Home > Destaque > Maestro João Carlos Martins homenageia os clássicos do cinema em live

Maestro João Carlos Martins homenageia os clássicos do cinema em live

23 de outubro de 2020, por Leila Benedetti
Música
A Noviça Rebelde

Depois de alcançar um milhão de espectadores em suas lives, o maestro João Carlos Martins, junto com a Bachiana Filarmônica SESI-SP, prepara um concerto/live especial. A atração terá um repertório completamente montado com trilhas dos clássicos do cinema.

Para abrir o show com maestria, a primeira música a ser tocada será o tema principal de A Noviça Rebelde, The Sound of Music. Em seguida, a orquestra dará a vez para outros clássicos indispensáveis, como Tempos Modernos, Rocky, E o Vento Levou, O Fantasma da Ópera, entre outros. 

Maestro João Carlos Martins
(Live em homenagem ao Dia dos Professores realizada pelo maestro junto com a Bachiana Filarmônica SESI-SP. | Foto: Reprodução/YouTube)

Além dos clássicos, o concerto também fará uma homenagem a Freddie Mercury, que teria completado 74 anos de idade no último dia 5 de setembro. Este tributo terá como participação especial o jovem pianista Davi Campolongo, aluno do maestro. 

E para fechar o evento, João Carlos volta a pilotar o piano, instrumento que o consagrou mundialmente, após 20 anos sem ter condições. Com a ajuda de suas luvas extensoras ele tocará o tema do filme Em Algum Lugar do Passado, de 1980. 

A live será transmitida nos canais do YouTube e do Facebook do maestro no próximo dia 27 de outubro às 20h.

O pianista e maestro João Carlos Martins 

O maestro João Carlos começou seus estudos de piano ainda criança sob influência de seu pai, que comprou um piano e pagou suas aulas. Aos 11 anos, ele começou a estudar no Liceu Pasteur e a treinar o instrumento por seis horas diárias. 

Tendo como principal trabalho as gravações das obras de Bach, o então pianista se dedicou a vida inteira em concertos, concursos e premiações, mas se viu também impedido de tocar diversas vezes por conta de acidentes e problemas físicos, que comprometeram os movimentos de seus dedos.

Luvas Biônicas
(João Carlos Martins e suas luvas biônicas que o permitiu a voltar a tocar piano. | Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

Sem desistir da carreira musical, João Carlos decide trabalhar como maestro. Porém, com a dificuldade inclusive de manusear uma batuta ou de virar as páginas da partitura, ele passou a memorizar nota por nota e a reger apenas com um dos braços. 

Agora em 2020, João Carlos Martins voltou a tocar piano graças à uma luva biônica inventada e criada pelo brasileiro Ubiratã Bizarro Costa. Com lâminas de aço e feixes de mola, a também chamada luvas de extensão se encaixa nos dedos do maestro e produz os movimentos necessários para tocar o instrumento.  

Matérias Relacionadas
A Noviça Rebelde
Enchentes do RS: Noviça Rebelde tem sessão solidária em prol das vítimas da tragédia climática
My Teacher: Falcão
My Teacher: Falcão e grandes nomes do rock clássico voltam à escola em clipe de Leandro Franco
Bachiana Filarmônica SESI-SP
Bachiana Filarmônica faz crossover de Beethoven com clássicos do rock
Uma Noite na Broadway
Uma Noite na Broadway faz duas únicas apresentações em São Paulo

Deixe um comentário