Monyk Pâmela, também conhecida como Miss Nikkie Doll no Instagram, é a Pin-Up do Mês do Universo Retrô. Residente da cidade de Goiânia (GO), no centro-oeste do país, Nikkie Doll é uma entusiasta vintage, integrante do grupo de pin-ups Pinup Gyn e proprietária do salão de beleza Glamour Pin-Up, onde atua com coloração e penteados clássicos.
Para o editorial do Pin-Up do Mês, Miss Nikkie Doll traz um ensaio feito nas ruas de Goiânia, com cliques nos principais pontos turísticos da cidade que possuem uma arquitetura art déco, perfeita para um ensaio com inspirações vintage.
Para saber das suas influências e inspirações, veja a entrevista completo abaixo:
Universo Retrô – Como começou sua relação com a estética pin-up?
Miss Nikkie Doll – Minha relação com a estética pin-up teve início na infância. Como filha de uma mãe jovem e solteira, vivi sob os cuidados dos meus tios e avós, em uma atmosfera que considero extremamente nostálgica. Tenho boas recordações de ver meu bisavô assistindo a filmes do Elvis e outros mais antigos.
Lembro-me também dos discos de vinil tocando alto na vitrola da sala, influência da minha tia Selene e de minha mãe. Acredito que ver e ouvir Madonna, com sua própria versão de Marilyn Monroe em “Material Girl”, foi o ponto de partida. Até hoje, fico impressionada com a estética que ela usava na época, com corsets, sutiãs e cintas-liga.
Entretanto, a estética ganhou um papel ainda mais significativo em minha vida a partir de 2010, quando eu cursava Design Gráfico pelo Senac. Tivemos um período dedicado ao design editorial e de embalagens, e, meu Deus, como as pin-ups são marcantes nessas modalidades. Foi a partir desse momento que aprofundei meu conhecimento sobre essa estética e comecei a aplicá-la, mesmo que timidamente e com recursos limitados.
2 – Quais suas referências e inspirações dentro dessa estética?
Miss Nikkie Doll – Sou verdadeiramente apaixonada pelo glamour do período Old Hollywood, principalmente quando se trata da estética femme fatale e noir. Não me identifico tanto com o perfil da ingênua, apesar de admirá-lo bastante.
Minhas inspirações vintage incluem presenças marcantes como Sophia Loren e Ava Gardner, além do estilo mainstream de Marilyn Monroe. Quanto às minhas inspirações atuais, Rachel Ann Jensen (@rachelannjensen) e Antonella (@pastelantoinelle) tem uma estética incrível, admiro muito.
Universo Retrô – Nos fale sobre o projeto Pinup Gyn que você faz parte.
Miss Nikkie Doll – O projeto Pinup Gyn é pioneiro em Goiás. Trata-se de um grupo de Pin-ups de Goiânia. O grupo é fechado desde o seu início, e acredito que sempre será fechado no sentido de que todas as participantes só entram no grupo por convite ou indicação de uma das integrantes que já faz parte dele.
Temos o grupo como um hobby; só queremos vivenciar essa cultura sem contrato ou obrigações. O intuito sempre foi a troca de experiências sobre a cultura das pin-ups e o estilo rockabilly, kuston kulture e também realizar nossos próprios eventos.
Apesar de haver muitos encontros de carros antigos em nossa cidade, a maior fonte de inspiração do grupo são os eventos realizados em outros estados onde a cena rockabilly é mais forte e, é claro, viajar com nossas amigas e conhecer mais adeptos dessa cultura é fantástico.
Universo Retrô – Você também possui um salão de beleza. Há demanda de cabelo vintage ou você consegue aplicar alguma técnica em suas clientes?
Miss Nikkie Doll – Sim, há demanda. Essa demanda é crescente em eventos especiais, como formaturas e casamentos, nos quais muitas pessoas buscam uma produção clássica. Os penteados vintage são muito versáteis, pois oferecem uma variedade de estilos, desde as ondas glamourosas dos anos 1920 até os elegantes coques dos anos 1950.
Os penteados também ganham destaque em festas temáticas, nas quais os convidados se vestem de acordo com uma época específica. Aqui, é muito comum ter festas com os temas das décadas de 60 e 80. É uma forma divertida de mergulhar na nostalgia e celebrar com estilo.
Outro fator que contribui para a crescente demanda por penteados vintage é o modismo. Quando uma celebridade aparece publicamente com um penteado vintage, isso frequentemente desencadeia uma tendência na qual muitas pessoas se inspiram. No ano passado, houve uma busca maior por penteados vintage, e as clientes chegavam aqui no salão trazendo uma foto da Anitta, como referência, por exemplo.
Universo Retrô- Como você percebe a cultura retrô em Goiânia?
Miss Nikkie Doll – Ainda é uma cultura tímida, com pouquíssimos adeptos que a vivenciam de verdade, apesar do antigomobilismo ser muito forte na região. Mas falta muita informação e referências sobre o assunto em Goiânia. Temos muitos entusiastas a princípio, que logo abandonam a cultura ou a entendem de forma equivocada ou superficial, baseando-se apenas no senso comum.
Universo Retrô – Qual sua inspiração para o ensaio feito para o Universo Retrô?
Miss Nikkie Doll – Tive duas inspirações e um cenário perfeito. A primeira inspiração foi a “Revista Manequim Moldes”. Tenho pais cabeleireiros, e fui criada dentro de um salão de beleza e se tinha uma coisa que nunca faltava na recepção eram as revistas femininas. E essa revista em especial era a que mais me encantava, repleta de muito charme e elegância em cada página. Roupas belíssimas para várias ocasiões.
Mas o que realmente chamava a minha atenção era a composição das fotos; grande parte delas era em paisagens urbanas. Adorava folhear a revista e me imaginar naquelas cenas, a dualidade do vintage com o urbano já me encantava desde aquela época. Minha maior inspiração é essa revista. Atualmente, quem eu vejo produzir de forma bem semelhante essa estética é a Rachel Ann Jensen (@rachelannjensen); ela se torna a minha segunda inspiração, para esse ensaio.
Assim que recebi o convite para ser a pin-up do mês, vi a oportunidade de realizá-lo, reproduzindo aquelas fotos que sempre considerei lindíssimas. Nunca me imaginei fazendo essas fotos em um estúdio fechado e sim fazendo um tour pelas ruas de Goiânia, que tem um acervo arquitetônico belíssimo no estilo art déco. Enfim, o meu cenário perfeito.
Após definir o tema e a localização, começamos um tour pelo centro de Goiânia. Nosso circuito art déco teve início pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG); na sequência, seguimos para o Museu Pedro Ludovico Teixeira.
Continuamos nosso passeio pelo Palácio das Esmeraldas, que é a residência do governador do estado de Goiás, sendo a edificação mais central da cidade. E finalizamos no Teatro Goiânia. Todas essas construções integram o conjunto de monumentos arquitetônicos do projeto da cidade, entre muitos outros no estilo art déco aqui existentes.
Acredito que sempre tive uma memória latente em relação a isso, pois é assim que me vejo como uma pin-up de verdade, vivendo isso no meu dia a dia. Considero esse ensaio nostalgia pura e repleto de memórias afetivas.
Universo Retrô – O que não pode faltar em uma produção pin-up?
Miss Nikkie Doll – Um cabelo vintage impecável. Considero o penteado de extrema importância para a produção, pois desempenha um papel fundamental na criação do visual. É uma das principais características que remetem à estética das décadas de 1940 e 1950.
É uma forma de se conectar com a moda e a estética das décadas passadas, ajudando a criar uma atmosfera totalmente retrô, podendo expressar a personalidade da pin-up, independente da roupa que ela use.
Universo Retrô – Cite um evento retrô que já tenha ido e gostado muito.
Miss Nikkie Doll – Santa Catarina Custom Show. Já fui duas vezes e pretendo ir mais. Tudo me cativou bastante. A beleza e a segurança da cidade, a organização do evento, as atrações e a incrível rede de contatos que ele proporciona. Sem mencionar a possibilidade de conhecer pin-ups que são verdadeiras inspirações para qualquer pessoa que faz parte da cultura no cenário nacional.
Ficha Técnica
Foto: @amarifoto
Conset: @paulakalinne
Cabelo: @glamourpin_up
Make: @pollyannamakeupp