelo: Jenny Seo