Home > Destaque > Lee “Scratch” Perry e sua influência na popularização do reggae ao redor do mundo

Lee “Scratch” Perry e sua influência na popularização do reggae ao redor do mundo

13 de janeiro de 2016, por Eduardo Molinar
Música
Lee “Scratch” Perry

Uma das grandes confusões feitas no mundo da música é ouvir ska e achar que está ouvindo reggae, ou vice-versa. Além das diferenças instrumentais e culturais, o reggae surgiu depois do ska, no final dos anos 60. Uma das primeiras figuras a dar forma a esse ritmo jamaicano foi o produtor Lee “Scratch” Perry, que por meio de trabalhos com grandes artistas e lançamentos independentes, levou o reggae da Jamaica para Londres e depois para o mundo.

Trabalhando com a venda de discos para estúdios no seu país natal desde os anos 50, Lee Perry começou a desenvolver sua habilidade em mixagens nos sistemas de sons. Em 1968, criou seu próprio selo, a Upsetter Records, e logo lançou seu maior single até então: “People Funny Boy” com o apoio da banda The Upsetters, sua banda de estúdio. Na canção são usados efeitos inovadores de um bebê chorando e uma batida compassada e rápida, que em pouco tempo seria identificada como reggae.

“People Funny Boy” vendeu 60.000 cópias apenas na Jamaica. Logo seu trabalho com os Upsetters chegou ao Reino Unido e foi atraindo a atenção de artistas ascendentes de reggae, ska e rocksteady como Bob Marley and the Wailers. Em 1970 ele produziu o single “Mr. Brown” dos Wailers e em 1973 abriu o estúdio Black Ark nos fundos da sua casa. Nessa altura sua fama já era grande e há uma lista distinta de notáveis artistas que ele trabalhou como Junior Byles, Junior Murvin, The Heptones, The Congos e Max Romeo.

Os lançamentos do seu selo se tornaram populares entre rude boys jamaicanos e ingleses. Na Inglaterra, a emergente subcultura skinhead e alguns punks passaram a acompanhar o trabalho de Perry com interesse. O som do Blac Ark Studio era criado a partir de um sistema básico de som, no entanto, esse mesmo som se tornou único e foi um dos grandes popularizadores do reggae.

Lee Perry e a banda The Upsetters

Lee Perry (esquerda) com sua banda de apoio The Upsetters, em frente ao Black Ark Studio. (Foto: Reprodução)

Em 1977, a banda The Clash convidou Lee Perry para produzir o single “Complete Control”, o qual o jamaicano prontamente aceitou. Na parede do Blak Ark Studio, Perry havia fixado uma foto do Clash em meio a várias fotos de outros grupos jamaicanos. Nota: era o único branco que tinha uma foto no estúdio, pois Lee havia ouvido alguns trabalhos do Clash como “Police and Thieves” e “White Man in Hammersmith Palais”, que mixava pela primeira vez na história reggae e punk rock.

A carreira de Lee “Scratch” Perry continua ativa, produzindo novos e consagrados artistas pelo mundo todo. Seu trabalho foi essencial para a formação musical e cultural do reggae, principalmente na Inglaterra, utilizando sistemas de som básicos. A prova da sua influência foi que em 2003 ganhou o Grammy de melhor álbum de reggae com Jamaican ET. Em 2004, a Rolling Stone o colocou como o centésimo maior artista de todos os tempos, no ranking dos 100 maiores artistas de todos os tempos.

Matérias Relacionadas
Eventos Mod
Eventos Mod: 4 festas da subcultura para você conhecer e curtir pelo Brasil
Nada Terminou
Nada Terminou: Rodrigo San mostra lado vintage em novo single
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana se apresenta no Sesc Parque Dom Pedro em SP
Lee “Scratch” Perry vem ao Brasil para show no Cine Joia em São Paulo

Deixe um comentário