Depois de alcançar um milhão de espectadores em suas lives, o maestro João Carlos Martins, junto com a Bachiana Filarmônica SESI-SP, prepara um concerto/live especial. A atração terá um repertório completamente montado com trilhas dos clássicos do cinema.
Para abrir o show com maestria, a primeira música a ser tocada será o tema principal de A Noviça Rebelde, The Sound of Music. Em seguida, a orquestra dará a vez para outros clássicos indispensáveis, como Tempos Modernos, Rocky, E o Vento Levou, O Fantasma da Ópera, entre outros.
Além dos clássicos, o concerto também fará uma homenagem a Freddie Mercury, que teria completado 74 anos de idade no último dia 5 de setembro. Este tributo terá como participação especial o jovem pianista Davi Campolongo, aluno do maestro.
E para fechar o evento, João Carlos volta a pilotar o piano, instrumento que o consagrou mundialmente, após 20 anos sem ter condições. Com a ajuda de suas luvas extensoras ele tocará o tema do filme Em Algum Lugar do Passado, de 1980.
A live será transmitida nos canais do YouTube e do Facebook do maestro no próximo dia 27 de outubro às 20h.
O pianista e maestro João Carlos Martins
O maestro João Carlos começou seus estudos de piano ainda criança sob influência de seu pai, que comprou um piano e pagou suas aulas. Aos 11 anos, ele começou a estudar no Liceu Pasteur e a treinar o instrumento por seis horas diárias.
Tendo como principal trabalho as gravações das obras de Bach, o então pianista se dedicou a vida inteira em concertos, concursos e premiações, mas se viu também impedido de tocar diversas vezes por conta de acidentes e problemas físicos, que comprometeram os movimentos de seus dedos.
Sem desistir da carreira musical, João Carlos decide trabalhar como maestro. Porém, com a dificuldade inclusive de manusear uma batuta ou de virar as páginas da partitura, ele passou a memorizar nota por nota e a reger apenas com um dos braços.
Agora em 2020, João Carlos Martins voltou a tocar piano graças à uma luva biônica inventada e criada pelo brasileiro Ubiratã Bizarro Costa. Com lâminas de aço e feixes de mola, a também chamada luvas de extensão se encaixa nos dedos do maestro e produz os movimentos necessários para tocar o instrumento.