Manolo Blahnik é um estilista espanhol e um dos mais importantes donos de marcas de calçados que leva seu nome. Em 1980, foi considerado o designer de sapatos mais influente do mundo pelo New York Times. Nessa década, o designer consolidou sua reputação em fazer sapatos elegantes e sofisticados, além de mostrar sua capacidade de fazer modelos que fossem clássicos, mas também ousados.
Essa dualidade em suas criações traz o peso feminino para as peças, que são ao mesmo tempo sensuais e provocantes. Por isso, seu nome tornou-se sinônimo de estilo, sensualidade, cores fantásticas e detalhes surpreendentes, feitos para mulheres despojadas, extrovertidas e antenadas.
A marca de sapato Manolo Blahnik
A trajetória de Manolo iniciou na década de 1970. O estilista desenhou para marcas consagradas como como Yves Saint Laurent, Christian Dior e John Galliano.
Mas, foi em 1973 que ele abriu sua boutique, em Londres, onde começou a atender celebridades e pessoas da realeza, e iniciou sua jornada para se tornar uma das marcas mais renomadas quando se trata de sapatos de luxo. No Brasil, é possível encontrar sapatos da marca que valem mais de R$ 17.000,00.
Manolo ainda dirige a marca como Diretor de Criação e Presidente. Atualmente, a marca possui mais de 300 pontos de venda, incluindo 20 butiques emblemáticas em todo o mundo nas cidades de Nova York, Hong Kong, Madrid e Genebra, apenas para citar algumas.
A empresa também passou por uma transformação na Ásia, em parceria com o Bluebell Group, para se expandir no Japão, na Malásia e, mais recentemente, em uma loja carro-chefe, totalmente nova, no coração de Cingapura.
Em julho de 2018, Manolo Blahnik lançou sua primeira boutique masculina. Com quatro coleções femininas por ano, bem como bolsas e uma coleção masculina, Manolo ainda desenha cada sapato sozinho.
O designer mantém um relacionamento próximo com os artesãos nas fábricas e viaja para a Itália a cada temporada para trabalhar pessoalmente nas formas e saltos, escolhendo materiais e acessórios e supervisionando o desenvolvimento de cada protótipo. Além de mais de 150 peças sazonais criadas nas coleções pré e principais, há os clássicos permanentes e favoritos duradouros, incluindo os icônicos Hangisi, BB e Chaos.
A marca é conhecida por seu talento original e criativo em sapatos com estilos clássicos atemporais que fazem com que as clientes fiéis, de estrelas de cinema a editores de moda importantes, e mulheres que simplesmente confiam em seu perfeccionismo, voltem sempre.
Quem usa Manolo Blahnik
Manolo Blahnik é o mais conhecido e badalado estilista de sapatos do mundo e muitas mulheres sonham em ter um par de sapatos que leve seu nome. Madonna já chegou a falar que “Um belo par de Manolo é melhor que sexo”.
A personagem de Sarah Jessica Parker, a shoeholic Carrie Bradshaw, no seriado Sex and The City, era fã dos “sapatos Manolo”. Na vida real, a atriz se tornou a melhor garota-propaganda da marca.
Entre outras celebridades que têm o gosto em comum pelos calçados Manolo, estão: Naomi Campbell, Linda Evangelista, Kate Mo, Diana Vreeland, Lady Di, Bianca Jagger, Jerry Hall, apenas para citar algumas.