Home > Destaque > Lentes de contato: quem inventou essa revolução oftálmica?

Lentes de contato: quem inventou essa revolução oftálmica?

30 de novembro de 2020, por Jane Galaxie
Lifestyle
Lentes de Contato

As , tão usadas hoje em dia, foram uma revolução em substituição ao óculos para correção visual. Para muitos, os óculos eram desconfortáveis e de difícil adaptação, principalmente para pessoas mais jovens ou profissionais dos esportes que estão sempre em movimento e tem perigo de quebrar o “acessório”.

As lentes de contato são lentes oftálmicas corretivas, cosméticas, corretivo-cosméticas ou terapêuticas utilizada sobre a córnea do olho. Mesmo com uma proposta corretiva similar a dos óculos convencionais, elas são mais leves e invisíveis (com exceção das corretiva-cosmética que são coloridas para alteraram a aparência do olho).

Mas, como será que surgiu essa invenção que revolucionou o dia a dia e a qualidade de vida de muitas pessoas?

Quem inventou as lentes de contato?

Há relatos de que Leonardo da Vinci foi um dos primeiros a falar sobre lentes de contato com a conclusão do Códice do Olho, de 1508. Em sua proposta, era preciso construir uma lente que, posta na superfície do globo ocular, poderia corrigir os problemas de visão.

O filósofo, físico e matemático René Descartes também apresentou um tipo de lente, em 1636. Na proposta dele, era preciso encher um tubo de vidro com água e colocá-lo sobre a córnea.

Estudo de Leonardo da Vinci
(Estudo de Leonardo da Vinci)

Mas, só no século XIX, que as lentes de contato foram realmente desenvolvidas pelo fabricante de peças óticas F. E. Muller e o médico suíço Adolf Eugen Fick. Claro, com a falta de tecnologia da época, os primeiros protótipos não tiveram tanto sucesso. Como eram feitas de vidro, o material era muito rígido e acabavam ferindo os pacientes. 

Só em 1929, o oftalmologista William Feinbloom desenvolveu uma nova lente por meio de um material criado através da mistura do vidro e do plástico, mais leve que o formato anterior. Mas, ainda assim, não era do formato ideal que conhecemos hoje. Foram necessários muitos estudos para aprimorar o material de forma que não incomodasse os pacientes. 

Na década de 40, o oculista Kevin Tuohy inventou a versão que mais se parece com as opções de hoje em dia. As lentes de Tuohy eram feitas completamente de plástico e cobriam apenas as córneas.

Vídeo mostra como usar lentes de contato em 1948

British Pathé, canal de coleção história da Reuters, maior agência de notícias britânica, apresenta o vídeo Contato Lenses (1948), também descrito como “The Eyes Have It.  NEW LOOK IN GLASSES“, algo como “Os olhos que você precisa ter. O novo visual dos óculos”, em tradução livre.

No vídeo, mostra os olhos de uma mulher usando lentes de contato enormes – ela parece bastante desconfortável. No decorrer do vídeo, há o processo completo de fabricação das lentes de contato. 

O único fabricante de lentes de contato da Austrália, Penrhyn Thomas, insere um copo de moldagem contendo material para moldar o globo ocular sobre o olho da mulher (que foi anestesiado). A substância endurece e o copo e o gesso são removidos. 

O vídeo segue então com mais imagem de Penrhyn moldando as lentes do molde e as lentes de plástico sendo esmerilhadas, verificadas e polidas. 

A modernização das lentes de contato.

Foi na década de 70 que o formato gelatinoso foi inventado pela empresa Bausch & Lomb que criou lentes de contato mais confortáveis e maleáveis. O processo de manutenção e higienização das lentes de contato sempre foi algo que incomodou os usuários, então vários cientistas começaram a desenvolver um modelo que fosse descartável. 

Deixe um comentário