Segue mais um ícone da Jovem Guarda para prestar nossas condolências. Leno Azevedo morreu aos 73 anos após lutar contra um câncer no Rio Grande do Norte. O músico fez sucesso no movimento ao lado de Lilian Knapp com hits como Pobre Menina e Devolva-me. Além disso, ele era autor de hits famosos por outros nomes da época, como a Renato e seus Bluecaps, por exemplo.
Assim como sempre fazemos quando um ídolo nosso parte, vamos relembrar (e apresentar para quem não conhece) sua trajetória de vida e carreira.
A trajetória de Leno Azevedo
Gileno Osório Wanderley de Azevedo nasceu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em 1949. Ainda muito jovem e já se apresentando como Leno, iniciou sua carreira musical em 1965, quando foi descoberto por produtores da antiga gravadora CBS.
Um ano depois, em 1966, o cantor formou dupla com a também muito jovem cantora Lilian. Apesar de ter dado sucesso e fama aos dois, a ponto do público associá-los de primeira com a dupla que fizeram até hoje, eles trabalharam juntos por pouco tempo, mais especificamente até o ano de 1968, por conta de vários desentendimentos. Leno e Lilian chegaram a esquecer as desavenças e se reunir no começo dos anos 70, mas o retorno não teve tanta repercussão como antes.
A partir do final dos anos 60, Leno passou a seguir carreira solo. Sua primeira gravação nessa fase foi o álbum Leno (1968), mas a mais curiosa foi o disco A Vida e Obra de Johnny McCartney (1971/1995). Das 13 faixas gravadas na época, apenas 4 foram lançadas por conta da censura do governo militar, tornando a obra um compacto duplo. Mais tarde, em 1995, quando completávamos dez anos do retorno da democracia brasileira, a Sony, sucessora da CBS, encontrou fitas com as demais faixas em seus arquivos e relançou o disco em forma de álbum.
Desde a época em que iniciou carreira solo para cá ele não se aposentou de sua carreira musical. Ao longo das décadas, o cantor foi lançando mais discos, tanto de estúdio como coletâneas, compondo para vários artistas de seu mesmo naipe e se reunindo com Lilian, na qual mantinha uma grande amizade até os seus últimos momentos, em ocasiões especiais. Seus últimos lançamentos foram o álbum independente Canções com Raulzito, que reúne suas composições feitas em parceria com Raul Seixas, de 2010, e Leno ao Vivo, seu primeiro registro em DVD lançado em 2011 de um show feito no ano anterior.